Quando pensamos em alianças, logo nos vem à cabeça que elas são feitas de ouro. No entanto, nem sempre conseguimos saber se o anel que desejamos é ou não desse material.

Nesse sentido, fica a pergunta: como saber se a aliança é de ouro?

Em suma, as alianças são feitas com o ouro 18K que tem 75% de pureza. Isso porque o ouro puro é muito maleável e amassa com facilidade.

Dessa forma, além de ouro, as alianças possuem também prata, cobre, zinco, paládio ou níquel, sendo que a presença desses metais pode variar bastante.

Assim sendo, as alianças geralmente não são feitas apenas de ouro. No entanto, algumas são vendidas como puras, quando na verdade não o são.

Por isso, se você quer saber como saber se a sua aliança é de ouro, fique com a gente!

Duas alianças sobre um espelho
Alianças de Ouro ou não? Como saber?

Características de uma aliança de ouro

Em primeiro lugar, precisamos falar mais sobre o ouro em si. O ouro é muito maleável e, por conta disso, usado largamente pela indústria de joias.

Só a título de curiosidade, o ouro puro é chamado de ouro 24K e apresenta 24 partes de ouro, ou seja, 100%.

Como este ouro puro deforma com facilidade, a indústria joalheira criou uma liga metálica para tornar o metal mais estável.

Dessa forma surgiu o ouro 18K com 18 partes de ouro e 6 de outros metais que formam uma liga metálica ideal para criar joias.

A liga metálica ideal corresponde a 25% do peso da jóia e pode ser feita de prata e cobre, preferencialmente. Mas, com o tempo surgiram novos metais como o paládio, níquel e o zinco.

São eles os responsáveis por dar cores diferentes ao ouro puro como, por exemplo, ouro branco, rosé, verde, vermelho, entre outros.

Alianças em vários tons de ouro, verde, amarelo, vermelho rosé e branco.
Alianças em vários tons de ouro

Tenha atenção com as informações falsas

Dessa forma, podemos dizer que dificilmente uma aliança é feita com ouro 24k. Afinal, esta composição deixaria a peça muito frágil. Portanto, se ver alguém vendendo esta informação, desconfie e peça para um joalheiro avaliar.

Além disso, peças com menos de 10k, ou seja, que possuem mais de 50% da sua composição feitas de outros metais, já não são consideradas de ouro aqui no Brasil.

Na Europa é comum existirem pelas com 14k e, nos EUA, pelas com menos de 10K ainda são consideradas de ouro.

Dito tudo isso, vale uma dica importante, sempre que comprar uma peça de ouro, exija um certificado que autentique esta peça e sempre compre de locais confiáveis.

Um bom exemplo disso é a Altar, uma marca de alianças personalizadas que produz peças únicas de acordo com o desejo do cliente.

Além de exclusivas, as peças são feitas com ouro 18K e a marca emite um certificado de autenticidade, que te deixa mais tranquilo de que está realmente comprando uma aliança de ouro.

Como saber se a aliança é de ouro

Bom, depois que esclarecemos estes detalhes, é hora de responder a nossa pergunta: como saber se a aliança é de ouro?

Barras e pepitas de ouro
Ouro Puro, ou também chamado de Ouro Fino

Para isso, você pode fazer alguns testes em casa, no entanto o melhor mesmo é levar em algum joalheiro de sua confiança.

Em casa, confira se em algum lugar da peça está escrito a pureza de sua joia. Por exemplo, nas alianças de ouro, confira na parte interna se está inscrito um número.

Só para ilustrar, em todas as alianças da Altar está gravado no interior a marca de 18K que indica a qualidade do ouro utilizado.

Outro teste caseiro que não danifica a peça é usar um ímã forte. Se a aliança for atraída, significa que sua aliança possui mais liga metálica do que propriamente ouro.

Além disso, você pode perceber visualmente se uma peça é de ouro ou não. Isso porque o ouro não é corrosivo. Ou seja, ele não enferruja nem sofre desgaste com o tempo.

Portanto, se a sua aliança perder a cor ou sofrer algum outro processo de desgaste com o tempo, provavelmente ela não tem a pureza adequada.

Para outros testes com ácidos, que ajudam a avaliar se uma aliança é de ouro, nossa sugestão é procurar por um profissional.

Ademais, sempre compre suas alianças de locais em que confia e que produzam peças de qualidade.

Como já falamos a Altar é um desses locais. Afinal, nada melhor do que uma aliança exclusiva e personalizada para celebrar os momentos mais importantes da sua vida.