Certamente, se você já viu um filme com piratas, deve ter reparado que eles costumam morder as moedas para saber se elas são ou não de ouro.

Da mesma forma os atletas fazem o mesmo gesto para simbolizar o teste do ouro de suas medalhas. Mas, se você tem alguma joia, sabe como testar o ouro delas sem precisar estragar seus dentes ou a peça?

 

Atleta morde a medalha de ouro para testar a veracidade desse metal dessa maneira.
O gesto de morder a medalha de ouro veio da possibilidade de se testar a veracidade desse metal dessa maneira.

Sem dúvida, quando compramos ou ganhamos uma aliança, queremos que ela seja, realmente, de ouro.

Portanto, caso você esteja na dúvida, antes de levar a peça para um joalheiro, pode fazer alguns testes caseiros. Com estes testes é possível ter uma ideia se a sua aliança é ou não de ouro.

Para saber como testar em casa se a sua aliança é de ouro, siga nos acompanhando. Vamos te mostrar alguns testes bem simples para fazer antes de levar a joia para uma avaliação profissional.

Entenda que a aliança nunca será 100% de ouro

Todo mundo tem o sonho de ter uma joia de ouro. E quando perguntados, sempre dizerm que o sonho é que a peça seja 100% ouro. Por mais que seja um desejo de muitos ter uma aliança feita somente com ouro, é muito difícil de isso acontecer.

Isso porque o ouro puro, ou seja, o ouro 24k, é muito maleável. Por conta disso, se uma joia fosse feita somente com esse material ela ficaria extremamente frágil e se danificaria com pequenos gestos, como por exemplo com um aperto de mão, ou como quando pirata que ao morder já amassa a moeda e sabe que se trata de ouro puro.

Então, para que o problema da maleabilidade fosse resolvido, as alianças de ouro com maior qualidade possuem 75% de pureza. O que significa que elas tem 18 quilates (K). O quilate é dividido em 24 partes. Isso significa que uma joia em ouro 24k possui 24 partes de ouro, ou seja, é composta por 100% de ouro.

No caso do ouro 18k, ele possui 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, o que lhe dá sua pureza de 75%. Ou seja, para cada quatro partes de peso, três são de ouro. E, o restante, é composto por uma liga metálica feita, principalmente, de prata e cobre.

Além de garantir maior resistência à joia, são justamente esses 25% de outros metais que irão definir qual irá ser a cor da joia produzida. Por exemplo, se ela será amarela, branca ou rosé.

Ourives fundindo metais para criar uma aliança
Ourives fundindo metais para criar uma aliança

Ao comprar uma aliança para momentos especiais, sempre fique atento às indicações de que a peça é realmente de ouro e exija um certificado de autenticidade.

Mesmo que você tenha o certificado de autenticidade dizendo que sua joia é feita em ouro 18k, sempre existem as pessoas mais desconfiadas que querem saber de outra forma se aquilo realmente é verdade.  Felizmente,  se você tem dúvida sobre a sua aliança é possível sim fazer alguns testes caseiros para verificar sua autenticidade.

Como testar o ouro da aliança em casa

Antes de mais nada, se você for comprar alguma aliança, lembre-se sempre de procurar por lojas que realmente atendam ao seu interesse e que sejam confiáveis.

Só para ilustrar, a Altar é uma marca em que você pode personalizar as alianças exatamente como deseja. Desse modo, não fica à mercê dos modelos prontos que estão disponíveis nas joalherias convencionais.

Além disso, a marca garante a qualidade em cada peça que produz.

Mas, se você já possui uma aliança ou outra joia, saiba que tem como testar o ouro delas em casa.

Maneiras simples de fazer o teste

● No interior da peça: em primeiro lugar verifique se em alguma parte da peça há uma indicação dos quilates de sua aliança. Em suma, no interior das alianças vem gravada a marca de 18K. Cada aliança, normalmente, ganha esse timbre que descreve qual é o teor de ouro usado em sua confecção.

● Outro ponto para verificar se sua aliança é realmente de ouro é observar as características da joia. Como por exemplo, qualidade da confecção e acabamento. Isso porque não é comum encontrar defeitos graves na fabricação de uma joia feita com um metal tão nobre.

● Com ímã forte: uma peça de ouro terá pouca ou nenhuma atração pelo imã pois estes atraem metais ferrosos, o que não é o caso do ouro. Desse modo, se você aproximar o imã de sua aliança e ela não se mexer, então é de ouro. Um ponto importante a ser ressaltado é que esse teste não é feito com qualquer tipo de imã. Para fazê-lo é preciso um imã mais forte.

Imã puxando moedas que não são de ouro
Se o imã puxar o meta, ouro não é

● Com uma cerâmica ou porcelana: use a parte áspera de um prato de porcelana para testar sua joia. Para tal, basta esfregar a joia na parte mais áspera de seu prato, se ficar preto a peça não é de ouro, mas se ficar dourada, sim. Mesmo esse teste sendo simples e bem acessível de fazer, a chance de ele acabar danificando a peça é grande, além de danificar também sua joia. Por esse motivo ele não é muito recomendável com as peças de ouro.

● Com ácido nítrico: esse é um reagente bastante poderoso no momento de definir se uma aliança é ou não feita de ouro. No entanto, é importante dizer que o ácido nítrico é altamente corrosivo e por isso tem que ser usado com cuidado e com luvas de proteção. Para fazer o teste, basta pingas algumas gotas do ácido sob a aliança e ver se acontece alguma variação de cor. As joias feitas de ouro não terão nenhum tipo de alteração.

Testes um pouco mais complexos

Alguns testes demandam um pouco mais de tempo e até habilidade. Vamos te dar dois exemplos:

● O primeiro teste envolve vinagre. Teste o ouro da aliança mergulhando a peça no vinagre. Se a peça perder a cor ela não possui a pureza ideal de ouro. Mas, se ela for realmente de ouro, ficará intacta. Só tome cuidado pois esta técnica pode danificar a sua joia caso ela seja apenas folheada a ouro.

● A segunda técnica é a da densidade. Para fazer ela, você precisa de uma balança que registra pelo menos uma casa decimal. Use a balança para pesar a aliança e anote o valor. Depois, pegue um copo com água e coloque a aliança dentro. Em seguida, pese o conteúdo do copo já com a aliança e aperte a função tara da sua balança. Por fim, retire o anel e veja o valor que a balança registrou. Este valor deve ser um pouco menor do que aquele que você anotou para o anel antes.

Por exemplo, imagine que seu anel, fora da água, teve um peso de 6 gramas e, dentro da água, o peso foi de 5,6 gramas. Depois que você registrou esse último valor, faça uma conta simples: divida o peso inicial da peça pela diferença que encontrou no segundo momento. Assim você terá a densidade da mesma e, por consequência, sabe também a pureza dela.

Para saber essa informação de pureza x densidade, compare o seu resultado com os números que trouxemos abaixo:

Com 14K – há entre 12.9 e 14.6 g/ml

18K – entre 14.7 e 16.4 g/ml

22K – entre 17.6 e 18,5 g/ml

24K – aproximadamente 19.3 g/ml

Como testar o ouro da aliança com um profissional

Claro que essas formas de testar em casa, por mais eficazes que possam ser, elas tem o risco de danificar sua aliança. Por conta disso, se você estiver mesmo com dúvidas se sua aliança é de ouro, ou quer apenas confirmar, procurar um profissional qualificado é o caminho mais certo.

Um joalheiro tem o olhar treinado para identificar a pureza de sua aliança. Ele poderá te dizer, com precisão, qual é o teor de ouro que foi usado para a confecção da sua aliança. Um outro ponto que faz a análise profissional ser mais atrativa é que as chances de sua peça ser danificada é praticamente zero.

Ourives analisando a aliança
Ourives analisando a aliança

Além disso, o joalheiro profissional e experiente também pode usar alguns outros testes que te darão a certeza da qualidade ou não de sua joia.

Por isso, sempre confie na avaliação de um profissional para dar o veredito sobre alguma aliança que você queira ou já tenha. E claro que para que essa desconfiança toda a respeito da fabricação das alianças, a compra não deve ter sido feita em um lugar com certificação, nome e que dê a garantia ao consumidor a respeito do produto que ele está comprando.

Se você não quer precisar fazer nenhum desses testes sabe que comprando na Altar a garantia de que sua aliança será produzida com o melhor do ouro 18k é uma certeza. Além de várias outras garantias que apenas uma empresa séria como a nossa pode oferecer.

Diferença entre aliança Ouro 18k e folheadas a ouro

Como testar o ouro da minha aliança? - ouro-1

Vendo todos esses tipos de testes possíveis para serem feitos para testar o ouro da sua joia, vemos que o momento de comprar joias de qualidade deve ser feito com bastante cuidado e consideração. Tudo isso para garantir que você esteja fazendo um investimento que valha a pena. Mas para que isso seja uma realidade você tem que entender uma diferença “básica”, mas que a maioria das pessoas não sabe.

No caso é: qual a diferença entre aliança Ouro 18k e folheadas a ouro? Para garantir que a compra da joia será com um ouro de alta qualidade, a pessoa tem que saber que existem diferentes tipos de ouro. E como já dissemos, no caso das joias de qualidade elas são de uma liga de ouro, já que o ouro 100% não é adequado para fazer joias.

A pureza do ouro é medida através dos seus quilates. O conhecido ouro 24k é o que tem a pureza mais alta, mas ele geralmente é considerado muito macio par usar. Por isso, ele é misturado com outros metais, em um processo chamado de liga.

Com essa mistura, geralmente feita com cobre e prata, se resulta no ouro amarelo. E dela, o ouro 18k é um dos melhores para se fazer joias. Isso porque sua durabilidade será aumentada, o ouro nunca irá manchar ou desbotar. Além de manter o seu valor ao longo do tempo.

Já nas joias que são apenas folheadas a ouro, o ouro representa aproximadamente 0,05% do peso dela. Ou seja, elas tem 100 vezes menos ouros do que as de ouro 18k. Isso faz com que elas sejam bem mais fracas, menos valiosas e também menos bonitas.

Normalmente, as joias folheadas são feitas de um metal básico, como por exemplo, o níquel, cobre, zinco ou latão. Esse metal base carregado negativamente atrai e se liga às moléculas de ouro carregadas positivamente. Como resultado, uma fina camada de ouro se forma. No entanto, essa camada pode ser removida com o desgaste do tempo e acabar mostrando o material que tem por baixo dela.

Qual escolher?

Sabendo da diferença entre as joias de ouro 18k e as folheadas é o momento de saber qual escolher.

Dentre os principais benefícios das joias de ouro é que elas durarão para sempre, não irão manchar e manterão seu valor bem. Além disso, é impossível errar com o clássico brilho amarelo característico das joias de ouro.

A vantagem da joia folheada a ouro é que ela parece com o ouro maciço, mas tem um preço bem menor. No entanto, essas joias podem não ter a melhor qualidade e às vezes até ser possível ver o metal base delas aparecendo em alguns pontos da peça. Além de elas também não terem o mesmo brilho que as joias de ouro maciço.

Por mais que escolher uma joia seja uma jornada pessoal, com esses pontos levantados entre a diferença das de ouro 18k e joias folheadas fica claro que o investimento em joias de 18k vale mais a pena. Até porque, você terá uma peça atemporal, valiosa e claro, bela. Na Altar temos uma grande variedade de joias ouro 18k para você escolher e ter certeza de que fez a escolha certa.

Vantagens de aliança de Ouro 18k

Como testar o ouro da minha aliança? - ouro-2

Quem procura alianças, com certeza, sempre se depara com a nomeação ouro 18k e é normal que dúvidas surjam a seu respeito. Primeiro é preciso entender que o ouro puro, ou seja, o ouro 24k é um metal extremamente maleável, ou seja, ele entorta com facilidade. Por esse motivo que se uma aliança fosse feita com ouro puro, ela amassaria em um simples aperto do mão.

Então, para dar uma resistência maior para as joias é preciso acrescentar outros materiais, no que se chama de liga metálica.. E na alta joalheria, a liga 18k é a mais usada e recomendada. Ela é composta por 75% ouro e 25% por outros metais.  Justamente por conta do seu grau alto de pureza ele é bastante usado na alta joalheria, além de ter mais vantagens.

Coloração

A cor do ouro que sempre temos em mente é um tom amarelado e vibrante. Essa cor característica só é vista nas joias de ouro 18k por conta da sua alta porcentagem de ouro. Outros quilates, como por exemplo o 14 ou 10, tem uma cor mais clara e menos vibrante.

Menos alergia

A pureza alta das joias em ouro 18k também tem a vantagem de causarem menos alergias quando comparadas as joias em ouro 14k ou 10k. O motivo disso acontecer é que a liga metálica dela tem em sua composição uma quantidade bem pequena, aproximadamente 25%, de outros metais, como por exemplo, paládio, cobre, prata. Isso faz com que o risco de que a pessoa desenvolva alguma irritação ou alergia a esses tipos de metais seja menor.

Maior pureza e durabilidade

As joias em ouro 18k também são bem mais valiosas do que as em ouro 14 ou 10k. Além disso, outra vantagem é que elas tem uma durabilidade muito grande. Como o ouro é um metal bastante resistente à oxidação, quanto maior for sua porcentagem na confecção d  joia, maior irá ser sua durabilidade e conservação, como é o caso das joias em ouro 18k.