Tradicionalmente, estamos acostumados a ir em igrejas assistir lindos casamentos. Contudo, esse não é o sonho de todo casal.

Muitos querem realizar o casamento em um local aberto, como na praia ou no campo.

Se você se identificou, continue lendo para saber como fazer um casamento ao ar livre!

Noivos se olhando. Há um lago e uma floresta de fundo. Ela veste um vestido de casamento curto na cor pêssego e segura um buquê, enquanto ele veste blazer cinza, camisa branca e calça marrom.
Seja para decidir se um casamento ao ar livre é para você ou para ver como fazer, essas dicas vão te ajudar. (Reprodução/Pexels)

Sumário

Como fazer um casamento ao ar livre?

A seguir você verá 8 dicas simples para organizar um casamento ao ar livre, mas que farão toda a diferença.

Escolha o Local

Primeiramente, é preciso escolher onde você quer realizar a cerimônia. Podendo ser: praia, campo, fazenda, jardim, chácara, praça, rooftop, entre outros.

Em seguida, decidir se a cerimônia e a festa vão acontecer no mesmo lugar. Ademais, ter uma noção de quantas pessoas pretende-se convidar. Esses passos são importantes, porque ajuda você a limitar as opções.

Para facilitar, vamos supor que você decidiu que quer casar em uma chácara, que a cerimônia e a festa vão acontecer juntas nela e que serão em média 300 convidados.

A partir disso, quando for olhar chácaras, já sabe que ela necessita ser grande e com espaço para vocês dois trocarem de roupa antes da festa e/ou jantar.

Noivos se casando em um rooftop de dia, eles estão de mãos dadas olhando um para o outro, e os convidados sentados - como fazer um casamento ao ar livre?
Casar ao ar livre oferece um cenário natural encantador, demandando cuidados na organização para garantir uma experiência memorável, desde a escolha do local até a seleção criteriosa da decoração para casamento ao ar livre.

Fique Atenta aos Detalhes

Quando se contrata um cerimonialista, é ele quem resolve todos os problemas, detalhes e pensa em mil situações que podem aparecer.

Mas, se você não quiser ou puder contratar um, precisará ficar atenta a algumas questões.

Primeiro, é imprescindível checar se o local tem todas as acomodações e detalhes necessários, como banheiros, geladeiras, bebedouros.

Ou se será preciso resolver cada um desses individualmente.

Se for, tem como alugar um banheiro químico, ver se o pessoal do buffet tem algum tipo de frigobar para manter as bebidas geladas e pedir para eles levarem jarros de água.

Além disso, têm as fotos. Dependendo do horário do dia a luz muda e com isso o efeito das fotografias também.

Dessa maneira, converse com o fotógrafo qual o melhor lugar para posicionar a cerimônia.

Bar rústico escrito "drink" em casamento ao ar livre
A organização de um casamento ao ar livre envolve planejamento minucioso, considerando fatores como clima, estrutura do local e, principalmente, a harmonização da decoração para casamento em ar livre, buscando simplicidade e elegância.

Veja como Estará o Tempo

O casamento ao ar livre é suscetível a ter interferências. No sentido de que pode chover, ventar, estar muito frio ou muito quente.

Esse é um ponto que você precisa ter em mente. Por isso, ao definir o local cheque como estará o tempo no ano todo.

O período sem chuvas, de seca, é melhor para não ter contratempos.

Mesmo assim, na semana anterior ao casamento, olhe novamente se não houve alguma alteração para vocês se prevenirem e avisarem aos convidados.

Convidados em par e noivos debaixo de guarda-chuvas
Como organizar um casamento ao ar livre demanda atenção aos detalhes, a escolha estratégica da decoração torna-se fundamental, integrando elementos naturais e uma paleta de cores suaves para criar um ambiente acolhedor e sofisticado.

Considere Colocar uma Tenda

Se o casamento for de manhã ou de tarde, pode ser que o sol fique muito forte nos convidados, que ficarão tanto tempo sentados.

Desse modo, é bom considerar colocar uma tenda ou vários guarda-chuvas para deixá-los mais confortáveis.

A mesma dica serve se for ter chuva durante o casamento.

Tenda em casamento vista de fora
Casamento em ar livre requer uma abordagem cuidadosa na organização, desde a definição do local até a seleção de flores e elementos de decoração que complementem a beleza natural do ambiente, proporcionando um evento inesquecível.

Seja Clara no Convite

Um casamento ao ar livre costuma ser mais informal e os convidados precisam estar preparados para isso.

Por exemplo, se for na praia, não tem como usar salto fino. Já em um casamento de dia no parque, os homens não precisam usar terno.

Dessa forma, deixe avisado no convite e/ou site de casamento onde a cerimônia será realizada e qual o dress code.

Exemplo de um modo simples de especificar: “O casamento será realizado no campo. Nós sugerimos trazer agasalhos, pois costuma ser frio nessa época do ano.”

Convite casamento na cor amarela
A organização de um casamento ao ar livre, por sua simplicidade encantadora, exige uma decoração estratégica que valorize a beleza natural do cenário, criando uma atmosfera romântica e acolhedora para os noivos e convidados.

Arrase na decoração

Em relação à decoração, observe o lugar que será realizado, pois ele pode indicar como criar o cenário ideal.

Por exemplo, se for casar em uma floresta, estarão rodeados de árvores, então, pode colocar luzes decorativas/pisca-pisca nelas.

Em geral, uma decoração mais rústica combina muito com casamentos ao ar livre. Como, móveis feitos de madeira, muitas folhagens e flores.

Mais do que isso, como dito anteriormente, preparar alguma tenda ou guarda-chuva para os convidados é uma boa precaução.

Decoração de casamento ao ar livre com as mesas e cadeiras de madeira, com arranjos de flores nas mesas, e pisca pica passando por cima
Ao organizar um casamento ao ar livre, a decoração desempenha um papel crucial na criação de um ambiente íntimo e aconchegante, harmonizando elementos simples e elegantes que se integram perfeitamente à natureza circundante.

Iluminação Adequada

Se o casamento for acontecer à noite, é essencial ter uma boa iluminação em todos os pontos da festa. Seja com lâmpadas ou pisca-pisca.

Além disso, que tal colocar velas (bem protegidas) como parte da decoração das mesas?

Por fim, formas criativa de adicionar mais luzes na decoração do casamento ao ar livre, é fazer um “teto” de luzes ou colocar pequenas luzes penduradas em galhos.

Vestido de Noiva para Casamento ao Ar Livre

Muitas noivas optam por vestidos leves e fluidos, como os de tecidos como chiffon, organza ou renda, que capturam a brisa suave e adicionam um toque etéreo à sua aparência.

Bem como, detalhes delicados, como bordados florais ou aplicações de renda inspiradas na natureza, adicionam um toque romântico e harmonizam-se de maneira encantadora com o cenário ao ar livre.

Essas foram as dicas. Ficou alguma dúvida de como fazer um casamento ao ar livre? Me conta nos comentários!

E claro, para as melhores alianças e joias para seu casamento, conte com a Altar, a joalheria com o atendimento mais especial do Brasil!