O casamento é um momento muito especial, saber o momento certo para casar logo, requer muito cuidado e conhecimento. Vamos te ajudar a clarear a mente neste momento importantíssimo de suas vidas, para ter certeza da decisão certa.

Decidir o momento certo para casar definitivamente não é a tarefa mais fácil que um casal tem, essa tomada de decisão implica em mudanças para a vida do casal, da família e toda estrutura que o casal tem até então.

É importante saber quais certezas ter antes de dizer sim e também compreender que haverão pedras no caminho. E que elas são parte da jornada a dois.

Casal abraçado. Ela usa vestido longo branco de alça e ele usa camisa branca com suspensório e calça social.
Se depois de ler, você perceber que é o momento certo confira nosso guia de como preparar para o pedido de casamento, clicando aqui. (Reprodução/Unsplash)

Casamento na história da humanidade

Assim como a religião, o casamento é uma das instituições mais antigas e sagradas da humanidade. O significado social do casamento mudou muito desde seu surgimento até os dias atuais, o que é natural. Antes de tudo precisamos entender que a união de duas pessoas era, antes, tratada como uma questão de poder.

Troca de alianças entre povos e a negociação de dar e receber benefícios a partir da união de duas pessoas de famílias distintas, que viriam a reproduzir e dar continuidade a estas alianças, esse era o papel do casamento na sociedade. Portanto, o momento certo para casar era, na verdade, uma decisão que fugia das mãos dos noivos em si.

Só então no século XVII que começamos a tratar o matrimônio como ação a partir da sexualidade, pois a Igreja lutava contra o ato que era visto como libertino, mas não podia o conter, então o casamento passou a legitimar o ato, sendo melhor estar casado e ser sexualmente ativo do que pecar fora das métricas dadas pela religião cristã.

Clicar para conhecer os modelos da Altar Clicar para conhecer os modelos da Altar

Casamento no século XXV, como pensamos hoje

Na modernidade então começamos a ligar o amor ao casamento, o que antes era visto como apenas um negócio e afirmação social — havia uma divisão clara entre o amor, o sexo e o casamento, eles não estavam ligados como estão agora — agora passaria ser visto como ato de união pelo sentimento de paixão, amor, respeito e expectativa de construção de vida em conjunto.

Finalmente o momento certo para casar  entra no sentido que temos mais familiaridade hoje em dia. A união matrimonial ainda passa, em sua maioria, pela noção religiosa, predominantemente cristã.

Porém, até mesmo para as tradicionais religiões que regem quase todo o globo terrestre, as noções de amor, individualidade e fidelidade evoluíram muito.

Isso significa, que um casal tradicional irá discutir questões religiosas junto às questões sociais antes de decidir ir adiante com a união. Um exemplo é a função da mulher e do homem no casamento.

Casamento em uma igreja, os noivos estão virados um para o outro de mãos dadas
No nosso contexto atual, é normal a adaptação de versos e passagens bíblicas que falam os deveres do casal a partir da realidade dessa realidade, essas mudanças são reflexo da modernidade dentro da religião. (Reprodução/Unsplash)

Você precisa ser sua pessoa, para então ser de outra

Primeiro temos que entender o individual, o conjugal e o meio termo que um casal precisa encontrar para viver a dois. O que se preza em nossa sociedade moderna, é que antes do comprometimento de exclusividade e fidelidade a uma pessoa só, devemos nos entender e respeitar primeiro.

Um dos sinais que é o momento certo para casar é quando o casal encontra uma ponte entre quem são como pessoas individuais e quem são como parceiros. Outra palavra importante é essa, o parceiro.

Parceria é o que rege um bom relacionamento, não só o amoroso, mas em outras áreas da vida. Além disso, parceria implica ter de haver respeito, sem imposição de verdades e subordinação.

Ou seja, o momento certo para casar varia de casal para casal. Vemos que o amor é apenas uma parte do conjunto de necessidades para se casar com alguém.

O casamento como ferramenta de afirmação social

Até aqui já falamos bastante sobre casais que se encaixam numa norma, ou seja, casais héteros que têm o amparo religioso e  social para celebrar o casamento. Temos, de forma crescente, ainda mais casais homoafetivos quebrando padrões normativos de união.

Como esses casais sabem se é o momento certo para casar se há uma negação social de que seu amor é legítimo? É uma pergunta complexa de resposta mais complexa ainda. Então vamos pensar antes de tudo, como um casal homoafetivo se encontra em sociedade.

A afirmação de sexualidade é um momento crucial para uma pessoa lgbtqi+, pois assim, sua vida em sociedade se torna alvo ou exemplo para todos. Sendo assim, um casal homoafetivo, compreende que sua afirmação conjugal é uma ferramenta de aceitação e luta também.

No Brasil, o casamento homoafetivo foi oficialmente permitido por lei em 2011, de lá para cá mais e mais casais têm criado uma ponte entre a tolerância e a aceitação.

Mão de dois homens, mostrando suas alianças
Da mesma forma, é uma percepção do casal se já é o momento de se casar ou não. (Reprodução/Unsplash)

Agora que você sabe de tudo isso, o que falta para decidir?

A conversa é a chave para uma boa amizade, um namoro saudável e um casamento duradouro. Então converse com seu parceiro sobre esse momento certo para casar, planejar uma vida junto a outra pessoa requer diálogo sobre cada passo que afeta ambos.

Converse sobre objetivos e sonhos que desejam conquistar juntos. Querem viajar? Querem comprar uma casa? E ter filhos, é algo que vem à mente, se sim, antes ou depois de alcançar sonhos profissionais? Todos esses e outros tópicos devem ser discutidos pelo casal antes de trocarem votos no altar.

Clicar para chamar especialista Clicar para chamar especialista

Após essas e bem como outras conversas, notaram que o que querem é similar ou estão dispostos a achar um meio-termo, então este é o momento certo para casar! Vejam, o casamento é uma cerimônia milenar e sagrada, disso sabemos e além do mais, tem um considerável gasto para ser feito.

Por isso, um planejamento antecipado é necessário para se ter tudo que deseja por um preço justo. Um casamento tanto quanto a cerimônia quanto o dia-a-dia do casal  precisa de comprometimento. Seja religioso, baseado nas crenças que compartilham, seja no moderno, que sai da socialmente comum.

Quero ser atendido pela Altar

Deixe uma resposta