Empreender requisita alguns conhecimentos. Afinal, tem que entender de várias partes que envolvem uma empresa, para fazê-la funcionar como um todo. Principalmente no começo, em que não há outros funcionários para auxiliar. Por isso, separei alguns cursos on-line gratuitos para você fazer e se preparar ainda mais para gerir sua empresa.

Mulher estudando pelo computador. Ela usa vestido laranja com bolinhas brancas.
Para entender mais do mercado e de gestão, é preciso se manter atualizada. Os cursos (e minicursos) fazem parte desse processo. (Reprodução/Pexels)

1- Fundamentos básicos para a criação de negócios – Sebrae

Primeiramente, após decidir empreender, e o que criar, é necessário saber como colocar em prática. Então, nesse curso do Sebrae, você aprende a transformar sua ideia em um modelo de negócios, bem como, saber o que precisa ter em seu planejamento, entre outros.

Esse é um pouco mais extenso, comparado aos outros, ele tem o total de 19 horas de duração. Contudo, é só ir fazendo aos poucos todos os dias. Ademais, ele tem certificado digital, caso queira colocar no LinkedIn.

2- Empreendedorismo – Findes

Quais são as qualidades de um empreendedor em geral? O que é preciso? Quais pontos necessitam ser trabalhados? A partir dessas perguntas, o curso te ensina as características do empreendedorismo. O que envolve, como liderar, se comunicar, negociar e trabalhar em equipe. Como também, ter ética profissional, raciocínio lógico e mais. São 14 horas de curso, com certificado incluso.

Mulher explica suas ideias através de uma cartolina e de post-it. Outra está sentada escutando.
Talvez você já tenha reparado, os cursos dessa lista têm noções básicas e muito importantes, para ajudar empreendedoras de diferentes níveis. (Reprodução/Pexels)

3- Introdução ao tema da liderança – FGV

Parte de gerir um negócio é saber liderar. Tanto a equipe, quanto as transações comerciais. Por isso, entender sobre é essencial. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) costuma ter vários cursos bem completos. Esse não é diferente. Em apenas 5 horas, você terá uma noção melhor sobre liderança e poderá se sentir mais confiante em desenvolver essa habilidade.

4- Gestão de pessoas – Sebrae

Em um artigo anterior do blog, sobre dificuldades mais comuns de empreendedores, estava a gestão de pessoas. Ter um bom relacionamento de equipe, é muito importante para construir um futuro promissor. Além de que, vocês passam o dia juntos. Tudo isso começa desde a seleção dos funcionários, o treinamento deles e o dia-a-dia. É algo que você aprende com esse curso do Sebrae, ele tem duração de  8 horas.

Apesar que sempre será necessário saber desenvolver sua equipe, no começo é ainda mais importante. Primeiro, porque você precisará fazer isso com nenhuma ou pouca ajuda. Depois, pois são eles que te ajudarão a chegar no seu destino ideal.

Equipe junta olhando uma tela.
Inicialmente, pode ser estranho, se você não tinha precisado entrevistar ou treinar alguém nos seus antigos trabalhos, mas com um pouco de aprendizado e de prática, vai conseguir montar seu time especial. (Reprodução/Pexels)

5- Planejamento estratégico para empreendedores – Sebrae

Para colocar seu empreendimento em ação ou alavancá-lo, é preciso que saiba seus objetivos e onde quer chegar. Com apenas 3 horas, você vai conseguir visualizar isso mais claramente. Além disso, saber como desenvolver seu planejamento estratégico de forma mais precisa. Visto que, o curso te ajuda a analisar o cenário atual, montar um plano e colocar ele em prática

6- Controle da movimentação financeira – Sebrae

Parte de levar seu negócio para frente, é saber administrar o dinheiro bem. Por isso, aprenda como elaborar um controle de caixa e aplicá-lo na prática. Mais do que isso, esse é um dos cursos mais curtos da lista, com apenas 2 horas de duração. Ou seja, se você está sem tempo e quer fazer algum daqui ainda hoje, essa é uma escolha certeira.

Mulher fazendo contas na calculadora.
Uma vantagem explicada no site do Sebrae, é que você pode acessar esse conteúdo de maneiras diferentes. Por exemplo, pode ouvir, ler ou assistir esse curso. (Reprodução/Pexels)

7- Formação do preço de venda – Sebrae

Continuando a parte financeira da empresa, um desafio enfrentado é saber colocar os preços nos seus produtos e/ou serviços. Especialmente, se você não tem experiência nessa área, sendo difícil saber quais são os critérios. Felizmente, a internet nos proporciona acesso a muito conhecimento. Com isso, dê uma olha nesse curso, ele dura 8 horas e vale muito a pena.

8- Introdução à Gestão de Projetos – Fundação Bradesco

O que caracteriza um projeto? Como decidir quais colocar em prática e quais descartar ou adiar? São essas questões que o curso irá te ajudar a responder. Sendo assim, parte da programação dele, que totaliza 10 horas, envolve: fases do gerenciamento do projeto, ferramentas e técnicas de planejamento, desenvolvimento de um cronograma, a estimativa dos custos, o gerenciamento dos riscos, entre outros.

Digitando no notebook, do lado tem um caderno com vários post-its pregados.
Esse é o antepenúltimo dos cursos on-line grátis. Também tem certificado, caso seja algo que você busque. (Reprodução/Pexels)

9- Fundamentos do marketing digital – Ateliê Digital 

Por último, mas não menos importante, entender de marketing digital em uma era tão conectada como a nossa é imprescindível. Dessa forma, se você não tem experiência, esse curso da Google vai te ajudar muito. Posto que, ele vai desde o básico. Entretanto, se já entende um pouco, assista só as aulas que precisa, dado que é possível pular os capítulos.

 

Seja para as novas empreendedoras ou para as que estão há muito tempo no mercado, se informar e aprender nunca é demais. Enfim, espero que as dicas de cursos on-line gratuitos tenha te ajudado! Me conta nos comentários o que achou e se tem algo mais que você queria aprender.

Deixe uma resposta