Se você e seu parceiro decidiram que vão fazer uma festa ou pelo menos um jantar após o casamento, este artigo é o ideal para vocês. Pois, aqui você vai encontrar desde como fazer as decisões mais básicas, até como montar seu cardápio do casamento, a partir dessas ideias de comidas para servir no inverno. Afinal, o planejamento do casamento não precisa ser uma tarefa complicada.

Torta servida em cima de uma bandeja de madeira. Junto têm dois garfos, em cima deles uma flor da cor rosa, atrás um bulê branco pequeno.

Veja as dicas e consiga ideias de pratos e de como servi-los também.(Reprodução/Pexels)

Como decidir o cardápio?

Antes de mais nada, algumas condições precisam ser avaliadas.

Em primeiro lugar, vocês precisam estar com a data de casamento definido. Porque vamos supor que decidiram que vai acontecer em dezembro, que é verão. Cabe servir bebidas geladas, fazer uma tábua de frios e coisas assim. Contudo, se data que decidiram está entre 21 de junho a 21 de setembro, significa que vão casar no inverno, que é o foco das dicas de hoje.

Garota escrevendo em um planner, próximo há uma xícara de café e um notebook, a mesa é de madeira.

É necessário olhar para seu casamento como um todo antes de definir o cardápio. (Reprodução/Pexels)

Em segundo lugar, depende de quem vai preparar a comida. Dado que, se for uma empresa que oferece buffet, é preciso olhar as opções que eles oferecem (ou ir atrás de outro que ofereça o que você escolheu).

Por último, é em relação a temática do casamento. Se for um casamento mais tradicional, você pode realmente variar no cardápio e escolher segundo as preferências suas e dos convidados. Mas, se for um casamento temático é melhor que o cardápio siga o tema da festa. Por exemplo, se for uma festa de temática mexicana, é melhor que sejam comidas típicas de lá.

Ideias de comidas para servir

1- Aperitivo: Vol au vent

Este é o vol-au-vent, de origem francesa. Ele é assado e conta com uma massa folhada. Para ver a receita dele completa, clique aqui. A parte boa é que ele passa uma imagem mais requintada. Além de que é possível ter vários recheios diferenciados, podendo ser mais natural ou não, dependendo da preferência.

2- Aperitivo: Quiche

Outra possibilidade de aperitivo é o quiche. O qual leva poucos ingredientes, sendo então, uma comida leve. Tal qual no exemplo anterior, o quiche também tem várias opções de recheios, seja com carne ou vegetariano, atendendo assim, todo tipo de convidado.

3- Aperitivo: Salgadinhos

Como bons brasileiros, essa é uma opção que cabe em toda festa nossa. Principalmente, se a festa for mais intimista e simples. É possível diversificar bem, com coxinha, kibe, empada, etc. Caso queira deixar mais elegante, invista nas peças em que for servir, como na bandeja, no copinho, no prato, na canoinha, entre outros.

4- Prato principal: Nhoque

Nada melhor que um nhoque com arroz branco de acompanhamento. Ele pode ser o de mandioquinha ou o de batata. Enquanto, os toques finais podem ser variados. Por exemplo, na imagem está com molho de tomate, queijo ralado e salsão. Mas, pode-se optar por molho rosé!

5- Prato principal: Badejo à brasileira

Em relação a carne, vocês podem optar por fazer um churrasco em si, ou escolher algumas para compor uma refeição. Sobretudo, se for um jantar. Por isso, trouxe o badejo à brasileira, que é o filé desse peixe ao molho de tomate e camarão, também acompanhado de arroz branco.

6- Acompanhamento: Legumes assados ou salteados

Sempre é bom ter opções de salada. Porém, este post é sobre casamentos no inverno, época que dá um pouco menos de vontade de comer folhas e legumes frios. Desse modo, o melhor é assar os legumes ou mesmo saltear (é como fritar com menos óleo/azeite). Ademais, uma ideia é fazer alguns molhos para servir junto.

7- Sobremesa: Bem-casados

De sobremesa, fica legal um bem-casado. Com origem portuguesa, tem o significado de representar a união e o compromisso do casal.

Apesar de não ter incluido a torta na lista, por ela ser comum em quase todos casamentos, saiba que, normalmente, ela vai acompanhada de champanhe, para os noivos brindarem.

 

Essas foram as sugestões para você considerar ao montar seu cardápio de casamento,  com ideias que incluem comidas que combinam com o inverno. O que achou? Me conta nos comentários.

Categorizado em: