Planejar um cronograma para o dia do casamento pode ser a coisa mais importante que você pode fazer para minimizar o estresse durante esse momento tão importante. Uma linha do tempo clara evitará confusão e conflitos, e manterá tudo sob controle – desde o horário de início da preparativos até a dança dos noivos… mas por onde e como começar, você deve estar se perguntando. Pois bem, hoje a Altar preparou algumas dicas para facilitar o seu planejamento, continue lendo!

Foto de casal recém-casado se beijando embaixo do véu da noiva.
Reservar tempo para fotos do casal é importante e não pode ser deixado de lado. (Reprodução/Pexels)

Antes de mais nada, é importante que você se familiarize com quanto tempo – geralmente – leva cada atividade do casamento. A partir disso, você estará pronta para criar um roteiro adequado às suas necessidades e expectativas. Para te dar ainda mais orientação, compartilhamos um exemplo de cronograma para o grande dia. Pegue o que será útil para o seu caso e use como um modelo para criar o seu!

Se dê bastante tempo

Comece o grande dia dando bastante tempo a si mesma. Se você estiver usando um vestido de noiva tradicional, pode ter certeza que desejará ter tempo o suficiente para se vestir e colocar todos os acessórios. Afinal, a última coisa que você vai quer é se sentir apressada enquanto veste a sua roupa de casamento.

Fotos individuais

Agora é a hora do seu fotógrafo registrar o seu visual! Mais tempo com ele (ou ela) significa maiores chances de conseguir todas as fotos glamourosas que você sempre desejou.

Cerimônia

Esse bloco de tempo varia entre os casais. Uma cerimônia de casamento ”secular” pode levar de 15 a 20 minutos, enquanto uma cerimônia religiosa levará cerca de uma hora ou mais.

Fotos com os pais

Não se esqueça de incluir os seus pais, os pais do seu parceiro e os padrinhos para tirarem muitas fotos juntos, ok? Esse momento é importante e, daqui uns anos, temos a certeza que você irá adorar mostrar todas elas para os seus filhos.

Fotos do casal

Acredite ou não, mas casar provoca nos noivos os olhares mais bonitos e apaixonados. Por isso, reserve um bom tempo para registrar esse momento. Aproveite bastante para pedir fotos lindas e apaixonantes!

Organizar a ordem dos acontecimentos do grande dia pode evitar dores de cabeça e possíveis surpresas. Essa é uma parte essencial do cronograma para o dia do seu casamento ser perfeito.  (Reprodução/Pexels)

Hora da festa

Enquanto vocês tiram as fotos de família, os convidados preencherão esse tempo com drinks, entradas leves e música. Esse é um dos blocos de tempo mais importantes para se concentrar, então certifique-se de entrar em contato com todos os fornecedores para criar uma transição perfeita entre a cerimônia e a recepção. Afinal, não há nada mais estranho do que garçons que não estão prontos para servir e quando a música não está tocando quando o convidado chega.

Depois que os convidados encontrarem ou escolherem os seus lugares, é hora de fazer a grande entrada dos recém-casados. Depois que a festa de casamento começar, vocês deverão ser anunciados. Aproveite este momento para irem diretamente à dança do casal. Já havia pensado nessa possibilidade?

Jantar

Depois da dança dos noivos, está na hora de servir o jantar. Os convidados pode estar famintos e vocês aproveitarão esse tempo para descansar um pouco (coisa muito importante no grande dia!).

Ah, em alguns casamentos é comum que o casal faça um discurso de boas-vindas quando o primeiro prato é servido. Os pais podem falar durante esse período ou você pode agradecer a presença dos convidados.

Sobremesa

Quando o jantar termina, é hora de comemorar na pista de dança. Todavia, divida essa diversão reservando alguns minutos para cortar o bolo de casamento. Assim, os convidados podem decidir se voltam para seus lugares para comer bolo ou se vão dançar até o fim da festa!

Saída do casamento

Este momento é especial: peça para o DJ colocar uma música importante para vocês e saiam da recepção com numa grande despedida… até porque, uma nova etapa da sua vida começa aqui!

Foto colorida de casal recém-casado saindo de mãos dadas da cerimônia de casamento.
Um bom planejamento para o dia do casamento pode evitar surpresas desagradáveis. (Reprodução/Pexels)

Finalize o cronograma do dia do casamento cerca de um mês antes da data . Isso te dará tempo suficiente para compartilhar os detalhes com os profissionais escolhidos para te ajudar nessa data tão importante, ok?

Deixe uma resposta