Passou mais de um ano de pandemia, em que foi necessário fechar e abrir os comércios diversas vezes.

Neste tempo, as rotinas precisaram ser adaptadas ao “novo normal”. Entre elas, ocorreu o aumento do home office, chegando a  7,3 milhões de pessoas trabalhando de casa, segundo o IPEA.

Ademais, mesmo com o fim da pandemia, a previsão é que o número de trabalhos em home office continuem crescendo.

Desse modo, é importante pensar como essa modalidade pode afetar nossa vida pessoal.

Então, se você e seu marido estão em casa de home office, aprenda a como manter o relacionamento saudável nesta nova realidade.

Casal juntos em casa trabalhando, ele está mexendo no notebook e ela está com algumas folhas de papel, enquanto olha sorridente para ele. Ela usa blusa de manga longa e gola altar na cor verde e tem cabelo afro, ele está de camiseta branca e tem cabelo liso curto e barba.
A impressão é que no home office estarão passando mais tempo juntos, porém, não é tão simples assim. (Reprodução/Pexels)

Em primeiro lugar, se ambos estão de home office, há a vantagem de que vão ter mais tempo juntos, se vendo.

Contudo, não fomos feitos para passar 24 horas juntos. Todos precisam ter um tempo para si, para recarregar as energias.

Não ter esse tempo,  pode tornar a relação complicada e vocês dois acabarem ficando estressados um com o outro.

Outro ponto, é que trabalhar em casa, costuma trazer um problema comum de não conseguir separar a vida profissional da pessoal.

Algumas dicas para ajudar a manter o relacionamento saudável, nesse contexto, são:

1- Tenha um tempo para você

Mulher fazendo skin care. Ela tem cabelo castanho preso e usa suéter branco.
Já é vantajoso tirar um tempo para si, dado a situação do home office. Mas, com mais pessoas em casa, como marido e/ou filhos, se torna essencial. (Reprodução/Pexels)

Como vocês estão passando mais tempo juntos, é importar tirar um tempo para ficar sozinha.

Nem que seja uma meia hora, para você dar uma volta, uma caminhada, ir tomar um sorvete ou algo do tipo. Desse modo, com certeza voltará renovada e se sentindo melhor.

2- Trabalhem em espaços separados

Mulher sentada trabalhando no computador de home office. Ela tem cabelo loiro preso em um coque e usa camisa branca e calça preta.
Ter seu cantinho para trabalhar, ajuda a se concentrar melhor.(Reprodução/Pexels)

Trabalhar em espaços separados não é possível para todo mundo. No entanto, se sua casa tem tamanho suficiente, é uma boa!

Caso contrário, pode confundir mais ainda a diferença entre pessoal e profissional. Além de causar distrações e poder atrapalhar.

3- Tenham rotina

Mão segurando um relógio despertador branco, enquanto um homem está dormindo.
Planejar uma rotina ajuda a cumprir tudo que é preciso. (Reprodução/Pexels)

Quando se trabalha em um escritório, há um ambiente propício para concentração. Pois, é o que todos estão fazendo.

Já em casa, sabemos que é diferente, visto que, pela maior liberdade, podemos mexer no celular, assistir televisão, conversar livremente.

Mais do que isso, dentro de casa, existem diversas obrigações, principalmente para quem tem filho(s). Por isso, é necessário criar uma rotina, para se manter mais alinhado possível.

Faça um planejamento para ajudar, que inclua o intervalo para lanchar e almoçar, como teria no trabalho presencial. Se for preciso, vista-se de acordo para entrar mais no clima.

4- Dividam as responsabilidades

Casal lavando os pratos juntos. Ele, que usa um camiseta bege, está lavando a louça, enquanto ela, de cabelo verde curto e camisa azul clara aberta, seca os pratos.
Este tópico precisa ser uma realidade cada vez mais, independente de home office. Mas, é sempre bom reforçar a necessidade! (Reprodução/Pexels)

Bem como falei no tópico anterior, em casa há muitos deveres. Como limpar, arrumar, lavar a louça, cozinhar, etc.

Sendo assim, é preciso que estas tarefas sejam divididas igualitariamente, de modo a não sobrecarregar nenhum dos dois.

Além disso, seria interessante colocar os horários para fazer cada uma dessas atividades no seu planejamento, para conseguir se organizar melhor e não precisar parar o serviço no meio.

5- Façam as refeições juntos

Casal comendo café da manhã juntos. Ela está sorrindo enquanto segura o pão e usa blusa de manga curta azul escura. Ele está em frente a ela também segurando um pão, ele tem cabelo grisalhado e usa camisa cinza,
É um momento para compartilhar juntos e se distrairem. (Reprodução/Pexels)

Até agora falei maneiras de separar o trabalho do relacionamento, para que vocês dois consigam se concentrar melhor.

Mas agora, é sobre um momento para passarem juntos, que é o horário das refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar).

Além de entrar numa rotina, que era a outra dica, ajuda a vocês se conectarem e desligarem um pouco do trabalho.

Por fim, tenho a dizer que precisam conversar sobre isso para ajustar melhor na realidade de vocês.

Então, me conta nos comentários um pouco sobre como esta sendo esta experiência para você e o que achou do post!