Se você começou a planejar o casamento, já deve estar pensando sobre como será a decoração. Independente de onde correrá, seja dentro da igreja, em um campo, na praia, etc.  É importante lembrar que esse fator depende da personalidade e vontade do casal. Desse modo, caso queiram um casamento mais tradicional, já temos várias dicas aqui no blog. Entretanto, se estiverem buscando por um casamento diferente, este artigo é para você. Pois, te mostrarei um casamento temático de conto de fadas.

Mulher de vestido de princesa bege com branco e grande coroa, está em uma floresta coberta de neve.

O casamento temático precisa seguir as vontades do casal. Se vocês gostam de contos de fadas e querem ser um príncipe e uma princesa neste dia, vão gostar destas ideias. (Reprodução/Pexels)

Primeiramente, vale lembrar que um casamento temático pode ser muito variado. Suas inspirações vão desde séries, filmes, livros, histórias em quadrinhos, até jogos. Mas para o primeiro post aqui sobre isso, decidi começar com contos de fadas. Isso porque são muito românticos. Bem como, eles começaram a surgir na Idade Média, que foi o mesmo momento que a ideia de amor e casamento se misturaram, Já havia falado antes sobre isso, no post sobre a origem do casamento, caso queira entender um pouco melhor.

1 – A Bela e a Fera

Conforme a história que conhecemos, a Bela era uma das filhas de um mercador. O qual estava falindo e em uma das viagens de negócios pede para cada uma das 3 filhas escolherem um presente. As outras escolhem vestidos, enfeites e coisa caras em geral. Enquanto isso, Bela pede apenas por uma flor. Quando o pai delas está voltando ele encontra um castelo para se abrigar e no jardim a rosa para levar para a filha. Neste momento, a Fera o cerca e pede em troca de sua liberdade uma de suas filhas. Como sabemos, no fim da história a Bela e a Fera se apaixonam, ela acaba salvando-o, e ele volta a sua forma humana de príncipe.

Sendo assim, Bela nos ensinou sobre humildade e amor além das aparências. Além de que, muitas pessoas se identificam com ela pelo seu gosto pela leitura.

Para fazer seu casamento inspirado nessa história, a primeira coisa é saber que as cores principais são: amarelo, azul e vermelho. Ademais, em relação a mobília, como as cadeiras dos convidados, precisa ter uma aparência mais antiga e luxuosa para lembrar o castelo. Outro ponto, é ter a rosa vermelha típica da Bela, que pode estar de enfeite nas mesas ou substituir o buquê da noiva.

Para além da decoração, o tema também pode se estender ao cardápio. Nesse quesito, busquei o cardápio do Be Our Guest, que é um restaurante no castelo da Bela e a Fera na Disney. Assim, de sugestão, a entrada, seria uma tábua de frios (com variados tipos de queijo e embutidos). Já a refeição principal, inclui frutos do mar, filé suíno salgado com ervas e legumes com especiarias vadouvan. Por fim, a sobremesa, que pode ser decorada com as rosas vermelhas, por exemplo, incluem “macaron de geleia de limão siciliano, copinho de pedaços de chocolate branco, trufa de chocolate meio amargo e bolo de baunilha com creme de limão siciliano.”

2- A Bela Adormecida

Na história mais conhecida, conhecemos a princesa Aurora, que em um de seus aniversários, ainda bebê, receberia bênçãos de 7 fadas madrinhas. Porém, antes da última fada falar, uma “fada maligna” lança uma maldição, que quando a princesa completar 16 anos, furará o dedo em uma roca de tear e dormiria para sempre. Então, a sétima fada, faz sua benção de que ela será acordada por um beijo de amor verdadeiro. Nas versões anteriores, o beijo é dado pelo príncipe. Na versão mais recente, com o filme da Malévola, o beijo é dado pelo própria “fada maligna” (a Malévola) que acaba enxergando-a como filha. Mas depois, no outro filme, Aurora se casa com o príncipe, ao conhecê-lo melhor.

Se quer fazer seu casamento inspirado nessa história, a paleta de cores se baseia em vários tons de rosa, dourado e branco. Em relação a decoração, é preferível que seja mais delicada, mais clean. Além de que o material da mobília pode ser em madeira, para lembrar a roca de tear. Como sobremesa, algumas possibilidades são: cupcakes e bombons de chocolate branco.

3 – Cinderela

A Cinderela era filha de um comerciante rico que morreu. Assim, ela precisou ficar com a madrasta malvada e suas filhas, as quais a faziam de empregada e a humilhavam constantemente. Até que o filho do rei iria dar um baile para escolher uma esposa e convidou toda as mulheres da cidade. Então, Cinderela costurou, com ajuda dos animais, um vestido com os retalhos das irmãs. Contudo, as irmãs rasgaram o vestido bem antes da festa para ela não poder ir, visto que sabiam que ela era muito bonita e poderia conquistar o príncipe.

Muito chateada, Cinderela chorou e rezou, e veio uma fada madrinha ajudá-la. A qual fez um vestido, sapatos sob medida, carruagem e cocheiros, a partir dos animais e objetos da casa onde morava e disse que só durariam até meia noite.  Como sabemos, o príncipe se apaixonou por ela e vice-versa, e na correria de ir embora ela esquece o sapato, objeto que o faz encontrá-la posteriormente.


Antes de tudo, a cartela de cores da personagem é: azul claro e amarelo. Sobre a festa, uma ideia divertida é fazer um baile de máscara, para relembrar a história. Já o cardápio é mais fácil de decidir, dado que tem o “Cinderella’s Royal Table” na DIsney. Como entrada, uma salada que inclui folhas verdes, sementes de abóbora tostadas e uvas-passas brancas. De prato principal, as opções são peito de frango assado, panisse de grão-de-bico e “macarrão fregola com cebola sautée, cogumelo assado, alho preto e molho cremoso de queijo parmesão”.

4- A Princesa e o Sapo

 

A história é basicamente o seguinte:  a meta de vida da Tiana era comprar um edifício vazio para transformar em restaurante, pois era o seu sonho de seu pai, que morreu antes de realizá-lo. Para tal, ela trabalhou por muitos anos, juntando dinheiro e quando finalmente o tinha, os proprietários disseram que havia outro comprador.

Enquanto isso, o Príncipe Naveen foi deserdado pelos seus pais, que o achavam muito festeiro para assumir responsabilidades. Nisso, ele chega em Nova Orleans, a procura de uma mulher rica para casar, mas no meio do caminho é enfeitiçado por um bruxo, se tornando um sapo. Ele pede um beijo da Tiana para se tornar humano, porém ela não é princesa e acaba se tornando em uma rã. No fim, tudo dá certo, os dois voltam a forma humana, se casam e ela consegue o restaurante.

 

A história se passa em Nova Orleans, cidade dos Estados Unidos, que tem forte influência da cultura africana e francesa. Nela, o Jazz nasceu e por isso é uma boa ideia fazer uma playlist com músicas desse gênero para sua festa temática. Como a paleta de cores da princesa são tons de verde e o branco, é uma ideia você ficar de branco e as madrinhas de verde claro.  No que se refere a comida, Nova Orleans é conhecida por uma culinária apimentada. Ademais, no filme a Tiana costuma fazer “tostadas”, confira a receita aqui para usar como sobremesa.

5- Branca de Neve


Em Branca de Neve, a personagem principal mora com sua madrasta malvada. A qual  vive perguntando para o espelho quem é a mais bonita de todas, quando o espelho responde que é a Branca de Neve, ela manda um caçador levar a menina para floresta e matá-la. No entanto, ele não tem coragem e pede para ela fugir. Nisso, ela encontra a casa dos 7 anões e vive com eles por um tempo. Até que disfarçada a rainha má dá uma maça envenenada para ela. Ela é resgatada com o beijo de um príncipe.

A cartela de cores dessa princesa é uma mistura de vermelho, amarelo e azul. Para a festa, recomendo espelhos como lembranças ou podem ser usados como decoração. A sobremesa, é claro que tem que ser maça do amor. Outrossim, fica bem doces com calda vermelha.

Em suma, esse é o artigo de hoje. O que achou de um casamento temático de conto de fadas? Me conta nos comentários. Logo, logo trarei mais exemplos de casamentos temáticos para você se inspirar.