Em uma loja, o cliente tem grande contato com os produtos. Ele pode tocar, ver em diversos ângulos e dependendo do que é, pode experimentar. Enquanto isso, nas vendas on-line não é possível. Dessa forma, é necessário aprender tirar as fotos dos produtos com qualidade, assim, vou te mostrar dicas de como fazer isso pelo celular.

Mulher em pé tirando foto com o celular de uma fruta picada.

As fotos são sua vitrine, precisam atrair o cliente e os fazer desejar o produto. (Reprodução/Pexels)

Quais aplicativos usar?

Para tirar a foto

Para começar, antes de falar de técnicas, é preciso que a câmera seja razoavelmente boa. E para ajudar nisso, existem alguns aplicativos que tem funções de câmeras profissionais, caso seu celular não venha com elas. Alguns exemplos são: Camera ZOOM, FX Manual, Camera FV-5, Halide, Open Camera, Cymera, etc.

Vidrinho de contragotas junto com pétalas de rosas.

O cuidado em tirar a foto começa aqui. (Reprodução/Pexels)

Para editar

Se você estiver tirando fotos do produto para postar no seu site, no mercado livre e afins, não é recomendado usar editores. Afinal, você quer que o consumidor veja as cores e detalhes reais para não se decepcionar, achando que comprou uma coisa, mas quando chega em casa é algo diferente. Contudo, se pretende tirar fotos de você com o produto ou adicionar mais elementos, para trazer um contexto, há o Snapseed, o Adobe Lightroom e o VSCO.

Como tirar fotos de produtos?

Iluminação

Para aumentar a qualidade da foto e ser possível ver bem os detalhes do produto, é necessária uma boa iluminação.

O mais fácil é tirar as fotos com a luz do dia.

Se não conseguir, existem diversos tutorias na internet de como fazer ringlight e softbox, que deixarão suas fotos bem iluminadas e com aspecto profissional.

Porém, se tiver como comprar esses materiais, melhor ainda, visto que é um investimento.

Fundo

Outro aspecto que compõe a fotografia, é seu fundo. Para divulgar o produto, é preciso que ele seja o foco central da foto, que esteja destacado.

Então, fundos mais neutros são melhores. Uma forma caseira de fazer isso, é pegar uma cartolina branca e colocar metade dela na parede com fita, como na imagem abaixo.

Existe um tutorial mais detalhado no site Vila do Artesão, que é de onde tirei estas fotos.

Demonstração de como tirar foto do produto. Pote pintado em cima de uma cartolina branca.

Percebe que mesmo sendo uma foto caseira, ela serviria muito bem para estar em um site de e-commerce? (Reprodução/ Vila do Artesão)

Enquadramento

Para criar uma foto mais elaborada, é essencial estudar mais as técnicas fotográficas.

Quando se quer adicionar outros elementos na foto, seja uma pessoa ou apenas detalhes para embelezar (como flores, quadros, etc), faça o uso do enquadramento para prevalecer o produto na imagem. De modo, que olhem primeiro para ele.

Entre as composições conhecidas da fotografia, a regra dos terços é de grande ajuda dos iniciantes aos profissionais. Pois, deixa a foto harmônica e agradável de se olhar.

Ela é esse “jogo da velha” mostrado na imagem abaixo. Basicamente, se divide a foto em 9 partes. Nos celulares tem opção de ativar essa grade. O melhor é deixar o objeto em um destes 4 pontos vermelhos principais.

Mulher ruiva no canto direito da imagem. A foto está com a grade da câmera para mostrar onde é melhor se posicionar.

Essas são possibilidades para você sair do comum. (Reprodução/Eduardo & Mônica)

Estabilidade

Enquanto tira a foto, tenha cuidado para ela não sair tremida. Para que o resultado final seja de uma boa resolução.

Assim, é melhor que tenha algo para apoiar o celular.

Então, se você não tem um tripe, uma dica é colocar o celular em cima de algo que tenha a altura desejada (e fazer a famosa gambiarra se precisar haha).

Se ficou alguma dúvida ou se você tem uma dica valiosa para tirar fotos boas de produtos, me conta nos comentários!