Todos nós queremos ser felizes. Mas será que ficar mais feliz é ainda possível? Essas cinco dicas podem mostrar como obter mais felicidade e satisfação na vida.

Foto de mulher sorrindo ao segurar um buquê de flores
A felicidade é um estado e há coisas que você pode fazer para conseguir chegar lá. (Reprodução/Pexels)

As chaves para a felicidade

Você, como muitas pessoas, tem uma lista mental das coisas que acha que precisa para ser verdadeiramente feliz? Existem muitas situações externas que nossa sociedade nos ensina a perseguir: sucesso, riqueza, fama, poder, boa aparência, amor romântico. Mas eles são realmente as chaves para a felicidade?

No entanto, as pesquisas diz não, pelo menos no que diz respeito à felicidade a longo prazo. Um prêmio de prestígio, um grande aumento, um relacionamento novo e empolgante, um carro novo chique, perder peso, essas coisas podem nos fazer sentir bem no início, mas a emoção não dura muito. Os seres humanos se adaptam rapidamente a novas circunstâncias – uma qualidade que nos ajudou a sobreviver e prosperar. Mas também significa que as coisas positivas que inicialmente nos faziam mais felizes logo se tornam nosso novo normal e voltamos à nossa velha base de felicidade.

No entanto, pesquisadores no campo da psicologia positiva descobriram que você pode genuinamente aumentar sua felicidade e satisfação geral com a vida – e isso não requer um bilhete de loteria premiado ou alguma outra mudança drástica nas circunstâncias. O que é necessário é uma mudança interna de perspectiva e atitude. E isso é realmente uma boa notícia, porque é algo que qualquer pessoa pode fazer.

Mitos e fatos sobre a felicidade

Existem muitos mitos por aí sobre o que o fará feliz. Portanto, antes de embarcarmos em uma viagem pelas estratégias que funcionam para aumentar a felicidade, vamos dispensar as que não funcionam.

Mito: o dinheiro é a grande solução.

Fato: É estressante quando você está preocupado com dinheiro . Para ser feliz, você precisa do suficiente para cobrir suas necessidades básicas: coisas como comida, abrigo e roupas. Mas, uma vez que você tenha dinheiro suficiente para se sentir confortável, ganhar mais dinheiro não fará muita diferença em quão feliz você é. Por exemplo, estudos com ganhadores de loteria mostram que depois de um período relativamente curto de tempo, eles não estão mais felizes do que antes de ganhar.

Mito: você precisa de um relacionamento.

Fato: Ter um relacionamento amoroso saudável e solidário contribui para a felicidade, mas não é verdade que você não possa ser feliz e realizado se estiver solteiro. Na verdade, os solteiros que têm amizades e atividades significativas são mais felizes do que pessoas em relacionamentos românticos incompatíveis. Também é importante notar que mesmo um bom casamento ou parceria romântica não leva a um aumento permanente e intenso de felicidade. Esperar que seu parceiro entregue o seu feliz para sempre pode, na verdade, prejudicar o relacionamento a longo prazo. Você – não seu parceiro ou membros de sua família – é responsável por sua própria felicidade.

Mito: a felicidade diminui com a idade.

Fato: ao contrário da crença popular, as pessoas tendem a ficar mais felizes com a idade. Estudo após estudo confirma que os idosos experimentam mais emoções positivas e menos (e menos intensas) emoções negativas do que os jovens e adultos de meia-idade. Geralmente, os idosos também estão mais satisfeitos com suas vidas, menos sensíveis ao estresse e mais estáveis ​​emocionalmente. Mesmo com as perdas que vêm com a idade, é a época mais feliz da vida para muitas pessoas.

Mito: algumas pessoas são mais felizes do que outras e não há nada que você possa fazer para mudar isso.

Fato: a genética desempenha um papel importante na felicidade. A pesquisa atual sugere que as pessoas nascem com um certo “ponto definido” de felicidade. Mas isso representa apenas cerca de metade do nosso nível de felicidade. Outros 10% se devem às circunstâncias da vida. Isso deixa 40% que é determinado por suas ações e escolhas. Isso é muito controle!

Treine seu cérebro para ser mais positivo

Nossos cérebros estão programados para perceber e lembrar as coisas que estão erradas. É um mecanismo de sobrevivência que ajudou a manter nossos ancestrais que vivem em cavernas a salvo em um mundo onde havia muitas ameaças físicas. Mas no mundo comparativamente seguro de hoje, essa predisposição biológica de se concentrar no negativo contribui para o estresse e a infelicidade.

Foto de casal se olhando na beira da praia.
Expressar gratidão e elogiar com sinceridade são atitudes simples e que podem elevar a felicidade, segundo pesquisas. (Reprodução/Pexels)

Embora não possamos mudar nossa natureza, podemos treinar nosso cérebro para ser mais positivo. Isso não significa colocar uma carinha sorridente e assobiar uma melodia feliz, não importa o que esteja acontecendo. Você não precisa ignorar a realidade ou fingir que as coisas são maravilhosas mesmo quando não são. Mas, assim como pensar em coisas negativas alimenta a infelicidade (e desempenha um grande papel na depressão e na ansiedade), escolher observar, apreciar e antecipar a bondade é um poderoso impulsionador da felicidade.

Expresse gratidão

Ensinar a si mesmo a ser mais grato pode fazer uma enorme diferença em sua felicidade geral. A pesquisa mostra que a gratidão o ajuda a vivenciar emoções mais positivas, diminuir a depressão, se sentir melhor consigo mesmo, melhorar seus relacionamentos e fortalecer seu sistema imunológico. Um estudo recente revelou que a gratidão torna você mais inteligente sobre como você gasta seu dinheiro.

Existem vários exercícios simples que você pode praticar para aumentar e cultivar uma atitude de gratidão.

Agradeça sinceramente aos outros. Quando alguém vai além ou faz algo para tornar o seu dia mais fácil, seja rápido para verbalizar seus agradecimentos e apreciação. Isso não apenas fará a pessoa se sentir bem, mas também aumentará sua felicidade. É uma recompensa instantânea ver como expressar gratidão faz uma diferença positiva no dia de outra pessoa. Faz você perceber que estamos todos conectados e que o que você faz é importante.

Encontre o positivo em um evento negativo de seu passado. Mesmo as circunstâncias mais dolorosas podem nos ensinar lições positivas. Reavalie um acontecimento negativo do seu passado, observando o que você aprendeu ou como você se tornou mais forte, mais sábio ou mais compassivo. Quando você conseguir encontrar significado até mesmo nas coisas ruins que experimentou, ficará mais feliz e mais grato.

Alimente e aproveite seus relacionamentos

Os relacionamentos são uma das maiores fontes de felicidade em nossas vidas. Estudos que examinam pessoas felizes confirmam isso. Quanto mais feliz a pessoa, mais provável é que ela tenha um grande círculo de família e amigos que lhe dê apoio, um casamento gratificante e uma vida social próspera.

É por isso que nutrir seus relacionamentos é um dos melhores investimentos emocionais que você pode fazer. Se você se esforçar para cultivar e construir suas conexões com os outros, logo colherá as recompensas de emoções mais positivas. E à medida que você se torna mais feliz, atrairá mais pessoas e relacionamentos de melhor qualidade, levando a uma positividade e prazer ainda maiores. É o presente da felicidade que continua dando. Você sabe como construir relacionamentos saudáveis

Faça um esforço consciente para permanecer conectado. Em nossa sociedade ocupada, é fácil ser pego em nossas responsabilidades e negligenciar nossos relacionamentos. Mas perder o contato com os amigos é um dos arrependimentos mais comuns do fim da vida. Não deixe isso acontecer com você. Faça um esforço para ficar conectado às pessoas que tornam sua vida mais brilhante. Reserve um tempo para ligar, escrever ou ver um ao outro pessoalmente. Você ficará mais feliz por isso.

Invista em tempo de qualidade com as pessoas de quem você gosta. Não é apenas o tempo passado com amigos e familiares que importa; é como você gasta. Sair juntos sem pensar na frente da TV não vai deixar vocês mais próximos. Pessoas que estão em um relacionamento feliz falam muito. Eles compartilham o que está acontecendo em suas vidas e como se sentem. Siga o exemplo deles e reserve um tempo para conversar e desfrutar da companhia um do outro.

Ofereça elogios sinceros. Pense nas coisas que você admira e aprecia na outra pessoa e então diga a elas. Isso não apenas deixará a outra pessoa mais feliz, mas também a incentivará a ser um amigo ou parceiro ainda melhor. Como prática de gratidão, também fará com que você valorize mais o relacionamento e se sinta mais feliz.

Viva o momento e saboreie os prazeres da vida

Pense em uma época em que você estava deprimido ou ansioso. Provavelmente, você estava pensando em algo negativo do passado ou se preocupando com algo no futuro. Em contraste, quando você se concentra no momento presente, é muito mais provável que você se sinta centrado, feliz e em paz. Também é muito mais provável que você perceba as coisas boas que estão acontecendo, em vez de deixá-las passar despercebidas ou não observadas. Então, como você começa a viver mais o momento e saborear as coisas boas que a vida tem a oferecer?

Ajude os outros e viva com sentido

Há algo realmente gratificante em ajudar os outros e sentir que suas ações estão fazendo a diferença para melhor no mundo. É por isso que as pessoas que ajudam os necessitados e retribuem aos outros e às suas comunidades tendem a ser mais felizes. Além disso, eles também tendem a ter maior autoestima e bem-estar psicológico geral.

Foto de casal sentado em banco de metrô. Eles estão sorrindo.
Não precisamos de muito para sermos felizes. (Reprodução/Pexels)

Aqui estão algumas maneiras de viver uma vida mais altruísta e significativa:

Voluntariado. A felicidade é apenas um dos muitos benefícios do voluntariado . Você obterá o máximo da experiência ao se voluntariar para uma organização na qual acredita e que permite que você contribua de maneira significativa.

Pratique a gentileza. Procure maneiras de ser mais gentil, compassivo e generoso em sua vida diária. Isso pode ser algo tão pequeno quanto iluminar o dia de um estranho com um sorriso ou sair do seu caminho para fazer um favor para um amigo.

Use seus pontos fortes. As pessoas mais felizes sabem quais são seus pontos fortes e constroem suas vidas em torno de atividades que lhes permitem usar esses pontos fortes para um bem maior. Existem muitos tipos diferentes de pontos fortes, incluindo gentileza, curiosidade, honestidade, criatividade, amor pelo aprendizado, perseverança, lealdade, otimismo e humor.

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