Se você busca uma maneira mais eficiente de desenvolver sua empresa, é preciso estabelecer metas realistas. Bem como, conseguir gerir sua equipe, para que colaborem nesse processo. Se quer aprender como fazer isso de maneira prática, conheça sobre como aplicar a metodologia OKR na sua empresa.

Duas trabalhadoras sentadas no escritório olhando para tela do computador.
Essa metodologia ganhou popularidade ao ser utilizada na empresa da Google e ter funcionado. (Reprodução/Pexels)

O que é a metodologia OKR?

Para começar, OKR é uma sigla para “Objectives and Key Results”, que na sua tradução literal significa “Objetivos e Resultados-Chave”. Sendo um modelo de gestão que busca otimizar a forma da empresa cumprir suas metas. De modo que, a empresa define um objetivo macro e como chegar nele.

Assim, os objetivos são o que você quer alcançar. Eles precisam ser curtos e concretos. Ao mesmo tempo, inspiradores e desafiadores para os funcionários.

Enquanto isso, os resultados-chave é como você mede se está perto de alcançar os objetivos.

Por isso, eles necessitam ser quantitativos (medíveis em números).

Ademais, essa metodologia necessita de acompanhamento . Ou seja, que façam reuniões para ver o progresso e poder serem feitos ajustes.

Gráficos na tela do notebook.
O benefício dessa metodologia é elevar a produtividade da equipe, mas com menor estresse. (Reprodução/Unsplash)

Como aplicar ela na prática?

Para explicar, vamos pensar em uma situação hipotética: você percebeu não estão mais chegando potenciais clientes (diminuição no número de leads) nas suas redes sociais. Então, decide que seu objetivo é  “aumentar a divulgação da sua empresa”.

Para conseguir cumprir esse objetivo, precisa destrinchá-lo em metas menores, os resultados-chave, como “aumentar o número de seguidores no Instagram de 10 mil para 15 mil”, “aumentar o engajamento do Instagram em 1%”, etc.

Lembrando que são metas, não as tarefas que você precisará fazer para cumpri-las.

Em seguida, definir um período de tempo que isso precisa ser cumprido. Em geral, são 3 meses. Nesse meio tempo, é necessário que tenha algumas reuniões, para ter ver se houve progresso ou não.

Bem como, tenha ferramentas para medir o desempenho, como o Google Analytics e o Upfluence Software.

Confira abaixo um vídeo do Youtube que mostra como colocar os objetivos e os resultados em um planilha de maneira eficiente.

Como deixar claro para sua equipe?

Outro ponto, é que são seus funcionários que vão desenvolver em maior parte os objetivos e resultados-chave .

Portanto, é de grande importância que eles estejam cientes quais são as OKRs, qual o propósito disso e como eles podem contribuir.

Desse modo, o primeiro passo é definir as OKRs junto com eles. Até porque, esses objetivos precisam ter a ver com a cultura organizacional.

Depois, separar quais departamentos ficarão responsáveis por cada parte e os departamentos dividirem as equipes para cada meta.

Então, criar a planilha mostrada no tópico anterior e compartilhar ela com o time todo, deixando claro que eles precisam atualizá-la constantemente.

Anotando no caderno de lapiseira.
Sendo assim, as OKRs precisam ser parte do dia-a-dia da empresa como um todo. De modo que cada um contribua para chegar nos resultados finais. O que tem a finalidade de evoluir a organização. (Reprodução/Pexels)

Por fim, gostaria de dizer que se ficou alguma dúvida, me conte nos comentários.

Para além disso, aconselho que você dê uma olhada em outras publicações sobre empreendedorismo aqui no blog e no nosso Instagram.