Um casamento pode ser produzido a partir de vários temas e decorações diferentes. Assim, indo desde o tradicional, a algo mais informal, ou temático. Entre eles, o estilo rústico se destacou bastante nos últimos anos. Ele é composto por elementos mais intimistas, que lembram a natureza e o campo. Além disso, suas cores são mais neutras e terrosas. Se você se interessou e quer saber mais sobre o que é e como organizar um casamento rústico, continue lendo.

Chão feito de tábuas de madeira. Em cima, tem um vestido de noiva, um colar, uma garrafa, uma carta, um convite, um prato vazio com garfo e colher, bem como vidros de bebidas.

Entenda se este estilo de casamento combina com você e o que o compõe. (Reprodução/Pexels)

O local

Usualmente, um casamento rústico acontece ao ar livre. Seja em jardins, parques, bosques, florestas, campos, fazendas ou praias. Visto que expressa o contato com a beleza natural. Além disso, costuma ser mais barato, posto que é valorizado o minimalismo nesse estilo.

Mas, também é possível fazer em um local fechado, desde que a decoração seja bem trabalhada. Para facilitar, procure um salão que as paredes sejam de madeira ou de tijolinhos. Outra opção, é fazer a cerimônia em um celeiro, como no casamento mostrado na foto abaixo, dos personagens Margaret e Andrew, no filme A Proposta.

A decoração

O casal que decide fazer um casamento rústico, quer criar algo que aparente ser sem esforço, mesmo quando não é. Para mostrar que curtem as coisas simples da vida e vêem a beleza na natureza e no artesanal. Ao invés de itens luxuosos.

Desse modo, ao planejar a decoração, é preciso que tenha diversos elementos que remetem ao natural. Então, móveis feitos de madeira e de acabamento menos trabalhado. Bem como, pode encontrar algumas peças vintages em brechós ou lojas, sejam on-line ou não. Ademais, flores e folhagens  ornamentando a passagem, a entrada e as mesas, por exemplo. E as cadeiras sem capa ou estofado.

Em relação as luzes, caso a cerimônia seja feita a noite ou em um local fechado, podem ser usadas luzes amareladas ou não tão fortes, para ter uma ambientação mais característica. Sejam em lustres, pisca-pisca, lamparinas, etc.

Por último, como a festa terá tudo a ver com o natural, é melhor que a música do casamento seja ao vivo. Pois, um DJ não combinará com a proposta.

As cores

Até agora, foram mostradas nas imagens as cores marrom e verde escuro. No entanto, elas servem para decoração de forma geral. Mas, e quanto aos outros detalhes, como tecidos, convites e roupas das madrinhas, que cores usar?

Primeiramente, cores neutras e claras: branco, cinza e champanhe. Mas também podem ser: pêssego, lavanda, verde claro, entre outros, dependendo do seu gosto pessoal.

A comida

Para a torta do casamento, um modelo que combina bastante é o naked cake (bolo pelado). Basicamente, é um bolo sem cobertura, onde é possível ver as camadas e os recheios. Além de ser enfeitado com flores comestíveis.

Já sobre o cardápio, aqui no blog tem um post com algumas ideias, para conferir é só clicar aqui. Para além delas, uma possibilidade, caso faça em uma fazenda, é servir pratos típicos e comida caseira em geral, como feijoada.

Agora que você já sabe tudo sobre como organizar um casamento rústico, me conta o que achou e se pretende fazer o seu assim. E se já está planejando o casamento, conheça as alianças da Altar.  Aqui temos várias opções, para todos os gostos!