Os jogos olímpicos começaram, trazendo nosso espírito de sociedade unida. Mas, você sabia que eles tiveram sua origem na Grécia? Assim como, a democracia, as pinturas e elementos da arquitetura conhecidos por nós, etc. Isso mostra que sofremos uma grande influência grega. Nesse sentido, também sofremos influências de suas histórias, mesmo sem saber. Por isso, é tão importante conhecê-las. É sobre isso que fala o livro “Mulheres e Deusas: como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual”, do escritor Renato Noguera. Entre essas Deusas muito conhecidas e influentes, está Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Continue lendo este texto e conheça o mito de Afrodite.
Na Grécia Antiga, os cidadãos tinham uma religão politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Eles eram a representação das forças da natureza e de valores abstratos, como a justiça e a beleza. Além de que tinham sentimentos iguais aos humanos. Por isso, brigavam, casavam, separavam e assim por diante.
Quem era Afrodite?
Ela era considerada o ideal de beleza das mulheres gregas. Por que isso é importante? Porque os gregos valorizavam muito o físico, visto que, acreditavam que um corpo balanceado era reflexo de um intelecto bem ajustado. No caso dos homens, também entrava a questão de que um corpo exercitado era conveniente para as guerras.
Os relacionamentos de Afrodite
Afrodite, sendo a deusa do amor, era muito livre nesse sentido. Ela não se prendia a uma pessoa. Dessa maneira, deve imaginar a frustação dela quando precisou casar com Hefesto, o deus do fogo, sem gostar dele.
O que aconteceu é que Hefesto foi rejeitado por sua mãe Hera por causa de sua aparência, que o jogou de cima do monte Olimpo. Ao cair ele machucou a perna e ficou cocho. Sendo encontrado e criado por uma ninfa chamada Tétis, com quem aprendeu a trabalhar com metais. Depois que cresceu, decidiu se vingar de sua mãe, dando a ela um trono de ouro almadiçoado. Ao sentar ela ficou presa a ele.
Zeus, prometeu que quem conseguisse levar Hefesto ao Olimpo para tirar a maldição do trono, se casaria com Afrodite (sua filha). Mas ninguém estava conseguindo. Então, o deus Dionísio disse a Hefesto que se ele libertasse sua mãe poderia se casar com Afrodite e assim foi feito.
Quem Afrodite realmente gostava era Ares, o Deus da Guerra, e foi com ele que ela traiu diversas vezes Hefesto. Até que um dia foi descoberta pelo deus do sol que contou para seu marido. Então, Hefesto fabrica uma rede invisível e inquebrável para pegar os dois no flagra. Quando consegue, os leva para o monte Olimpo e mostra na frente de todo os outros deuses para humilhá-los.
Depois ela tem casos com vários outros deuses e até mesmo com humanos. Exemplo disso, foi Adônis. Sendo que quando Ares descobre manda um javali para matá-lo. Ao chegar no submundo, Persefóne, esposa de Hades, se apaixona por Adônis e passa a ter um relacionamento com ele. Ela e Afrodite passam a ser rivais e gera uma briga sobre quem deveria ficar com Adônis. Assim, Zeus decreta que Adônis fique um tempo no submundo, outro com Afrodite e o resto sozinho.
Os filhos de Afrodite
Outro ponto, são os diversos filhos que Afrodite teve. Com Ares foram: os gêmeos Deimos e Phobos, a Harmonia, o Himeros, o Photos, o Anteros e o Eros, o mais conhecido. Caso queira saber sobre a história de Eros, ou Cupido na versão romana, clique aqui, pois tem um artigo no blog só sobre ele.
Enquanto, com Adônis ela teve a Béroe. Com outro mortal chamado Anquises, ela teve os filhos Eneias e Liro. Além disso, com Hermes ela teve o Hermafrodito (Hermes + Afrodite), que nasceu com os dois orgãos sexuais. Já com Apolo teve o filho Himeneu. Com Dionísio, o filho Príapo .
Espero que você tenha gostado de conhecer mais sobre essa deusa tão famosa. Me conta nos comentários o que você mais achou interessante!
Parabéns pelo seu site tem bons artigos
Vou compartilhar com outras pessoas
http://www.amarracaoamorosa7dias.com.br
Obrigada! Volte sempre.