Vivemos em um tempo que a tecnologia faz parte da nossa vida. Desde os celulares, computadores, assistentes virtuais (como a Alexa), até as lojas substituindo funcionários por telas touchscreen para fazer o pedido (como o Mc Donald’s). Apesar de ser natural para gente, ainda não fazemos o uso adequado dela. Pois, está exagerado. Conforme o Digital Global Overview Report, a média de horas que passamos na Internet é de quase 7 horas, ou seja mais da metade do dia. Claro que não usamos apenas para o lazer, e nessas horas está contando o tempo de trabalho ou estudos também. Contudo, o foco que daremos hoje é em como esse tempo todo que passamos na Internet, e em suas redes sociais, afeta os relacionamentos amorosos. E tentar achar uma alternativa para como equilibrar o relacionamento com o uso da Internet.

Homem e mulher deitados. Ela tem cabelo curto preto e usa blusa de manga longa branca, está com braço em volta dele. Ele está de camiseta branca, cabelo raspado, a mão do lado esquerdo está em cima da mão dela, e a mão direita está segurando o celular no ouvido

A Internet é parte da nossa vida. Mas não pode ser ela toda. Principalmente, tratando de relacionamentos. (Reprodução/Pexels)

Sinais para prestar atenção se está se tornando um problema:

Antes de mais nada, que apesar de eu estar falando “você” quero pontuar que essas atitudes podem estar vindo de você ou dele.

1- Você não entende o que seu parceiro está falando, porque estava prestando atenção no celular?

Mulher de blusa longa branca, com cabelo castanho escuro bagunaçado repartido no meio, está deitada na cama mexendo no celular iphone. Os lençois, o travesseiro e a capa do celular são brancos também.

Os celulares se tornaram tão usais no dia-a-dia, que as vezes não percebemos que estamos prestando mais atenção neles, do que nas pessoas a nossa volta. (Reprodução/Pexels)

Se no momento em que ele está te contando algo, você continua olhando para a tela do celular/computador, não é um bom sinal.

As telas foram feitas para prestarmos atenção constantemente nelas. São várias novidades, a todo segundo, com imagens chamativas e vídeos curtos. Por isso, eu entendo o motivo. Mas, fazer isso constantemente, pode fazer seu parceiro se sentir deixado de lado e atrapalhar na comunicação do casal. E como sempre é dito, comunicação é a chave.

2- Você posta todos os momentos nas redes sociais?

Este é um problema que se estende para além dos relacionamentos. Quando postamos todos os momentos do nosso dia, acabamos deixando de aproveitá-los completamente. Além de que, como bem sabemos, muitas vezes faz parecer que as pessoas estão mais felizes do que realmente estão, criando ilusões.

Claro, que uma foto ou vídeo aqui e ali não tem problema.  Só tem, quando atrapalha você aproveitar o que está vivendo, seja sozinha ou acompanhada.

3- Você não tem momentos livres do celular?

Mulher está sentada na cama, mexendo no celular, ela tem cabelo longo e solto na cor castanho escuro e mecha loira na franja, está usando um mcasaco cinza, blusa gola alta branca, calça jeans e bota. Mais para frente, no primeiro plano da fotografia, o homem, tem cabelo grande castanho escuro, assim como sua barba, ele usa suéter cinza escuro, também está sentado na cama enquanto mexe no notebook.

Repare o quanto tempo gasta nas redes sociais para começar. (Reprodução/Pexels)

As tecnologias são práticas e confortáveis. Podemos saber as notícias, conversar com os amigos e familiares, se entreter com publicações, vídeos no Youtube, TikTok e aplicativos de streaming, como a Netflix, tudo com apenas um aparelho, seja o celular, o tablet ou notebook.

E como são práticos, nós os levamos a todos os lugares o tempo todo. Portanto, é bem provável que vocês não têm um lugar ou horário definido para ficar só os dois. O qual poderia ser, por exemplo, antes de dormir. Deixar os celulares carregando em outro lugar e realmente conversar.

4- Até as discussões são on-line?

Se você é alguém que precisa escrever para conseguir desabafar, pois consegue se expressa melhor, está tudo bem. Mas, uma situação bem diferente é se você só consegue falar sobre o que te incomoda e brigar através de textos, como um mecanismo de defesa. O que pode te distanciar do seu parceiro.

Afinal, as tecnologias não deveriam substituir discussões face-a-face. Se você notou que é um padrão seu, tente gradualmente, ou seja, aos poucos, falar sobre o que te incomoda pessoalmente.

Então, como equilibrar o relacionamento e o uso da Internet?

1- Passando mais tempo juntos

É importante ter certeza que não estamos negligenciando o amado em favor de passar mais tempo mexendo nas redes sociais. Por isso, tente reduzir o tempo que passa na Internet, e veja a mudança acontecer no relacionamento de vocês.

Sei que é complicado, na correria dos dias atuais, reservar algum tempo. Principalmente, para quem trabalha de home office e/ou com redes sociais. Porque é mais complicado conseguir separar o que é a vida pessoal e o que é a vida profissional. Porém, tentem definir, pelo menos alguma hora do dia ou um dia específico da semana, para tirar um tempo só para os dois poderem sair ou só ficarem juntos e se conectarem.

Homem e mulher atravessando a rua e rindo. Ele usa touca vinho e tem cabelo curto castanho escuro, e barba rala. Usa casaco marrom escuro de botão e está aberto, com uma blusa branca por baixo. Enquanto, ela é loiro de cabelo longo, está de casaco branco aberto e usa um top verde de gola alta e calça jeans. Ambos estão segurando um copo de café estilo starbucks na mão, a embalagem é de cor laranja.

Separe um momento específico da semana para sempre passarem a dois. (Reprodução/Pexels)

2- Usando a Internet a seu favor

Por último, é pensar em como as redes sociais podem ajudar no relacionamento. Alguns exemplos são: mandar mensagens durante o dia, para mostrar que está pensando nele. Bem como, aproveitar a Internet. Assistam filmes, joguem juntos, etc.

Bom, além dessas dicas, você também pode contribuir nosso post sobre como ter um relacionamento mais saudável. Por agora, me conta o que achou sobre o artigo de hoje e se você está passando por algo parecido.

Categorizado em: