O momento de decidir a espessura da aliança é sempre muito trabalhoso. Temos que considerar, peso, formato, preço e praticidade de usar no dia-a-dia, já que é uma peça que ficará sempre conosco.

O mercado de joias oferece muitas opções e preços, podendo ser um pouco sufocante para o casal, primeiramente, precisamos saber quais critérios são os mais importantes. Por isso, juntamos aqui cinco dicas infalíveis para te ajudar nessa hora, confira:

Aliança fina com pedra central preta em uma mão feminina que está apoiada sobre umas flores.
Para saber sobre outros fatores que influenciam na hora de comprar alianças, clique para ler o Guia Completo das Alianças de Ouro. (Reprodução/Unsplash)

1 – O estilo do casal

Todo casal se transforma num só, já ouviu de algum amigo ou familiar que “você age como seu parceiro(a)” ou algo do tipo? Pois é, a convivência entre dois nos faz desenvolver trejeitos do outro, de forma involuntária até.

Então antes de tudo, converse com seu parceiro. A escolha da aliança é muito importante, sendo o símbolo material e religioso da sua união com quem tanto ama, logo ela representa o casal como um só. E a espessura da aliança afeta atividades diárias de quem a usa.

O estilo do casal reflete na escolha, o que é mais adequado para o casal? Algo mais fino e delicado ou mais largo e chamativo, isso diz muito sobre a dinâmica dos dois, talvez um meio-termo entre suas personalidades seja o melhor na hora de escolher a espessura da aliança.

2 – Largura da aliança

Parece óbvio, mas passa despercebido por muitos que a numeração de importa muito na hora de escolher a espessura da aliança. Sobretudo, pense que esse objeto ficará em contato com sua pele todos os dias, enquanto faz atividades variadas.

Sendo assim, uma aliança muito justa pode vir a apertar seu dedo em certos momentos, uma dica legal é optar por alianças anatômicas, pois elas são mais curvas na parte interna, deixando assim seu dedo “respirar” melhor.

Leve em consideração no “desenho” que essa aliança faz em sua mão e escolha com esse pensamento. E note se uma espessura de aliança de 2 mm, por exemplo, envolta de seu dedo,  dá uma visão bonita aos seus olhos, se não, opte por algo médio ou grosso.

Além da estética, considere também a praticidade do uso da aliança, como as atividades físicas, domésticas e afins. Se você ou seu parceiro são pessoas que se movimentam muito durante o dia, uma aliança reta pode atrapalhar,  mas se são mais quietos, talvez seja a melhor escolha.

Imagem mostrando a diferença de largura e espessura da aliança
As alianças mais confortáveis são chamadas de anatômicas, pois tem o interior arredondado. Para isso precisam de mais ouro em sua fabricação e a espessura fica maior. (Reprodução/Unsplash)

3 – Compra online ou presencial?

Outro fator é a pesquisa, alianças, por serem objetos vitalícios e com base em ouro, costumam ter preços que podem ser pesados para certos casais. Procurar pelo preço justo ao bolso é imprescindível, mas hoje sabemos que às vezes a compra de produtos varia de preços do online pro presencial.

Já para a compra presencial, temos a vantagem de poder experimentar, tocar e ver o produto, porém também podemos pagar um pouco mais caro por conta do serviço prestado nas joalherias. Tem também a praticidade de resolver, se caso precisar trocar ou ajustar algo.

A vantagem em procurar online está, no preço que pode ser mais baixo em certas lojas e nas variedades que às vezes numa loja possa demorar a ter, mas também correndo o risco de se frustrar por adquirir um produto que chegue em condições diferentes às que esperamos.

A dica aqui é balancear as duas opções, se escolher por uma loja online se certifique da seriedade da joalheria e busque opiniões de clientes que já comparam com eles e se optar por uma física, dê uma boa olhada em várias espalhadas pela região e compare preços por espessura da aliança.

4 – O estilo da aliança

Apesar de ser uma bijuteria milenar e tradicional, a aliança sofre mudanças de estilo de acordo com o tempo. Não apenas o estilo pessoal, mas o estilo do casal pesa na escolha da espessura da aliança. O ideal seria juntar o que representa o casal no modelo.

Existem alianças tradicionais como a de ouro puro e lisa. Há também a de forma reta, podemos achar por aí modelos com pedras de cristais como diamante, com cortes sofisticados e afins além daquelas que têm o nome gravado na parte interna.

São muitas opções, em geral, a própria joalheria tem modelos pré estabelecidos, cabendo ao casal apenas escolher. Também há os que optam por modelos feitos por encomenda, de acordo com os pedidos específicos dos detalhes na joia.

5 – Por fim, o preço da aliança

Já viu os pontos principais em escolher a espessura da aliança conforme o estilo do casal, da numeração, do objeto em si e decidiu comprar online ou presencial. Agora resta pôr no papel (ou na planilha) os gastos que pretende ter com essa compra.

Para isso, saber que a espessura da aliança fina em geral começa no 2 mm, a média em 4 mm e a grossa em 6 mm, São espessuras padrões que vão mudando a partir da escolha do casal. As mais finas, naturalmente custarão menos e os preços vão variando conforme o aumento dessa largura.

Os quilates entram após essa decisão. Pois, no mercado há ofertas de um anel puro de ouro e anéis misturados com outras composições de metais que dão “liga” ao ouro. Essa composição metálica ajuda a tornar o anel mais maleável.

A divisão do ouro é em 24 quilates, sendo este o puro e suas variações como às 22, 18, 14 e 10 quilates. Essa também é uma informação importante para se ter quando pensamos em preços de alianças.

  • Quero ajuda para escolher a espessura da minha aliança

Por fim, vemos que escolha de uma espessura da aliança é tomada a partir de várias outras escolhas. Pequenos detalhes que lavam a decisão final, após muita pesquisa de mercado, de preços, estilos e gosto pessoal do casal. Por isso, na hora de escolher, seja criterioso, pois é um objeto para toda a vida.

Agora que você tem essas dicas e noções básicas, vá em frente na sua pesquisa, compare preços e lojas para ter uma melhor aquisição. Não esqueça de questionar sobre a garantia do produto também, e boa sorte!

Deixe uma resposta