Atualmente, é comum sair da casa dos pais e ir morar sozinha. Contudo, ainda há muitas pessoas que só vão embora quando se casam. O que pode ser difícil de lidar. Visto que, está deixando o local que sempre foi seu lar. No qual, você era cuidada e já tinha uma rotina pré-estabelecida. Se você se encontra nesta situação, continue lendo sobre como lidar com sair da casa dos pais para se casar.

Mulher fazendo as malas. Ela está de pé, tem cabelos crespos castanhos e usa blusa branca curta e saia xadrez cinza.

Qualquer quebra no que estamos acostumado é difícil. (Reprodução/Pexels)

Dicas para lidar com sair da casa dos pais

Enquanto ainda mora com os pais:

Filha abraçando a mãe por trás, enquanto a mãe prepara a massa da comida na bancada da cozinha.

Começar mais cedo pode tornar mais fácil. (Reprodução/Pexels)

Se você e seu namorado decidiram se casar ou se juntar e você percebeu o quão apegada ainda é aos seus pais, é melhor começar algumas mudanças desde já. Como notar onde estão as dificuldades: são eles que pagam as contas? Resolvem seus problemas? Marcam suas consultas médicas?

Afinal, às vezes eles interferem nas pequenas e grandes partes da sua vida. O que não é necessariamente ruim, mas agora que você está prestes a se mudar, é melhor identificar essas coisas, para começar a lidar melhor e se preparar.

Ademais, comece a planejar a vida nova com seu amor. Eu sei que seus pais têm a experiência e os conselhos valiosos a fazer.

Contudo, já iniciar a tomar as decisões só os dois, te ajudarão a acostumar a sua nova realidade.

Por exemplo, façam o planejamento do casamento junto, bem como, o planejamento a nova casa. Conversem sobre o que precisa ter nela, quem vai pagar por qual parte, etc.

Depois de mudar de casa:

Casal em um nova casa, cheio de caixas para desempacotar. Eles estão dançando juntos. Ela está de cabelo solto e usa blusa ade manga curta e calça branca, enquanto ele usa blusa de frio cinza e calça jeans.

Uma nova jornada está prestes a começar.  (Reprodução/Pexles)

O costume normalmente, é no dia do casamento se mudar da casa dos seus pais para qual você vai começar a dividir com seu esposo.

Na realidade, pode ser um pouco antes ou depois disso. Pois, dependendo das condições financeiras do casal, é preciso ficar mais algum tempo na casa de algum familiar. No entanto, essa condição é temporária e em algum momento vocês terão seu cantinho.

Quando esse momento chegar, há duas formas de lidar com sair da casa dos pais. A primeira, seria se mudar para um local bem distante.

É uma decisão mais brusca, mas ela tem seus benefícios, como aprender a lidar sozinhos com as nova situações e não poderem correr de volta para os pais a qualquer briga.

A segunda, é fazer a mudança para um local próximo e de forma gradual, fazendo os pais parte do processo, de modo que eles se sintam bem-vindos.

Além dessa distância geográfica, é importante iniciar outras distâncias, sendo elas, respectivamente, a emocional e a financeira.

Distância emocional:

Se você é próxima aos seus pais, é possível que você os busque quando estiver lidando com problemas. Seja dificuldades no trabalho, na sua vida pessoal e amorosa, eles estão prontos a te dar conselhos e conforto.

Apesar que eles sempre serão alguém para se apoiar e levar em consideração, lembre-se que seu esposo passou a ser a prioridade na hora de contar emocionalmente. Ele deveria ser quem você fala quando surge algum problema e vice-versa.

Desse modo, a relação de vocês irá amadurecer e prevenir que vocês tragam os pais para qualquer problema do casamento.

Casal sentado num colchão tomando café da manhã. Ambos seguram uma caneca branca na mão. Ele tem cabelo grande, barba e veste regata cinza e calça preta. Ela está de coque e veste blusa de manga 3/4 verde militar com calça legging preta.

Vocês estão construindo uma nova vida e nela se apoiarão um no outro.(Reprodução/Pexels)

Distância financeira:

Assim como deixar a casa dos pais fisicamente, o financeiro também coloca um limite.

Mesmo que essa questão já seja obvia para a maioria, achei melhor falar dela. No começo o casal costuma receber uma ajuda, no chá de panela, com os móveis da casa. Porém, não pode ir muito além disso.

Por fim, nesse ponto, é necessário lembrar que vai levar um tempo até vocês chegarem onde desejam.

Afinal, seus pais não compraram tudo que tem hoje em um ano, leva alguns anos.

 

Deixar a casa dos pais e começar uma nova família, é uma experiência incrível, mas isso não a faz ser fácil. Então, te desejo uma boa sorte nesta nova fase e espero ter ajudado de alguma forma. Me conta nos comentários como está sendo.