Determinar o cardápio para seu casamento pode ser uma tarefa complicada, principalmente se você estiver tentando economizar. No entanto, é importante escolher refeições boas que combinem com a ocasião, a estação e com seus convidados. Por isso, confira as dicas e ideias abaixo sobre como montar o menu do casamento que encaixa muito bem no verão. Isto é, comidas e bebidas refrescantes, que deixam vocês e seus convidados confortáveis.

Taças com cremes e calda vermelha.
Se quer ideias de comidas mais quentes, veja o cardápio de inverno que montamos. (Reprodução/Pexels)

O que não servir no casamento?

O objetivo é deixar seus convidados confortáveis e se divertido, para focar em vocês dois ao invés de se preocupando com a comida. Desse modo, não pode ser complicado de comer, ter em quantidades boas (não fazendo tudo em tamanho mini), prático de pegar e que não se sintam excluídos (se forem vegetarianos ou intolerantes à lactose, por exemplo).

Se inspire nos pratos e bebidas abaixo, que inclusive têm mais de uma opção para abarcar os gostos diferentes das pessoas que estiverem na festa. Caso contrate um buffet, cheque previamente quais opções eles oferecem.

O que servir:

1- Bebidas

Considerando que é um cardápio de verão, é necessário escolher bebidas frias/geladas. Para receber o pessoal, pode começar com água aromatizada (também conhecida como “saborizada”, é basicamente água com pedaços de fruta ou vegetais dentro e gelo) para refrescar ou até mesmo refrigerante.

Durante a festa há possibilidades de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que combinam, como batidas de fruta, caipirinha e champanhe. (Temos um post só mostrando bebidas ideais para o casamento, clique aqui para ler)

2- Aperitivo: Parfait de iogurte e kiwi

Enquanto conversam, é delicioso tomar um parfait. Além de ser barato de fazer, agrada a maioria, visto que tem de vários sabores. Assim, você pode escolher mais de um sabor, aqui vou mostrar o de kiwi.

Receita: “A montagem é feita colocando as fatias de kiwi na lateral do copo ou da taça, o iogurte ao meio e a granola cobrindo o preparo.” – Conforme o site, Receiteria.

3- Aperitivo: Bandeja de frios e pães

Típico das festas e bares brasileiros, a tábua de frios pode estar presente no seu casamento. Seja servido em palitinhos, como espetinhos.  Bem como, disposto em uma mesa de frios, com diferentes tipos de queijos, presunto, etc. Junto pode ter patês e pães, principalmente se for um casamento diurno.

4- Prato principal: Salmão com pisto

Para servir como prato principal da refeição, ainda oferecendo comidas leves, a ideia é utilizar saladas e carnes brancas. Exemplo disso, o salmão com pisto, que você pode comer com arroz branco.

Receita de acordo com o site Um Como:

  • Corte os legumes (abobrinha, pimentão, cebola e berinjela) em cubos pequenos.
  • Refogue-os na panela com um bom toque de azeite.
  • Depois, adicione tomate frito e ervas aromáticas para dar mais sabor.
  • Quando o salmão estiver pronto, adicione essa mistura ao lado do peixe,

5- Prato principal: Ceviche de pupunha

O cheviche é um prato peruano, que se baseia em um peixe cru com fruta cítrica. Porém, como o prato anterior já envolvia peixe, esta opção será uma versão vegetariana/vegana.

Receita pelo site Oba Gastronomia:

“Ingredientes: Fios de pupunha, cebola roxa picada, pimenta dedo-de-moça, pimentão vermelho, tomate Italiano sem pele e sem sementes, manga, suco de limão siciliano, suco de laranja, colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, salsinha picada, sal.

Instruções: Misture todos os ingredientes secos em uma tigela e regue com o azeite de oliva. Despeje os sucos de laranja e limão, tampe e deixe em geladeira por um mínimo de 2 horas.”

6- Acompanhamento: Salada Branca

Como acompanhamento, saladas são boas opções. Pode ser uma de camarão, por exemplo. Como também, esta salada branca, feita de rabanete, pepino picado e molho de iogurte.

7- Sobremesa: Sorvetes

As sobremesas de casamento são sempre inesquecíveis, pode ser mousse, bem-casado, entre outros. Entretanto, se for um dia quente, servir sorvete pode tornar o clima mais leve. Então, coloque uma estação de sorvete ou os garçons para servir opções de sabores diferentes de sorvete.

Por fim, é essencial relembrar que o verão dura de  21 de dezembro a 20 de março. Contudo, dependendo da cidade onde você vai realizar a festa, pode ser que esteja calor mesmo em outra estação, assim, esse cardápio combina perfeitamente.

Me conta nos comentários qual outro prato não pode faltar no seu casamento!

Deixe uma resposta