Com o tempo de uso os acessórios, como pulseira, colar, aliança, etc., podem acabar escurecendo. Isso acontece por causa da oxidação. O que pode ser intensificada pelo contato com o suor, cloro, produtos de limpeza e poluição. Ademais, também tem a sujeira do dia-a-dia que deixa com uma aparência embaçada. Portanto, para aprender como limpar joias e semijoias, confira as dicas abaixo.

Segurando a corrente do colar dourado.
As joias feitas de ouro são mais difíceis de oxidar, mas ainda pode acontecer. (Reprodução/Pexels)

Esse é um conhecimento essencial tanto para nossa vida pessoal, como também para profissional, se você trabalha com a revenda de joias e semijoias. Dado que, pode ser a dúvida dos cliente.

Limpeza de joias e semijoias

Método 1

Em primeiro lugar, algo bem simples para fazer no seu cotidiano. Pois, pode notar que a joia está opaca, engordurada ou algo do tipo. Basicamente, você vai precisar de um pano macio e seco e esfregar a joia/semijoias por alguns minutos. Se puder, tenha uma flanelinha mágica, que vem com uma cera própria de polimento, é possível comprar pela internet.

Polindo aliança com flanelinha azul.
Esse procedimento já ajuda ela a recuperar o brilho. (Reprodução/Reader’s Digest)

Método 2

Em segundo lugar, se você planeja uma limpeza mais profunda, principalmente, para as peças que estão mais antigas, você vai precisar de água morna, detergente ou sabão neutro e uma escova limpa de cerdas macias. Antes de mais nada, é necessário frisar que se o acessório em questão tem algum tipo de pedrinha, seja de pedra sintética ou natural (como o diamante), não pode esquentar muito a água, visto que isso poderia fazer as pedras soltarem.

Seguindo para o passo-a-passo, pegue um recipiente e coloque a água morna com detergente e deixe seus acessórios submersos. Em seguida, pegue a escova de dente e levemente limpe cada joia. A escova é muito recomendada se você estiver limpando uma joia/semijoia com pedra, pois alcança mais profundamente. Depois, enxague com água corrente. Por último, seque com um paninho macio ou com o secador no jato frio.

Limpando aliança com escova de dente azul.
Se só tiver sabão em barra, é só ir passando a espuma dele em cada peça. (Reprodução/Bellos Cleaning)

Método 3

Em terceiro lugar, se seu acessório está escuro ou esverdeado, pode limpar com pasta de dentes. Contudo, é preciso que seja daquela totalmente branca. Então, comece lavando com um sabão neutro e depois pegue uma escova de dentes e coloque o creme dental e esfregue na sua aliança, anel, colar ou o que for, até remover a oxidação. O método de secar permanece igual do método anterior, com um pano/toalha ou secador no modo frio.

Método 4

Em quarto lugar, se está afim de investir, por ter muitas peças, existem produtos de limpeza próprio que vendem para ajudar no processo de polimento. Aplique o produto que comprar com um algodão. Depois, pode fazer o passo da água com detergente ou da flanelinha, se preferir.

Acessórios submersos em água com sabão.
Ademais, recomendo guardar suas joias, semijoias e bijuterias de forma separada, em seus saquinhos ou caixas. Para que não ocorra contato e fricção entre elas. (Reprodução/J.H Young)

Por fim, é importante pontuar que existem muitas outras receitas caseiras para limpar as semijoias e as joias. Porém, não achei adequado trazer algumas, como as que contém vinagre ou bicarbonato de sódio, pois, pode acabar sendo agressivo para a peça com o uso contínuo.

Todas as receitas mostradas aqui servem para joias ou semijoias, independente do tipo. Mas, se ficou qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que vou adorar ler! Até breve.

Deixe uma resposta