Tradicionalmente, estamos acostumados a ir em igrejas para assistir os casamentos. Os quais costumam ser lindos. Contudo, esse não é o sonho de todo casal. Muitos  querem um local aberto, como uma praia, um campo, querem fazer decorações temáticas, etc. Se você se identificou, continue lendo para saber como fazer um casamento ao ar livre!

Noivos se olhando. Há um lago e uma floresta de fundo. Ela veste um vestido de casamento curto na cor pêssego e segura um buquê, enquanto ele veste blazer cinza, camisa branca e calça marrom.
Seja para decidir se um casamento ao ar livre é para você ou para ver como fazer, essas dicas vão te ajudar. (Reprodução/Pexels)

Escolha o local

Primeiramente, é preciso escolher onde você quer realizar a cerimônia. Podendo ser: praia, campo, fazenda, jardim, chácara, praça, rooftop, entre outros. Em seguida, decidir se a cerimônia e a festa vão acontecer no mesmo lugar. Ademais, ter uma noção de quantas pessoas pretende-se convidar.

Esses passos são importantes, porque ajuda você a limitar as opções. Para facilitar, vamos supor que você decidiu que quer casar em uma chácara, que a cerimônia e a festa vão acontecer juntas nela e que serão em média 300 convidados. A partir disso, quando for olhar chácaras, já sabe que ela necessita ser grande e com espaço para vocês dois trocarem de roupa antes da festa e/ou jantar.

Fique atenta aos detalhes

Quando se contrata um cerimonialista, é ele quem resolve todos os problemas, detalhes e pensa em mil situações que podem aparecer. Mas, se você não quiser ou puder contratar um, precisará ficar atenta a algumas questões.

Primeiro, é imprescindível checar se o local tem todas acomodações e detalhes necessários. Como banheiros, geladeiras, bebedouros. Ou se será preciso resolver cada um desses individualmente. Se for, tem como alugar um banheiro químico, ver se o pessoal do buffet tem algum tipo de frigobar para manter as bebidas geladas e pedir para eles levarem jarros de água.

Além disso, tem as fotos. Dependendo do horário do dia a luz muda e com isso o efeito das fotografias também. Dessa maneira, converse com o fotográfo qual o melhor lugar para posicionar a cerimônia.

Veja como estará o tempo

O casamento ao ar livre é suscetível a ter interferências. No sentido de que pode chover, ventar, estar muito frio ou muito quente. Esse é um ponto que você precisa ter em mente. Por isso, ao definir o local cheque como estará o tempo no ano todo. O período sem chuvas, de seca, é melhor para não ter contratempos.

Mesmo assim, na semana anterior ao casamento, olhe novamente se não houve alguma alteração para vocês se prevenirem e avisarem aos convidados.

Considere colocar uma tenda

Se o casamento for de manhã ou de tarde, pode ser que o sol fique muito forte nos convidados, que ficarão tanto tempo sentados. Desse modo, é bom considerar colocar uma tenda ou vários guarda-chuvas para deixá-los mais confortáveis. A mesma dica serve se for ter chuva durante.

Seja clara no convite

Um casamento ao ar livre costuma ser mais informal e os convidados precisam estar preparados para isso. Por exemplo, se for na praia, não tem como usar salto. Já em um casamento de dia no parque, os homens não precisam usar terno.

Dessa forma, deixe avisado no convite e/ou site de casamento onde a cerimônia será realizada e qual o dress code. Exemplo de um modo simples de especificar: “O casamento será realizado no campo. Nós sugerimos trazer agasalhos, pois costuma ser frio nessa época do ano.”

Arrase na decoração

Em relaçao a decoração, observe o lugar que será realizado, pois, as vezes, ele mesmo tem características perfeitas. Por exemplo, se for casar em uma floresta, estarão rodeados de árvores, então, pode colocar luzes decorativas/pisca-pisca nelas.

Em geral, uma decoração mais rústica combina muito com casamentos ao ar livre. Como, móveis feitos de madeira, muitas folhagens e flores.

Mais do que isso, como dito anteriormente, preparar alguma tenda ou guarda-chuva para os convidados é uma boa precaução.

Essas foram as dicas. Ficou alguma dúvida de como fazer um casamento ao ar livre? Me conta nos comentários!

Deixe uma resposta