Se você quer dar um passo adiante no seu relacionamento, deve ter se deparado com a seguinte questão: qual a diferença entre aliança e anel de noivado? São a mesma coisa? Devo comprar os dois? Veja neste artigo, como acertar no anel de noivado e na aliança de casamento, as principais diferenças entre as peças. E de quebra, veja algumas dicas para manter o anel sempre bonito! Então, continue lendo.

segurando par de alianças na palma da mão
Escolher alianças é uma missão importante, confira as dicas e as curiosidades primeiro. (Reprodução/Unsplash)

Na cultura do Brasil, o uso do anel de noivado não é muito utilizado, mas você sabe a diferença do noivado e do pedido de casamento?

O pedido de casamento é um momento marcante e único de um casal, ele acontece quando uma das partes assume a responsabilidade de convidar a pessoa que ama para passar o resto da vida ao lado dele. Aqui o ato de surpreender é a peça chave!

Este momento se resume em um instante em que a pessoa pergunta à outra se ela quer se casar com ela, após todo um planejamento, preparo e pesquisa para preparar a surpresa.

Desse modo, o noivado é o período entre o pedido de casamento e a celebração em si. É uma fase memorável para os noivos, pois eles se preparam para o casamento, próximo de suas famílias, planejando o futuro.

Quais as diferenças entre anel de noivado e aliança de casamento?

O anel de noivado é a joia utilizada no pedido de casamento, ela é a lembrança e um momento memorável, símbolo de amor e comprometimento.

São confeccionados em metais nobres, como ouro e platina e possui uma pedra preciosa bem destacada, que podem ser:

  • Diamante
  • Rubis
  • Esmeraldas
  • Pérola

É tradição, que após o pedido de casamento a noiva use o anel de noivado no dedo anelar esquerdo durante todo o noivado e  a partir do casamento, ele pode ficar preso pela aliança no mesmo dedo ou passa para o anelar da direita.

Mãos do casal com suas alianças na cor prata
Para o anel de noivado pode ser usado um solitário ou uma meia aliança. (Reprodução/Unsplash)

Dicas imprescindíveis para a escolha no anel de noivado e na aliança de casamento

Como acertar na escolha da aliança e anel de noivado? Pensando nisso separamos algumas dicas que irão te ajudar a escolher essas joias para um momento importante:

Os materiais mais recomendados para anel de noivado e na aliança de casamento

Um dos materiais mais utilizados para esse momento único, são o ouro amarelo, branco ou rosé, que podem ser combinados.   Outra opção mais econômica é o uso de prata e platina.

Mas o mais importante é que essa escolha seja feita em conjunto, pois serão usadas por uma vida toda.

Acabamentos possíveis

Entre as opções escolhidas estão os acabamentos:

  • Polidas ou foscas, modelo mais tradicional
  • Marteladas, um modelo mais ousado, com texturas e relevos
  • Na parte interna você pode gravar as iniciais do casal

A importância da manutenção e dos ajustes no anel de noivado e na aliança de casamento

Para manter a peça sempre polida, é importante levar a joalheria a casa seis meses para remover os riscos. Outro ponto importante é que com o tempo você pode fazer ajustes caso a peça esteja folgada no dedo.

Um estilo diferente para cada noiva

Cada mulher tem um estilo diferente, veja algumas sugestões para arrasar na escolha do anel de noivas e na aliança de casamento. Veja abaixo algumas dicas para cada tipo de noiva.

Clássica

A noiva deste estilo é romântica, a mulher clássica segue a tradição, por isso a aliança de noivado pode ser uma opção, pois é cheia de simbolismo.

Moderna

O anel de noivado e a aliança de casamento possuem cores e formatos diferentes, pedras preciosas mais coloridas. Essa noiva é uma mulher inovadora.

Minimalista

Para essas noivas, o menos é mais, elas preferem as alianças de ouro simples, ou até mesmo solitários pequenos de corte limpo são perfeitos para elas.

Sofisticada

Para a noiva sofisticada a aliança e o anel de noivado deve ter muito luxo, brilho e elegância, deve ser um anel de encher os olhos.

Homem segurando mão da noiva, que usa anel de noivado com pedra central grande
Veja também sobre as larguras das alianças e a impressão que cada uma passa, clicando aqui, para ler nossa matéria. (Reprodução/Unsplash)

O que é bom saber antes de comprar um anel de noivado

O anel de noivado diz muito sobre o casal que está usando, e para escolher o modelo perfeito a dica é apostar nos clássicos: diamantes, pedras brilhantes ou zircônias.

Há inúmeras opções para todos os gostos e bolsos. Assim, entre as opções de cores, você pode optar por prata, ouro ou ouro rosé, o novo queridinho das mulheres.

Tradicionalmente, apenas as noivas usam o anel de noivado. Os noivos não usam nada, mas podem optar por manter a aliança inicial de compromisso. No entanto, quando o casal prefere usar a aliança de casamento durante o noivado, ambos podem usar a joia.

Quanto à aliança de casamento, a peça mais comum utilizada é a de ouro, mas alguns casais mais ousados podem mesclar tanto no outro quanto na prata.

As variações ocorrem no acabamento da joia, elas podem ser lisas ou polidas, com ou sem pedras, achatadas ou com texturas, tudo de acordo com o gosto e estilo dos noivos.

Mas em que dedo usar o anel depois do casamento?

Após a cerimônia, a aliança para da mão direita para a esquerda, tanto para a noiva, quanto para o noivo.

Se você já utiliza o anel de noivado, você pode mudá-lo para a mão direita, muitas noivas preferem usar separados.

Aliança e anel solitário apoiados em uma flor.
Lembre de que na Altar Alianças existem opções de alianças e anéis de noivado para você escolher! (Reprodução/Unsplash)

Quanto custa o anel de noivado e a aliança de casamento?

Os valores do anel de noivado e na aliança de casamento pode variar muito, entre os fatores que mais influencia no preço da joia são:

  • Material que é feito a joia, o ouro é o metal mais utilizado
  • Tipos de pedra, existem vários tipos de pedras, o diamante é o mais procurado e o mais caro.
  • Tamanho de pedra, quanto maior o tamanho, maior será o seu valor
  • Design da joia, se é um modelo simples ou mais elaborado? um design mais delicado ou mais encorpado? O aspecto da joia afeta no custo no anel de noivado e na aliança de casamento.

Por isso, a recomendação é pesquisar os modelos e os preços no anel de noivado e na aliança de casamento. Assim, você irá se familiarizar com os valores e perceber que esses fatores afetam o valor.

Conclusão

Enfim, neste artigo você conheceu a diferença entre o anel de noivado e a aliança de casamento. Além disso, para acertar na escolha do anel de noivado e na aliança de casamento é necessário pesquisar os valores, baseados no material, tipo de pedra, tamanho e design da joia.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe esse post em suas redes sociais!

Deixe uma resposta