Entre as várias decisões que são necessárias tomar ao planejar um casamento, o buquê está entre elas. Pois, é usado tanto pela noiva, quanto pela dama de honra e as madrinhas. Contudo, não precisa ser algo complicado, lendo este artigo você irá perceber que sabendo as diferenças de cada um, fica bem simplesa parte do como escolher o buquê perfeito para o seu casamento.

Segurando um buquê. Ela tem tatuagens de pássaros no braço.
Todos os buquês que serão apresentados, são encantadores. Escolha o que combina mais contigo. (Reprodução/Pexels)

Quais tipos de buquê existem?

Na verdade, existem diversos tipos de buquê, mas vou te contar sobre os principais que você precisa conhecer.

1- Buquê Redondo

Provavelmente, você já viu muito este buquê, pois ele é o tradicional. Suas flores ficam bem arranjadas e simétricas, passando uma imagem organizada. Ele tem a vantagem de ser bem versátil combinando com diferentes tipos de cerimônias e horários. Seu tamanho costuma ir do médio ao pequeno.

Buquê redondo branco.
O buquê clássico combina com todos os lugares. (Reprodução/Pinterest)

2- Buquê Nosegay

Não tão conhecido aqui no Brasil, o buquê Nosegay recebeu esse nome nos tempos medievais quando era usado para melhorar o cheiro nas ruas. Se reparar, ele também tem um formato redondo igual a opção anterior, a diferença é que ele é menor, de modo que é possível segurá-lo em uma só mão. Além disso, ele tem menos flores, as quais são amarradas bem apertadas para parecer que vêm de um só caule.

Buquê nosegay branco,
Delicado e encantador. (Reprodução/Pinterest)

3- Buquê Cascata

Seu modelo dramático em queda lembra uma cascata, como o nome sugere. Assim, ele combina mais com casamentos noturnos e de alta produção. Outro ponto, para considerar escolher esse buquê, é que ele voltou aos holofotes. Tendo feito sucesso na década de 1980, por ser usado no casamento da Princesa Diana com o Príncipe Charles.

Buquê cascata branco e rosa.
Com um efeito dramático, todos lembrarão da sua entrada. (Reprodução/Pinterest)

4- Buquê Braçadeira

Com longas folhagens e caules extensos, o buquê braçadeira foi feito para ser carregado de lado no braço. Dessa forma, traz uma sensação de que acabou de ser colhido no campo. Mas, isso não significa que ele não é sofisticado, depende de como é montado. Exemplo disso, na imagem abaixo, as flores vermelhas afastam completamente a ideia da simplicidade.

Buquê braçadeira vermelho.
Será um caminhar encantador para o altar. (Reprodução/Pinterest)

5- Buquê Assimétrico

Principalmente se seu casamento for no campo ou na praia, uma ideia nova que anda ganhando destaque é o buquê assimétrico. Também conhecido como desconstruído. Isso se deve a sua mistura de folhagens e flores diferentes. Contudo, é necessário lembrar que ele sobressai por sua aparência exuberante. Em função disso, é preciso tomar cuidado para não chamar mais atenção do que você.

Buquê assimétrico.
Inovador e interessante, esse buquê capta a atenção.(Reprodução/Pinterest)

Quais flores escolher?

Após escolher o formato do buquê, entra a questão de qual ou quais flores estarão nele. Alguns buquês são formados por um único tipo de flor, enquanto outros fazem misturas de vários. Sendo assim, vou te dar dicas das flores mais bonitas para casamentos.

As flores de tamanhos maiores, são: as rosas, as tulipas, os lírios, os girassóis, as magnólias, as orquídeas, entre outras. Elas costumam ser a peça principal. E então, são complementadas por flores menores, para dar mais volume, tais quais: as lavandas, os lírios-do-vale, as gipsófilas, etc.

Buquê pequeno branco, vermelho e lilás.
Normalmente, faz-se essa mistura de flores de tamanhos diferentes. (Reprodução/Pinterest)

Quais as melhores cores?

Para escolher as cores, é preferível ser de acordo com a paleta do seu casamento. Então, se a maior parte da decoração for rosa, o buquê pode ser um rosa bebê com branco, por exemplo. Em geral, as cores mais claras ficam melhor, mas não há nada que impeça fazer uma mistura de cores. Desse modo, você pode pedir uma ajuda para o florista, sobre quais combinam mais.

Buquê e sapato da noiva no chã, atrás pode se ver o vestido.
Confira nosso post sobre como escolher a paleta de cores do seu casamento. (Reprodução/Pinterest)

Por fim, é bom lembrar que é necessário fazer as reservas com antecedência na floricultura escolhida. Assim, você não vai precisar se preocupar com imprevistos e poderá focar nos outros preparativos.

Agora que você já sabe como escolher o buquê perfeito, me conta nos comentários qual tipo é o seu favorito!

Deixe uma resposta