O dia do casamento é cheio de emoções, em que é comemorado o amor de um casal junto com seus amigos e família. Porém, muitos reclamam de ser um momento breve, que passa rápido e não têm tempo para curtirem essa experiência juntos de fato. Já pensou se você pudesse estender essa comemoração? É disso que se trata o Wedding Weekend, vem entender um pouco mais o que é e como organizar um.

Noivos abraçados, ele está colocando a aliança dela e ela a dele.

As cerimônias de casamento andam recebendo novos modelos para se adaptar as personalidades e vontades de cada casal. Por exemplo, se ao contrário desse artigo você quer um casamento apenas com você e seu noivo, existe o Elopement Wedding. (Reprodução/Freepik)

O que é um Wedding Weekend?

O wedding weekend é um casamento que acontece durante o final de semana. Podendo se prolongar caso queiram. Esse modelo é para os casais que buscam uma experiência mais intimista, se prolongando nas comemoração e passando mais tempo de qualidade com cada convidado.

Para isso, os noivos e os convidados se hospedam em um local e realizam atividades juntos antes e depois do casamento. A vantagem é que não tem como alguém se atrasar, visto que todos já estarão no local. A desvantagem é que necessita de maior planejamento e investimento.

Madrinhas e padrinhos do casamento soltando balões em formato de coração.

Pode ser uma novidade aqui no Ocidente e ser confuso para os convidados inicialmente, mas na Índia, por exemplo, os casamentos costumam durar 3 dias! (Reprodução/Pexels)

Como preparar seu Wedding Weekend?

1- Selecionando os convidados

Como dito, o propósito de ter o casamento durante o final de semana é ter mais tempo com seus convidados. Por isso, é importante escolher bem, realmente os mais próximos e que vocês dois gostem de conversar. Assim, é comum ter poucas pessoas, comparado ao casamento tradicional, em média 100 convidados.

Outro ponto, em relação aos convidados é se eles vão arcar com os custos da hospedagem ou se vocês que vão, se vai dividir o valor. Pois, isso é a critério dos noivos, então, confiram o orçamento.

Noivos se beijando no meio dos convidados, que estão aplaudindo.

Um casamento com poucas pessoas, independente de ser em um dia ou no final de semana, é chamado de Mini Wedding, leia nosso artigo explicando como funciona. (Reprodução/Pexels)

2- Save the Date

Sabendo quem são seus convidados, chega o momento de avisá-los que você irá se casar. Afinal, há todo um planejamento para participar de um casamento, principalmente um que dura vários dias. Dependendo do caso vai ser preciso reservar passagem e/ou pedir folga no trabalho.

Portanto, mande um Save the Date, isto é um aviso aos convidados sobre seu casamento para verem se estão disponíveis. Ele é enviados semanas antes do convite oficial, para dar tempo deles se programarem e decidirem.

Ao fazer o Save the Date, especifique se o casamento será na sua cidade ou em outra. Bem como, avise o dia e quais atividades serão propostas, para que possam organizar as roupas para o dia.

Depois, no convite diga o que será esperado que eles paguem, junto com o preço, e o que vocês pretendem pagar. Por exemplo, se vocês vão a um restaurante, diga o nome e escreva algo como “Olhe o menu e os preços no site”.

3- Decida o local

Considerando que esse é um evento que dura mais de um dia, é melhor que tenha um coordenador, cerimonialista para organizar tudo. Visto que exige mais logística, tendo atividades em horários e lugares diferentes.

O casamento pode ser dentro da cidade que moram ou em outra, até mesmo no exterior, depende de vocês. Em relação ao local em si, se é uma fazenda, uma chácara, pousada, etc., lembre-se de olhar o que eles tem incluso, como os dormitórios. E se será possível fazer todo o final de semana no mesmo lugar. Desse modo, é mais vantajoso para todos, que não precisam se locomover.

Local da cerimônia de casamento.

Algumas atividades podem ser realizadas fora do local, se desejarem. (Reprodução/Pexels)

4- Arrume o local

Se for em outra cidade, contrate fornecedores que sejam locais para sair mais barato, pois ao contrário sairá mais caro por eles precisarem pagar a passagem também. Também é aconselhável contratar funcionários e organizadores para você se preocupar menos.

Além disso, uma dica legal é deixar os quartos dos convidados com lembrancinhas para cada um.

5- Tenha seu final de semana especial

Em geral, o Wedding Weekend dura três dias. Começa na sexta-feira, com a recepção dos convidados. Algumas ideias são: fazer um tour pela cidade, ter uma festa, noite de jogos, luau e/ou jantar de boas vindas. Sábado começa com um café da manhã em conjunto, é o dia do casamento em si, então tem a cerimônia e depois a festa. No domingo, pode ter um brunch para começar e de tarde festa na piscina regada a muitos drinks e comidas que se estende pela tarde toda.

Casal andando entre as mesas.

Caso não conheça o brunch, fizemos um post explicando, clique aqui para ler. (Reprodução/Pexels)

Por fim, se quer um casamento perfeito não se esqueça de comprar suas alianças na Altar! Estamos com promoções imperdíveis. Dê uma olhada no nosso catálogo ou nos chame pelo Whatsapp/Instagram.  Ademais, me conte nos comentários o que achou dessa ideia de Wedding Weekend, tem vontade fazer?

Categorizado em: