Atualmente, é comum sair da casa dos pais e ir morar sozinha. Contudo, ainda há muitas pessoas que só vão embora quando se casam. O que pode ser difícil de lidar. Visto que, está deixando o local que sempre foi seu lar. No qual, você era cuidada e já tinha uma rotina pré-estabelecida. Se você se encontra nesta situação, continue lendo sobre como lidar com sair da casa dos pais para se casar.
Enquanto ainda mora com os pais:
Se você e seu namorado decidiram se casar ou se juntar e você percebeu o quão apegada ainda é aos seus pais, é melhor começar algumas mudanças desde já. Como notar onde estão as dificuldades: são eles que pagam as contas? Resolvem seus problemas? Marcam suas consultas médicas? Afinal, às vezes eles interferem nas pequenas e grandes partes da sua vida. O que não é necessariamente ruim, mas agora que você está prestes a se mudar, é melhor identificar essas coisas, para começar a lidar melhor e se preparar.
Ademais, comece a planejar a vida nova com seu amor. Eu sei que seus pais têm a experiência e os conselhos valiosos a fazer. Contudo, já iniciar a tomar as decisões só os dois, te ajudarão a acostumar a sua nova realidade. Por exemplo, façam o planejamento do casamento junto, bem como, o planejamento a nova casa. Conversem sobre o que precisa ter nela, quem vai pagar por qual parte, etc.
Depois de mudar de casa:
O costume normalmente, é no dia do casamento se mudar da casa dos seus pais para qual você vai começar a dividir com seu esposo. Na realidade, pode ser um pouco antes ou depois disso. Pois, dependendo das condições financeiras do casal, é preciso ficar mais algum tempo na casa de algum familiar. No entanto, essa condição é temporária e em algum momento vocês terão seu cantinho.
Quando esse momento chegar, há duas formas de lidar com sair da casa dos pais. A primeira, seria se mudar para um local bem distante. É uma decisão mais brusca, mas ela tem seus benefícios, como aprender a lidar sozinhos com as nova situações e não poderem correr de volta para os pais a qualquer briga. A segunda, é fazer a mudança para um local próximo e de forma gradual, fazendo os pais parte do processo, de modo que eles se sintam bem-vindos.
Além dessa distância geográfica, é importante iniciar outras distâncias, sendo elas, respectivamente, a emocional e a finânceira.
Distância emocional:
Se você é próxima aos seus pais, é possível que você os busque quando estiver lidando com problemas. Seja dificuldades no trabalho, na sua vida pessoal e amorosa, eles estão prontos a te dar conselhos e conforto.
Apesar que eles sempre serão alguém para se apoiar e levar em consideração, lembre-se que seu esposo passou a ser a prioridade na hora de contar emocionalmente. Ele deveria ser quem você fala quando surge algum problema e vice-versa. Desse modo, a relação de vocês irá amadurecer e previnir que vocês tragam os pais para qualquer problema do casamento.
Distância financeira:
Assim como deixar a casa dos pais fisicamente, o financeiro também coloca um limite. Mesmo que essa questão já seja obvia para a maioria, achei melhor falar dela. No começo o casal costuma receber uma ajuda, no chá de panela, com os móveis da casa. Porém, não pode ir muito além disso.
Por fim, nesse ponto, é necessário lembrar que vai levar um tempo até vocês chegarem onde desejam. Afinal, seus pais não compraram tudo que tem hoje em um ano, leva alguns anos.
Deixar a casa dos pais e começar uma nova familia, é uma experiência incrível, mas isso não a faz ser fácil. Então, te desejo uma boa sorte nesta nova fase e espero ter ajudado de alguma forma. Me conta nos comentários como está sendo.