Sem dúvida, existem muitos motivos para usarmos alianças. Por isso, na hora de comprar as joias que vão fazer parte da vida do casal, escolher alianças de qualidade é fundamental, assim, vou te dar 8 motivos para você querer usar elas.

As alianças precisam ser feitas com um ouro de boa qualidade, ter pelo menos 18K e serem confortáveis para quem as usa.

Além disso, de nada adianta escolher um material de baixa qualidade e depois precisar trocar.

Foto colorida de par de alianças em ouro branco sob papel.
Alianças feitas em ouro maciço e não apenas banhadas são melhores e mais duráveis.

Afinal, as alianças feitas com ouro maciço e não apenas banhadas ou folheadas são muito melhores e mais duráveis.

Dessa forma, nossa sugestão é sempre optar por alianças de qualidade para selar a união. Assim sendo, veja a seguir como saber se uma aliança é realmente de ouro e também os motivos para optar por este metal.

Como saber se as alianças são boas?

Para que você saiba se a aliança tem qualidade, precisa estar atento a alguns detalhes. Em primeiro lugar, sempre compre as joias em lojas especializadas.

Nesse sentido, invista um pouco mais e vá em uma joalheria com loja física ou então em lojas online que também vendem alianças de qualidade.

Um dos sinais de que o ouro usado é legítimo está no certificado que você recebe junto à peça.

Além disso, as alianças com boa procedência possuem em seu interior o indicativo de quantidade de ouro. Em suma, alianças de casamento possuem 18K.

Na prática isso significa que 75% da peça é feita de ouro e os outros 25% são de liga metálica ideal para garantir estabilidade para a peça. Não é comum que alianças tenham 100% de pureza pois esse metal é muito maleável e a joia ficaria muito frágil.

Ademais, você pode fazer alguns testes caseiros para averiguar se as suas alianças possuem qualidade.

Foto colorida de casal segurando um par de alianças. A mão do homem está sob a mão da mulher.
Alguns testes caseiros podem te ajudar a descobrir se as alianças são de qualidade.

Experimente, por exemplo, usar um ímã para atrair a peça. Caso a aliança seja feita com muita liga metálica, ela será atraída pelo ímã. Agora, se a peça tiver qualidade e pelo menos 18K, o ímã não terá nenhum efeito.

Outro teste caseiro é o de raspar a aliança em um prato de cerâmica. Se a marca ficar dourada, a aliança é de ouro. Caso fique preta ou esverdeada, então a peça não é de ouro puro.

Existem ainda outros testes possíveis, mas nossa sugestão é procurar a ajuda de um profissional para atestar a qualidade das alianças. Para tal, vale a pena recorrer a algum joalheiro de sua confiança.

8 motivos para usar alianças de boa procedência e qualidade

Foto colorida de homem segurando uma aliança em ouro.
As alianças acompanharão seu relacionamento por muito tempo.

Antes de escolher qualquer aliança para selar a sua união, lembre-se de que essas peças irão acompanhar seu relacionamento por muito tempo.

Assim sendo, confira 8 bons motivos para não abrir mão da qualidade e boa procedência na hora de escolher as alianças:

  1. Elas são feitas de ouro, um metal lindíssimo, resistente e maleável, da mesma forma que um casamento duradouro.
  2. Duram mais. Ou seja, as alianças de qualidade estarão contigo por muito mais tempo e não ficarão verdes depois de um tempo.
  3. Permanecem bonitas por mais tempo. O ouro é um metal que não oxida, portanto, a melhor opção para as suas alianças.
  4. Não sofrerão com a ação do tempo. As peças feitas em ouro se conservam por muito tempo. Depois de algum tempo você pode notar que a peça fica um pouco mais envelhecida, mas isso é apenas sujeira e um joalheiro pode polir a peça e deixá-la nova.
  5. São mais confortáveis e maleáveis. Mesmo que as alianças tradicionais de casamento sejam uma mistura de ouro e liga metálica, elas costumam se adaptar muito melhor ao seu dedo do que as feitas com outros materiais de qualidade inferior.
  6. Representam o começo de uma nova união que desejamos ser duradoura. Assim sendo, escolher joias de qualidade mostra que você se importa com essa relação e deseja que seja duradoura.
  7. Usaremos ela por muito tempo. Portanto, precisam corresponder às nossas expectativas e não devem estragar com facilidade.
  8. São o símbolo do compromisso assumido. Com isso, nada melhor do que eternizar esse momento com um par de alianças únicas que você pode personalizar como sempre sonhou. Para isso, invista em alianças personalizadas como as da Altar, em que você escolhe todos os detalhes da joia, o que torna a celebração ainda mais especial.