Um momento de distração, de aprendizado… ou tudo junto! Você precisa conhecer alguns podcasts sobre amor e relacionamentos que vão mudar sua perspectiva e te ajudar a se desenvolver. 

Afinal, essa é a vantagem das tecnologias, elas trazem: entretenimento, informação, até troca de conhecimentos.

E os podcasts, que são conteúdos em formato de áudio e disponibilizados na Internet,  conseguem compilar tudo isso.

Através deles, você pode aprender diversos assuntos e refletir sobre eles, inclusive, enquanto faz outras coisas.

Mas de onde surgiram os podcasts?

Durante a maior parte do século XX, a rádio marcava grande presença. Pois, era através dela que as pessoas tinham acesso as notícias, as músicas, as novelas, os jogos etc.

Até que seu declínio começou com a chegada da televisão e em seguida da Internet (o que não significa que é um meio de comunicação que desapareceu, só que diminuiu seu consumo).

Já em 1993, nos Estados Unidos, o tecnólogo Carl Malamud criou um talk show que era distribuído por arquivos de computador. Sua vantagem era poder pausar o áudio quando quisesse.

Contudo, a Internet da época ainda era muito lenta e menos difundida que nos dias atuais. Desse modo, o podcast como conhecemos, em que pode se ouvir tranquilamente em aplicativos e sites, só surgiu em 2004, com Adam Curry.

Isso ocorreu devido ao lançamento do IPod, pela Apple. E é da palavra IPod que vem o “pod” de seu nome,  junto com “cast” de “broadcasting”, que significa “transmissão”.

Garota com rabo de cavalo segurando o microfone do podcast. Ela veste suéter lilás e usa vários anéis no dedo.

Foi ainda em 2004, no mês de outubro, que o primeiro podcast surgiu no Brasil. Ele chamava “Digital Minds” e era produzido por Danilo Medeiros.

Atualmente, se encontra popular aqui e no mundo. Sendo possível escutá-los em plataformas como o Spotify, a Deezer e o SoundCloud.

Seus assuntos são variados, bem como, o formato escolhido, que normalmente se faz em um bate-papo ou um storytelling.

Para além disso, tem vantagens como: poder assistir a qualquer hora do dia, poder baixar e ouvir mesmo off-line, ouvir enquanto faz outras coisas, como dirigindo, lavando louça, etc.

E como já é de costume discutirmos sobre o mundo dos relacionamentos, que tal expandir mais ainda sua percepção sobre eles com uma lista de podcasts maravilhosos sobre este tema que amamos falar?

Duas mulheres gravando um podcast. A da esquerda usa camisa branca por dentro e terninho azul royal. Enquanto, a da direita usa uma blusa de manga longa com estampa de animal print.

Quais os melhores episódios de podcasts para escutar sobre amor e relacionamento?

1 – Para dar nome às coisas: 2ª temporada, episódios 27 e 54

Avaliação: 4 de 5.

Certamente, escutar o podcast “Para dar nome às coisas” é como estar com um amiga contando histórias.

Feito pela jornalista e escritora Natália Souza, que tem uma voz doce e uma narrativa suave, seus episódios tratam da vida, das decepções, dos sentimentos, do auto conhecimento e muito mais.

Mulher sentada no chão com o braço esquerdo apoiado nos livros. Ela está sorrindo, usa camiseta branca e calça jeans.

Como indicação, te apresento o episódio 27 da segunda temporada que se chama “Amor próprio (ou sobre se sentir bem na própria pele)”.

Pois, acredito que para começar deveria ser um sobre se amar em primeiro lugar e como isso afeta todo o resto da sua vida.

Podendo ser em relacionamentos amorosos, mas também em saber impor os limites para as coisas que te fazem bem ou não, seja no trabalho, na amizade, ou no auto cuidado.

Já no episódio 54, nos é trazido a questão da autenticidade. Quantas são as vezes em que nós não falamos o que estamos sentindo, não demonstramos, não somos como gostaríamos de ser?

Quantas são as vezes que nós deixamos de escrever a nossa própria história, deixando de viver a nossa própria vida?

Em um relacionamento não podemos nos anular, para sermos protagonistas na vida de alguém, precisamos antes sermos em nossas vidas. Batendo mais uma vez na tecla do amor próprio.

2 – Ouse Amar – Episódio 1

Avaliação: 5 de 5.

Para nós, este é muito querido e especial, pois o fizemos com muito amor!

O Podcast da Altar Alianças tem o nome de Ouse Amar e em seu primeiro episódio teve a participação de uma convidada incrível, a psicóloga Ana Laura do Vale. Nele, é discutido relacionamentos, em toda sua extensão.

Dessa forma, você vai aprender de forma leve sobre as linguagens do amor, a teoria do apego e relacionamentos saudáveis, entendendo como aplicar esses conceitos no seu dia-a-dia.

Portanto, se autodesenvolvendo, mas também melhorando seu relacionamento ao entender melhor o outro e a si mesma (o).

Você vai se sentir em uma roda de conversas, de onde vai sair mais completa (o). 

Tire um tempo para ouvir ou deixe de fundo enquanto faça outras atividades, esse é o bom do formato do Podcast.

Uma conversa que irá agregar muito na sua vida e no seu relacionamento!

Enquanto isso, no segundo episódio, se trata de como organizar seu casamento, com dicas preciosas do cerimonialista Alexandre Lozi.

3 – Amor&Terapia: 2ª temporada, episódios 12 e 32

Avaliação: 4 de 5.

No podcast “Amor&Terapia”, Caroline Lemos ensina como aplicar a psicologia na prática e de forma simples.

O que é bem importante, como já havia falado no artigo sobre seguir psicólogas no Instagram, pois se está tendo contato com as ideias de uma especialista realmente.

Foto de fundo rosa, com uma foto circular da psicologa carolina lemos. Está escrito "podcast amor&terapia. Ouça já. Disponível no spotify"

As indicações anteriores tinham conteúdos mais reflexivos e que dependem apenas de nós mesmos, para mudar os hábitos e a forma de pensar.

Enquanto, esse é sobre o dia-a-dia de um relacionamento, mais especificamente, da “Expectativa x Realidade do casamento”, que é o nome do episódio.

Dessa maneira, ela vai abordar como vamos construindo uma ideia de pessoa perfeita que queremos namorar, e quanto mais o tempo de relacionamento passa, mais percebe que não é assim.

Ademais, comenta como no começo da relação se tem todo um cuidado, um romantismo e isso vai se desfazendo, sendo que não precisava ser assim.

No episódio 32, a Carol questiona “você tem feito o que precisa ser feito pela sua relação?” Quando passamos a dividir as nossas vidas com uma outra pessoa, muitas coisas mudam.

Às vezes nós não queremos dar o nosso braço á torcer, fazemos o uso do orgulho… entre outras questões.

Mas, se desejamos que a nossa relação prospere, é ideal ter em mente que o que for preciso ser feito, será.

Não só em prol do outro, mas também por nós mesmos.

4 – Depois dos quinze: 1ª temporada, episódio 07 e 24

Avaliação: 5 de 5.

Talvez na sua adolescência (ou mesma adulta), acompanhava a coluna da Bruna Vieira na Capricho. Na época ela rapidamente se tornou um fenômeno e chegou a lançar alguns livros.

Atualmente, ela continua com o blog e as redes sociais, e para além disso, tem o podcast com o nome de “Depois dos quinze”.

Foto de bruna vieira deitada em cima de um pano branco e ao lado de um quadro. Ela usa cropped xadrez azul com manga bufante, colar chocker e cabelo solto cacheado ruivo.

No episódio 07, Como superar momentos difíceis”, a Bruna trás sobre a importância de sermos resilientes e  transformarmos momentos difíceis em aprendizados.

Isso se aplica aos relacionamentos, uma vez que uma relação à dois nem sempre será um mar de rosas, mas o que determina mesmo é a vontade do casal em querer aprender e crescer ao lado do seu par, lidando com os problemas sempre de maneira perseverante e resiliente.

No episódio 24, “Pessoas normais e os problemas de comunicação”, ela utiliza a série “Normal People” para exemplificar os problemas que a falta de comunicação pode trazer em um relacionamento.

Em colaboração com sua amiga Alana, elas pensam o que pode ter feito chegar a este ponto: será que foram os exemplos que tivemos em casa?

5 – Livre, leve e solta: episódios 03 e 28

Avaliação: 5 de 5.

O podcast “Livre, leve e solta” da psicóloga Giuliana Sicilianopsi.

Especializada em terapia cognitivo comportamental, seu foco é ajudar na autoestima das mulheres, principalmente, no que tange a relacionamentos abusivos.

Em relação aos temas abordados nos episódios, são diversos, como dependência emocional, rejeição, maturidade, etc.

Garota sorrindo, em sua volta há a frase mentes saudáveis, o fundo é rosa fúcsia.

Por isso, o episódio indicado é o “3 dicas para um Relacionamento Saudável”. No qual, ela fala tanto para quem já está em um relacionamento, quanto para quem está em busca.

Assim, ela se baseia na construção da relação, em como ele te trata, por exemplo.

Já no episódio 28, é abordado sobre os “04 pilares da Maturidade Emocional”, a importância de desenvolver a maturidade e a inteligência emocional, que são capazes de agregar muito no nosso crescimento pessoal e consequentemente no nosso relacionamento conjugal.

6 – Relacionamento de A a Z: episódios “Relacionamentos e arrumação da casa” e “Admiração”

Avaliação: 4 de 5.

A Neuro Pedagoga Cleunice Lussich, aborda questões que fazem parte do cotidiano de uma vida à dois, voltando sempre para o melhor desenvolvimento da saúde mental e consequentemente da qualidade de vida.

Nesse podcasts são vários os temas dos episódios, dúvidas, dinheiro, convivência no homeoffice, tarefas de casa… Situações que giram em torno dos relacionamentos.

Capa do posdcast "relacionamento de a a z"

No episódio “Admiração” é abordado sobre o que costumamos chamar de temperinho da relação. Em uma relação a dois, o respeito e a admiração fortalecem a união do casal, logo se torna imprescindível a cultivação destes.

Já no episódio “Relacionamentos e Arrumação de Casa” são muitas as mulheres que tem dificuldade de “relaxar” em relação às obrigações de casa, deixando ás vezes de aproveitar algumas coisas da vida (gostar de tudo “organizadinho”, é muito gostoso, desde que seja de maneira equilibrada).

Porém, é importantíssimo lembrarmos que uma vez que você convive com alguém, que ocupa o mesmo espaço, essa pessoa tem o papel de ajudar e contribuir com questões domésticas também.

Dessa forma, de maneira equilibrada e bem combinada, a relação não perde a harmonia e o elo se fortalece ainda mais.

7 – Donos da Razão: episódios 37 e 144

Avaliação: 4 de 5.

O legal desse podcast é que ele é dirigido por um casal. Foquinha e André, usam da cumplicidade do relacionamento para discutir de maneira muito descontraída questões voltadas à vida rotineira de um casal.

Foto da capa do álbum do poscast no spotify.

Esse podcast é extremamente leve e descontraído, e aborda temas que tiram de nós muitas risadas e que analisando, fazem parte da vida de um casal real.

O episódio 37 “André ficou doente e exagerou no drama”, retrata de uma maneira muito engraçada o que muitas mulheres já passaram quando o seu parceiro adoece (eu mesma já, inclusive foi motivo de risada, risos). Vale à pena ouvir essa história.

Já no episódio 144 “Um casal unido pela fofoca”  (já com um nome bem sugestivo, risos) o casal fala sobre o assunto que não une somente o Brasil, mas também muitos casais por aí: a FOFOCA! Quem é que nunca fez isso com o seu cônjuge, não é mesmo?

8 – Terapia de Casal, episódios: 109 e 117

Avaliação: 3.5 de 5.

Esse podcast é também um daqueles que contém bastante humor (aquele humor mais ácido e conflituoso, sabe? Que só temos com quem somos muito íntimos mesmo, risos).

Guilherme Fonsceca e Rita da Nova, um casal que vive em Portugal, retrata várias situações pertinentes a um casamento, assuntos poucos abordados como um episódio que falaremos abaixo.

Garanto que vocês darão muitas gargalhadas!

Capa do álbum do podcast "terapia de casal"

No episódio 109 “Sobre quebrar a rotina”, eles contam sobre um dia em que fizeram coisas diferentes, isso com a Rita de “pá virada” (risos).

O quão importante é para um casal mudar a rotina, e o quão conflituoso isso pode ser? HEHEHE. O episódio é bem legal de ouvir!

Já no episódio 117 “Sobre não querermos ter filhos”, eles falam das razões pelas quais eles não desejam ser filhos.

Muitos casais aderem a esse tipo de escolha, e é importante importante ressaltar que nós devemos respeitar as escolhas alheias.

9 – Sofá pra 02, episódios: 02 e 03

Avaliação: 4.5 de 5.

Mais um casal super fofo trazendo assuntos variados de relacionamentos, crises existenciais… Regina e Micael Gama dirigem esse podcast de uma maneira muito bacana.

Foto da capa do podcast no spotify.

O episódio 02 fala sobre a importância de se ter um relacionamento com tem a sua base consolidada, e também trazem sobre os pilares mais importantes para um convívio saudável.

Já o episódio 03 é comentado sobre as diferentes formas de amar. Inclusive tem um livro muito legal que fala sobre: “As cinco linguagens do amor” e temos um artigo só sobre esse tema aqui no nosso blog. 

10 – Coração Peludo, episódios: “Responsabilidade Afetiva” e “Se Amar, Amar e Ser Amado”

Avaliação: 3.5 de 5.

Esse é um podcast da rádio Jovem Pan que aborda sobre questões voltadas para os relacionamentos. Os episódios são relativamente curtos e trazem sempre convidados especiais, que agregam ainda mais para cada episódio.

Foto da capa do podcast no álbum do spotify.

Já ouviu falar sobre “Responsabilidade afetiva”? Nesse episódio a psicóloga Pâmela Magalhães explica muito bem tudo o que gira em torno desse tema e a importância dele para as nossas relações.

No episódio “Se Amar, Amar e Ser Amado” elas falam sobre a importância desse sentimento em nossa vida. Você concorda que só poderemos amar alguém, uma vez que nós nos amamos? Esse episódio é muito legal e vale à pena ouvi-lo.

11 – Relacionamentos e Sexualidade, episódios: “Rotina e Relacionamento” e “A relação sexual durante a gravidez”

Avaliação: 4 de 5.

Esse podcast é da Rádio Jornal e os episódios são bem curtinhos mesmo, com conteúdos bem interessantes. Na apresentação nós temos a Maria Helena Barros, que é Psicanalista e Psicóloga.

Capa do álbum do podcast no spotify.

No dia a dia corrido e em meio a muito trabalho e demais obrigações, pode acontecer de não nos dedicarmos um tempinho para o nosso companheiro (a), nos tornarmos mais cansados e distraídos.

Com isso a psicóloga comenta se esse tipo de atitude é normal ou se pode ser um motivo para se preocupar. Trás ainda a importância de “equilibrarmos os pratos”.

Já no episódio “A relação sexual durante a gravidez”, a Maria Helena fala sobre esse tipo de relação nesse período, prática essa que ainda é vista por vários. como um tabu.

Esse episódio apesar de curtinho é bastante rico em informações.

12 – Para todas pessoas intensas: Episódio “O amor é ação”

Avaliação: 4 de 5.

Esse podcast é para todas aquelas pessoas intensas. Nele são vários os temas abordados, amor, amor próprio, autocuidado, resiliência, coragem, entre outros assuntos acolhedores.

Foto da capa do álbum no spotify.

Resolvi trazer aqui pra vocês um episódio bem curtinho que fala sobre “O amor é ação”  e não simplesmente só o sentimento.

Não basta sentir que amamos, precisamos agir, ter coragem, e o ato de assumir é o que transforma. O amor não pode somente ser dito, é preciso ser demonstrado.

13 – O Podcast das Emoções, episódios: “Cuidado é Cotidiano” e “Filmes que emocionam”

Avaliação: 4 de 5.

Esse podcast é num contexto geral,  maravilhoso! Todos que nós indicamos acima são, mas esse fala sobre as nossas emoções, e falar de relacionamentos é também falar de emoções.

Foto da capa do álbum no spotify.

Escolhemos dois episódios e o primeiro deles fala sobre cuidado. Se hoje nós estamos aqui, é porque alguém nos cuidou, desde pequenos. Como disse Gregório Duvivier: é porque alguém “bateu cenoura no nosso feijão”.

O cuidado com o nosso cônjuge é primordial, o cuidado com a nossa relação também. Cuidar é muitas vezes uma tarefa invisível, sem glamour e rotineira… mas é visa como uma habilidade maravilhosa e capaz de cultivar ainda mais amor.

Já a segunda dica é sobre o episódio muito especial, já que ele trás sobre “Filmes que emocionam” pra você escolher o seu, assistir e se emocionar junto com o seu par.

14 – Cpod

Avaliação: 5 de 5.

Para esta lista, o primeiro episódio escolhido é o 40 da 2ª temporada, intitulado “O amor é uma construção social?”, com a participação da jornalista Lara Leão.

Está escrito cpod com um fundo preto e algums símbolos em branco ao redor.

Nele, elas questionam as ideias tão estabelecidas da nossa sociedade sobre o que é amor, de onde ele vem e se é diferente para cada um.

Além disso, elas falam sobre ligarmos o conceito de amor imediatamente ao romântico, sendo que ele é muito mais grandioso que isso e pode ser uma força poderosa em todos nós.

Bem como, discorrem sobre problemas, como os relacionamentos abusivos, que se relacionam a nossa forma antiquada de ver o amor.


Para mim esses são os melhores episódios de podcasts sobre amor e relacionamento. O que achou deles e quais são os seus favoritos? Me conta tudo nos comentários!

E também temos certeza de que irá adorar o nosso canal oficial do Youtube!!

Abaixo segue a playlist de cortes do nosso podcast, que fala bastante sobre amor, relacionamento, casamento e etc.

Iremos amar que você se inscreva no nosso canal!! Só clicar no botão Inscrever lá no Youtube, e ativar o sininho para não perder nossas novidades!

Categorizado em: