Há muitas curiosidades sobre casamentos que toda noiva precisa saber e também nos ajudam a conhecer um pouco sobre a festa da cerimônia.

Por isso, neste artigo você verá cinco sobre as tradições de casamento e as suas curiosidades para você entender o que cada uma representa nesse momento importante. E então vamos às curiosidades sobre o casamento?

noivos de costa, ela está com o buquê levantado
Além de ser interessante aprender sobre a origem dos costumes do casamento, alguns podem te ajudar a decidir se quer ou não tê-los no seu. (Reprodução/Pexels)

1) Por que o vestido deve ser branco?

O vestido branco é uma das tradições mais conhecidas e uma das curiosidades sobre casamentos mais procuradas, mas você sabe porque o vestido utilizado é branco?  Se engana quem diz que significa a pureza da noiva.

Essa tradição surgiu com o casamento da Rainha Vitória da Inglaterra. Nessa época, as noivas usam vestidos coloridos que eram coloridos para mostrar a riqueza de sua família.

A rainha Vitória foi uma das primeiras rainhas a usar um vestido branco, e ele se tornou o símbolo do casamento por amor.

2) O que as alianças representam nas curiosidades sobre casamento?

No antigo Egito, as alianças representavam o símbolo de eternidade, ou seja, significava que os noivos queriam ficar juntos para sempre.

O círculo perfeito é a tradução do infinito, pois não se sabe onde termina ou começa.

Uma das grandes curiosidades sobre casamento é sobre a posição do dedo no anelar esquerdo, também tem um significado especial. Acreditava-se que havia uma veia especial conectada com o coração, chamada de “veia do amor”.

Além disso, a escolha do material também era importante, os egípcios utilizavam o junco, tramas de couro e raízes entrelaçadas em forma circular para colocar no dedo.

O ouro foi escolhido por ser mais duradouro. As alianças feitas nesse material são mais requisitadas pelos casais que irão subir ao altar.

Por ser um material maleável, a cor dourada também tem um significado, ela representa prosperidade, fertilidade e luz.

O ouro branco tem ganhado destaque como base da aliança, assim como a prata, que representa brilho e beleza e possuem um valor mais baixo.

Segurando aliança larga de acabamento polido e diamantado
Para comprar as alianças do seu sonho, confira os modelos da Altar! São de qualidade e preço justo.

3) Buquê da noiva, uma das curiosidades sobre casamento mais representativas

O buquê de noiva pode ser escolhido tanto por razões simbólicas ou decorativas, ou de acordo com o tipo da cerimônia.

Geralmente, se escolhe uma cor para ser de base para todas as flores na cerimônias e traduzir a personalidade da noiva.

Por isso há muitas curiosidades sobre o buquê, uma delas é de que ao recebê-lo na trajetória até o altar representava a felicidade.

Outras curiosidades sobre casamento, é de que as ervas no buquê era para espantar o mau olhado.

Também dizem que o buquê seria uma criação coletiva, as noivas faziam um cortejo da sua casa até a igreja, e no caminho juntavam flores, ervas e temperos que as pessoas iam oferecendo.

Ao chegar na porta da igreja, a noiva amarra tudo com uma fita, formando um buquê.

No entanto, outra teoria, não tão bonita e mística assim, mas bastante histórica.

Pela dificuldade dos banhos e a falta de higiene na Idade Média, é de que os buquês eram usados como uma forma de esconder o mau odor.

Jogar o buquê também é uma das curiosidades sobre casamento!

Também há uma tradição de que a mulher solteira que pegar o buquê de noiva, será a próxima a se casar.

Essas curiosidades sobre casamento é de que o lançamento seria uma forma de repartir a felicidade

Ao terminar a cerimônia, a noiva dizia os votos de felicidade que recebia a quem pegasse o buquê lançado. Ou seja, jogar o adorno é um gesto generoso da noiva ao se despedir

4) O famoso véu da noiva

O véu não é só um acessório estético, para valorizar o rosto da noiva. Ele tem muitos significados em torno da curiosidade sobre o casamento.

Na Grécia Antiga surgiu como símbolo de nobreza e pureza da mulher. Quanto maior o véu, significava que maior era a sua riqueza.

Uma das curiosidades sobre casamento é de que o véu é que seu uso era para proteger a noiva da inveja das mulheres solteiras.

Por isso este acessório era em cores brilhantes, de tons dourado e amarelo, que são tons que indicam proteção.

A cor branca do véu surgiu anos depois como símbolo da pureza e da simplicidade e proteção contra os maus espíritos.

mulher com o véu de noiva esvoaçante em sua frente
Se você quer saber quais os tipos de véu de noiva, para te ajudar na escolha, temos um artigo sobre isso. Clique aqui para ler. (Reprodução/Pexels)

O significado do véu da noiva em várias partes do mundo!

Nos casamentos orientais, o uso do véu está relacionado com o fato de que o noivo não podia ver a noiva antes do casamento.

Para os mulçumanos essa tradição está ligada a submissão da mulher ao noivo durante o casamento.

Ademais, no casamento judaico, o noivo costumava colocar o véu sobre o rosto da noiva, como símbolo de que estava se casando pela sua beleza interior.

5) A Chuva de arroz também faz parte das curiosidades sobre casamento

Até hoje, se mantém a tradição da chuva de arroz. Mas tem várias modificações.

É uma tradição milenar e tem origem chinesa, onde o arroz é um símbolo da prosperidade. Jogar arroz nos noivos é um ritual para desejar prosperidade. Pode utilizá-las para chuvas de pétalas, bolas de sabão, confetes e sparkles.

A escolha vai de acordo com o gosto pessoal, por isso é importante salientar que as cores das flores devem estar em harmonia com a decoração da cerimônia.

Dicas extras para jogar Arroz nos noivos!

Por fim, uma dica para os noivos, para dar mais criatividade, é utilizar arroz colorido.

Outro fator importante é verificar se a igreja ou salão autorizam fazer a brincadeira, pois os grãos podem deixar o chão escorregadio e sujo.

E para as noivas de plantão, deixe claro para os convidados jogarem os grãos para cima, não em direção aos noivos, pois podem machucar.

Se forem utilizar sparkles, certifique-se que os convidados irão acender ao mesmo tempo, durante a saída da cerimônia.

Conclusão

Enfim, há inúmeras curiosidades que rodeiam o mundo dos casamentos. E ai! Você já conhecia alguma dessas curiosidades? Então conte para gente. E se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais.

Deixe uma resposta