Em qualquer lugar do mundo, as pessoas prezam por celebrar o amor. Isso é traduzido em uma data comemorativa, o Dia dos Namorados, para que troquem presentes, gestos e seus sentimentos. Porém, dependendo do país o dia e as tradições podem ser diferentes. Desse modo, confira como ele é comemorado em outro países, assim aprendendo sobre outros culturas, mas também, podendo escolher uma para comemorar com seu parceiro.

Quadro escrito "be my valentine" (seja meu/minha namorado/a) com flores na frente.
Se quer saber sobre o Dia dos Namorados no Brasil, tem um artigo no blog contando a escolha da data 12 de junho, clique aqui para ler. (Reprodução/Unsplash)

1- Estados Unidos e outros adeptos

Por influência europeia, a maioria dos países (Portugal, França, Estados Unidos, Austrália, Canadá, etc.) comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim. Nele há troca de presentes, jantares românticos, declarações e muitos pedidos de casamento.

Essa tradição tem origem no festival pagão “Lupercália” que era celebrado na Roma Antiga, no dia 15 de fevereiro. O objetivo era purificar os cidadãos, através de um ritual em que alguns escolhidos batiam com pedaços de pele de um animal sacrificado em pessoas na rua. O que era visto como boa sorte para maioria e para mulheres, fertilidade.

Posteriormente, no século V, quando Roma já havia se tornado cristã, esse festival foi proibido pelo Papa Gelásio I. O qual tomou a decisão de que 14 de fevereiro seria Dia de São Valentim. Como se fosse uma “substituição”, trocar uma comemoração por outra.

Em relação ao São Valentim, há diferentes versões sobre quem foi ele. Há quem diga que era um padre que casava pessoas em segredo. Já outros acreditam que era um bispo preso que se apaixonou pela filha do carcereiro.

2- Coreia do Sul

A Coreia tem um diferencial: o dia 14 de cada mês serve para comemorar o amor.

  • Janeiro: Dia do Diário – Casais e amigos se presenteiam com um diário para anotar as datas importantes que vão passar juntos e fazerem planos. Também é comum dar velas de presente.
  • Fevereiro: Dia dos Namorados – As mulheres presenteiam os namorados (ou se declaram) com chocolates.
  • Março: White Day – Os homens retribuem os chocolates só que em maior quantidade. O chocolate costuma ser branco, porque White Day significa “Dia Branco”.
  • Abril: Black Day – É o dia dos solteiros, eles costumam se juntar (ou não) para comer Jajangmyeon, um macarrão com caldo de feijão-preto.
  • Maio: Dia Amarelo – A cor amarela é a cor do amor na Coreia. Por isso, nesse dia os casais se vestem de amarelo e trocam presentes.
  • Junho: Dia do Beijo – Para quem está em relacionamento sério ou solteiro, esse dia é o do beijo.
  • Julho: Dia da Prata – Não é tão comemorado pelos jovens, pois é quando os casais dão presentes em prata, principalmente alianças.
  • Agosto: Dia Verde – Dia de passar um tempo juntinhos na natureza, como em um piquenique. Porém, os solteiros costumam comemorar com os amigos também na natureza e levando bebidas de garrafas verdes (em geral, o Soju, bebida destilada famosa do país).
  • Setembro: Dia da Foto – Para mostrar e celebrar o relacionamento, esse dia os casais tiram fotos juntos, seja profissionalmente, em cabines de fotos ou pelo celular.
  • Outubro: Dia do Vinho – Não é tão comemorado, mas serve para beber juntos.
  • Novembro: Dia do Cinema – Momento em que as salas de cinemas lotam de casais.
  • Dezembro: Dia do Abraço – Aqui os casais aproveitam para demonstrar afeto em público (o que não é tão comum quanto aqui).
Caixa de macarons coloridos com bilhete escrito "love".
Dia 14 de outubro está chegando e é ele que inspirou esta postagem. Caso decida comemorar, confira ideias de presentes simples, sendo que alguns pode-se fazer em casa, clicando aqui. (Reprodução/Unsplash)

3- Argentina

Além de comemorarem o Dia de São Valentim em 14 de fevereiro, eles também tem a “Semana da Doçura” que acontece de 1 a 7 de julho. Essa comemoração é própria da Argentina e foi criada pela empresa Arcor e a ADGyA em 1989.

Seu slogan era “uma guloseima por um beijo”, assim, as pessoas dão um bombom, por exemplo, e tem um beijo em troca. Nessa época, a venda de doces aumenta no país. Ademais, há o propósito de que todos sejam mais doces (gentis) uns com os outros durante a semana.

4- Itália

Os italianos comemoram em 14 de fevereiro. No entanto, há outra tradição no país que acontece durante o Festival de Primavera em maio. Em que vários casais trocam presentes, principalmente o “baci perugina”, caixa de chocolates pequenos de avelã feito em formato de coração.

Casal abraçados indo se beijar.
Existe uma crença de que o primeiro homem que ver uma mulher nesse dia irá se casar com ela em um ano. (Reprodução/Unsplash)

5- África do Sul

Assim como a maioria, a África do Sul também celebra no dia 14 de fevereiro, com o romantismo de sempre. A diferença é que as mulheres usam corações de tecido presos nas mangas. Muitas vezes, com o nome do pretendente costurado para que saibam que estão a fim. Tal costume surgiu no Lupercália, festival romano, explicado anteriormente nesse artigo.

7- China

Por último, a China comemora o Festival Qixi no sétimo dia do sétimo mês lunar de cada ano. O qual normalmente é entre julho e agosto. Sua origem é numa lenda chinesa da história de amor de Zhinu e Niúláng.

Em resumo, Niúláng era um vaqueiro que se apaixonou por Zhinu, sétima filha da Rainha Mãe do Céu. Sua mãe não aceitou que ela casasse com um mortal e fez o pretendente Niúláng reencarnar. Eles se reencontram novamente em sua outra vida, mas a Rainha Mãe consegue impedir o relacionamento novamente, ao transformar os dois em estrelas e criar um “rio” imenso (Via Láctea) para separar os dois. Porém, “uma vez por ano, pássaros de todo o mundo formam uma ponte sobre o rio, para que Zhinü e Niúláng possam reunir-se de novo”, conforme o site Instituto Confúcio.

Nesse dia, é celebrado o Qixi, em que garotas jovens preparam oferendas de melões e outras frutas para Zhinu com esperança de encontrar um marido. Enquanto isso, os casais vão aos tempos rezar por prosperidade e felicidade.

Casal na praia de mãos dadas com pés na água.
A noite, as pessoas se reúnem par assistir as estrelas Vega e Altair (que seriam Zhinu e Niúláng, respectivamente).(Reprodução/Unsplash)

Gostou de conhecer tradições diferentes ao redor do mundo? Então, comente me contando qual você achou mais interessante e o que você costuma fazer no Dia dos Namorados!