Conforme o casal vai passando mais tempo junto, se conhecendo, o amor vai aumentando e com isso a vontade de estar junto para sempre pode vir. Mas, talvez você ainda não saiba como começar a falar de casamento. Vem ver sobre isso!

O momento em que você sente que aquela pessoa com quem você está é a que quer passar o resto da vida é mágico.

No entanto, uma relação é feita de duas partes. Por isso, muitas pessoas podem ter receio em começar a falar de casamento com medo de a outra pessoa não estar pronta ou nem ao menos pensar na possibilidade.

Mas como a velha máxima diz: o não eu já tenho.

Se você sentir que o momento de vocês darem o próximo passo na relação está chegando é claro que você deve conversar com sua pessoa amada.

Afinal, vocês são parceiros e irão tomar decisões importantes juntos.

Esse começo de conversa pode ser meio sem jeito, mas com certeza vocês acharão um ritmo que os dois fiquem confortáveis sobre falar o que esperam da união.

casal de mãos dadas por cima da mesa, enquanto tomam café, no centro há uma vela e um pote com planta


É normal ter dúvidas?

mulher loira olhando pensativa com mão no queixo


Depois da conversa iniciada e o casamento já em vista é provável que algumas dúvidas possam surgir.

Todo o turbilhão de emoções pode fazer com que você duvide se realmente está pronto para dar esse passo, ou se o momento está certo.

A primeira coisa a se fazer nesse momento é se acalmar, até porque essas dúvidas são coisas completamente normais e, provavelmente, irão continuar acontecendo até o dia da cerimônia em si.

Isso acontece porque a ansiedade afeta todas as pessoas quando fazemos grandes mudanças na vida.

O primeiro passo é banir qualquer culpa que você possa estar sentindo por ter essas dúvidas. Além disso, também é bom tentar diminuir a ansiedade.

Claro que isso não é uma tarefa fácil, mas com certeza te acalmará.

Quando esses medos acontecerem, escreva todos eles e suas preocupações para que você possa analisá-los com calma.

Depois de escrever, coloque notas neles para mostrar o grau de certeza que você tem que eles irão acontecer. Com isso você verá que a probabilidade de eles realmente virarem realidade é bem baixa.

E claro, divida suas preocupações. Não tente carregar todo o peso sozinho, até porque é bem provável que a outra pessoa também esteja sentindo medos semelhantes.

Conversar sobre eles te acalmará e pode até fazer eles irem embora.

Toda mulher tem que saber antes de casar

O tempo em que as princesas só queriam um príncipe para salvá-las já passou.

Hoje em dia, as mulheres são as heroínas das suas próprias histórias e, antes do casamento, elas querem viver e aprender muito a respeito da vida.

As mulheres são independentes, trabalham, querem construir sua vida estável e também ter uma pessoa do lado que as ame como realmente são.

Tudo isso prova que ser mulher atualmente é uma verdadeira revolução.

Mas claro que conselhos sobre o que saber antes de se casar ainda existem. Felizmente, eles não são dicas de como passar, lavar e cuidar da casa.

Na verdade, eles podem até existir, mas as coisas que toda mulher deve saber antes de casar são um pouco mais profundas. Como por exemplo:

10 coisas que você precisa saber antes de se casar

  1. Ninguém vai te “salvar” dos apuros. Você pode, sozinha, sair desses deles perfeitamente.
  2. Conheça-se perfeitamente e as pessoas que te amam, te amarão exatamente como você é, sem querer mudar nada em você.
  3. Não seja influenciada pelo que os outros podem pensar sobre você.
  4. Vá atrás de novas aventuras sempre, por mais que te digam que elas não valem a pena. É sempre melhor se arrepender do que se fez, do que se arrepender do que se deixou de fazer.
  5. Aprenda a gostar de estar só, afinal, essa é a única companhia que você SEMPRE terá ao seu lado.
  6. Jamais tenha medo de se afastar de gente tóxica, por mais que você ame essa pessoa.
  7. Não adie planos, faça o que deve ser feito no tempo em que deve ser feito, porque certas coisas só podem ser realizadas em determinados momentos da vida.
  8. Arrepender-se é algo normal, mas a dor passa. Não demore toda a sua vida lembrando de algo que já se foi. Desapegue e aprenda com o acontecimento.
  9. Acredite no amor verdadeiro, já que ele existe. Só pode ser que seja diferente do que você imaginou ou leu nos livros.
  10. Jamais aceite menos do que você quer!

O que conversar antes do casamento?

casal sentando conversando sorrindo enquanto tomam uma xícara de café

Outra coisa importante na vida do casal que está prestes a dar esse passo na vida a dois é conversar sobre questões que, a priori, podem parecer pequenas na rotina de quem não vive junto ainda.

Mas na realidade podem definir muitas coisas.

Não é preciso ter medo de querer conversar a respeito desses tópicos e começar a vida de casado zerada de pequenas dúvidas. Existem algumas conversas que são indispensáveis.

Uma das conversas mais importantes antes do casamento é sobre filhos. Vocês querem ter? Quantos? Em qual momento? Como querem educá-los?

Clicar para ser atendido pela Altar Clicar para ser atendido pela Altar

Todas essas perguntas devem ser respondidas e alinhadas entre o casal. Lembrando que existem aqueles que não tem certeza completa sobre filhos e os que já estão certos desde sempre.

Por isso que é fundamental que as expectativas estejam colocadas na mesa.

Os cuidados com a futura casa também devem ser discutidos.

Foi-se o tempo que o trabalho doméstico era “coisa de mulher”.

A casa é dos dois, logo, os dois cuidam dela. Por isso a conversa sobre as tarefas domésticas é de extrema importância para que futuras brigas não aconteçam.

Outra conversa que pode ser difícil de ter, mas é necessária, é sobre dinheiro. O que é importante para cada um? Comprar um casa? Carro novo sempre? Viajar o máximo? Guardar dinheiro para o futuro?

E como as contas da casa serão divididas? Mesmo que muitos evitem falar sobre dinheiro, é bem mais fácil discutir sobre antes do casamento do que depois.

E claro, a questão sobre liberdade individual. Os recém casados dificilmente vão querer se desgrudar, mas conforme o relacionamento evolui, as atividades individuais são necessárias.

Por isso é importante que o casal estabeleça pontos sobre elas. Com que frequência? O que não abrem mão de fazer? Com esses pontos alinhados a relação tem tudo para ser saudável e longa.

O que muda com o noivado

casal sentado tomando café, o homem abre uma caixinha com anel de noivado

Antes do casamento tem o noivado. E muita gente com certeza já ouviu que várias coisas mudam quando o anel está no dedo.

Até porque, é um compromisso público sobre os planos de passar a vida junto.

Nesse momento, o relacionamento não vai passar somente por mudanças internas, mas as pessoas também enxergarão o casal de outra forma. Nisso, algumas coisas vão mudar.

Como por exemplo, as brigas irão parecer mais sérias. Até porque, com a iminência de passar a vida junto com aquela pessoa, qualquer atrito que surja parecerá um motivo de pânico.

Clicar para chamar especialista Clicar para chamar especialista

A sociedade irá tratar o casal de uma forma diferente. Isso é uma coisa antiquada, mas quando o casal fica noivo, eles estão dizendo que pretendem fazer parte de uma instituição tradicional e sagrada.

Contudo, as pessoas também sentem que podem fazer comentários. Sejam eles sobre o noivado, o futuro casamento e até mesmo sobre a interação do casal.

E por último, e mais óbvio, a ansiedade aumenta. Para algumas pessoas, o noivado pode ser uma grande sala de espera para o casamento.

Ele é o ensaio para o evento mais importante da vida do casal. E por mais que ele possa ser estressante, é importante tentar aproveitar esse momento.

Tempo de noivado

casal de homem e mulher olhando um para o outro e frente ao mar

Como dito, o período do noivado pode ser de muita ansiedade.

Mas o momento de dar o próximo passo tem que ser quando os dois sentirem que é a hora e estiverem preparados, tanto emocional como financeiramente.

Apenas o casal saberá quando será esse momento. Alguns casais namoram por pouco tempo e ficam noivos por anos.

Já outros namoram por anos e ficam pouquíssimo tempo noivos e já se casam. O ponto importante é que os dois pensem juntos sobre a vida de casal.

Por isso não existe regras ou protocolos que determinem o quanto tempo um noivado deve durar. O que vale é que agora vocês definitivamente irão se casar. Então aproveite o momento.

Por fim, me conte nos comentários o que achou! Ademais, saiba que ao decidir que é a hora certa para se casar, chega o momento de decidir as alianças e com isso você pode contar conosco!

Temos especialistas em alianças que te ajudarão a encontrar o modelo dos seus sonhos ou montar um personalizado. Fale com a Altar e/ou dê uma olhada no nosso site.

Atendimento Personalizado

Deixe uma resposta