Casamento ao ar livre é uma das experiências mais linda quando o assunto é cerimônia de união. Independente se ele é feito sob a luz do sol, ou em meio a luz da lua, as imagens desse dia ficarão na cabeça dos noivos e dos convidados por um bom tempo.

No entanto, o casamento ao ar livre pede alguns cuidados especiais que não são tão necessários quando o matrimonio acontece na igreja. Por isso, é preciso pensar bem durante a organização na época ideal do ano e um plano B em caso de imprevistos, como chuva ou muito vento.

Pensando nisso, te ajudamos com 7 ideias para casamento ao ar livre, com a intenção de deixar esse momento ainda mais especial para você. Vamos lá?

5 ideias para casamento ao ar livre

1 – Época do ano

Decoração de casamento ao ar livre. É um espaço médio com cadeiras de madeira para os convidados, vasos de flores no caminho, pétalas no chão e um arco de flores no altar.
Antes de escolher a data, veja se terá muito sol, chuva ou frio. (Reprodução/Willian Junior)

Quando planejar o seu casamento ao ar livre, uma das primeiras coisas a serem vistas é em qual período do ano isso vai ocorrer.

Esse fator é primordial para tentar se adaptar a estação do ano em que o evento ocorrerá. Por isso, é necessário cuidado com períodos do ano em que tem muita chuva, ou frio intenso.

Além disso, também é necessário pensar no clima específico da região em que irá realizar o casamento.

Assim, entre os meses de setembro e outubro, no Brasil, existe maior probabilidade de um clima agradável, sem chuvas, frio ou calor em excesso.

Se você escolher um casamento ao ar livre no inverno, precisa separar um dinheiro para os aquecedores. Apesar de um maior gasto, vai valer a pena.

Em contraste, para quebrar a incidência do sol sobre a festa no casamento ao ar livre, pode ser posto toldos que levem também uma cobertura blackout. Isto é um acabamento com tecidos.

2 – Plano B

Casamento ao ar livre. Tem cadeiras brancas para os convidados. Flores brancas no caminho para o altar.
Sempre tenha um plano reserva. (Reprodução/Site de Beleza e Moda)

O toldo cria as condições ideais para decorar, que vão além de proteger o espaço de uma possível chuva.

Apesar disso, você precisa ter uma segunda opção para o local da cerimônia e da festa, no caso de os 2 não terem cobertura.

Não confie apenas na previsão do tempo. Mesmo que seja uma semana de sol, não deixem de criar algumas estratégias de apoio no caso de uma chuva imprevista.

Reserve alguns guarda-chuvas para apoiar a logística da chegada dos convidados até a parte coberta, ou para um momento breve de chuva fina durante a cerimônia.

Além disso, escolha um espaço que ofereça a possibilidade de transferir a cerimônia para um ambiente fechado.

Assim, o casamento não será ameaçado por chuvas e vocês podem arriscar uma cerimônia sem toldo.

[compartilhar]

3 – Escolha o horário

Noivos sorrindo em frente a um arco de flores quadrado. É um casamento ao ar livre.
Você gostaria do seu casamento de dia ou de noite? Cada um tem suas vantagens. (Reprodução/MineirArt)

É importante escolher o horário da festa, afinal, isso vai influenciar muito a sua decisão de decoração de casamento ao ar livre.

No casamento ao ar livre matutino, o clima é mais leve e o ar mais fresco, pedindo um casamento simples com poucos convidados. Nesse horário é preciso investir em uma cobertura com tecidos claros e leves para proteger os convidados caso esteja muito sol.

Para o casamento ao ar livre de tarde a maior vantagem é contar com o pôr do sol como cenário, para isso, a festa de casamento ao ar livre na praia é uma excelente escolha, como também um casamento no campo.

Mas para um casamento ao ar livre à noite é preciso usar uma cobertura leve para os convidados poderem se proteger caso a temperatura caia um pouco.

Além disso, vocês não vão contar com a luz natural no casamento ao ar livre à noite, por isso, invista em uma aconchegante iluminação com velas, tochas, pisca pisca e varal de luz.

4 – Acesso ao casamento

Casamento ao ar livre com cadeiras brancas, tenda branca.
Essa parte se trata sobre como as pessoas chegaram no seu casamento. (Reprodução/Santa Mônica)

Para casamentos ao ar livre dentro das grandes cidades, não será necessário grandes preocupações sobre o acesso para alterar no planejamento padrão.

Em caso de local mais afastado, as providências importantes são a respeito de transporte para a volta dos convidados, como taxi e Uber. Procure alternativas para resolver uma possível carência.

Sobretudo, é importante informar claramente o melhor acesso ao casamento.

5 – Dress code do casamento

Casamento ao ar livre com os noivos de mãos dadas.
Temos um artigo explicando sobre quais Dress Codes existem, clique aqui para ler sobre. (Reprodução/Músicas para Casamento BH)

Alguns casamentos ao ar livre são mais informais, mas outros não. Portanto, para não deixar dúvidas e nenhum convidado deslocado ou desconfortável, informe sobre o traje. Por exemplo, comunique se o ambiente combina com salto alto ou se pede looks mais descontraídos.

Ademais, uma boa opção é criar um site para o casamento, mostrando os looks que poderão compor o casamento.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 8 Ideias para seu casamento no civil

Fontes: Case-me, Viva e Decora.

Categorizado em: