Para criar conteúdo de qualidade para redes sociais, é necessário ferramentas, principalmente aplicativos, melhor ainda se forem gratuitos. Visto que eles facilitam, por terem sido projetados justamente para isso e você pode utilizar do seu próprio celular em qualquer lugar ou hora. Por isso, confira 7 aplicativos essenciais, que irão te ajudar.

Segurando celular, abrindo o aplicativo canva

Os aplicativos abaixo serão tanto para IOS quanto para Android. (Reprodução/Pexels)

Canva

Para começar, o Canva que te permite fazer diferentes funções envolvendo as redes sociais. É uma plataforma de design que busca facilitar a criação de conteúdos visuais, desde stories, cartões de visitas, apresentações (estilo power point), logotipo, posts para Instagram, Facebook, Linkedin, etc. Tanto em foto, como em vídeo.

Mesmo quem não tem experiência com edição e criação consegue utilizar essa plataforma. Pois tem modelos prontos que você só edita o que tá escrito e as imagens, por exemplo. De acordo com que vai aprendendo a utilizar, pode criar do zero também.

Ademais, há uma versão para celular e outra na web, para entrar pelo computador. Você se cadastra gratuitamente e pode utilizá-lo assim tranquilamente. Porém, se quiser mais diversidade de opções existe a versão paga.

StoryLab

Em seguida, um aplicativo apenas para criar stories. Com uma variedade de modelos prontos, em diferentes estilos e cores. Os quais você pode editar e mudar para o que preferir, tanto os elementos, quanto as fotos em si (com filtros, texto, música, desenhos).

Além disso, ele é simples e intuitivo de se usar. Nem todos os modelos no StoryLab são grátis, mas não é um problema, pois há opções o suficiente para você fazer postagens diferentes e divertidas. Para saber se um design é pago, é só olhar na parte debaixo se está escrito “vip” ou clicando na imagem, porque aparece uma propaganda para comprar o pacote deles.

Visão do aplicativo storylab para baixar

Adobe Lightroom

O Lightroom é ideal para tirar fotos e editá-las perfeitamente. Primeiro, porque ele tem uma função de fotografar dentro do próprio aplicativo que tem opções de câmeras profissionais (como o controle do ISO, por exemplo), o que é ótimo para tirar fotos sua e dos produtos que vende, com qualidade. Segundo que eles tem uma parte apenas para edição que te deixa controlar vários fatores e deixar a imagem linda.

Inshot

Está precisando de um aplicativo que edite seus vídeos e fotos de forma fácil? Então é o Inshot. Seja para Facebook, YouTube, Instagram, Tik Tok, você consegue editar, como adicionar filtros, bordas, desfocar o fundo, cortar o vídeo em várias partes, controlar a velocidade, mudar a cor de alguma parte, etc.Aplicativos gratuitos para criar conteúdo para redes sociais - inshot-criador-de-conteudo-1

Feed Preview (Visualização de feed do Instagram)

Uma característica muito comum em quem administra redes sociais é se preocupar com a aparência do todo. Isto é, como o Instagram da sua marca vai ficar parecendo quando alguém olhar ao todo. Portanto, se faz uma organização das postagens para seguir uma cartela de cores e combinarem entre si.

Para ajudar nesse processo, você adiciona fotos/vídeos que pretende postar no aplicativo Feed Preview junto com as que já estão lá para ver se combina ou se você precisa mudar algo antes de realmente postar.

Pexels e Pixabay

Por último, coloquei esses dois juntos por terem a mesma função. Além de que ambos estão em versão de aplicativo e de site. O Pexels e o Pixabay são bancos de imagens e estoque de vídeos gratuitos. Todos de qualidade, sendo muito útil para colocar na capa das suas publicações ou nos seus stories.

Aplicativos gratuitos para criar conteúdo para redes sociais - pexels-criador-de-conteudo-1

Em relação a como programar as publicações, recomendo o Facebook Business Suite. Porém, há muitas reclamações do aplicativo, desse modo é melhor usar a versão do computador que não dá problema. Por ser do próprio Facebook é uma ferramenta gratuita. Mas, planejo falar mais sobre ela em outro artigo sobre aplicativos que empreendedoras precisam ter, então fique ligada para não perder.

Comente o que achou dessas recomendações de aplicativos gratuitos para redes sociais e se já usa alguma delas.

Categorizado em: