Quer se sentir amado e conectado ao seu parceiro? Essas dicas podem te ajudar a construir e manter um relacionamento romântico saudável, feliz e satisfatório. Tudo o que a gente sempre espera, né?!

Foto de casal caminhando por rua. O homem segura um buquê de flores.
Passar tempo juntos é essencial para criar uma boa relação. (Reprodução/Pexels)

Construindo um relacionamento saudável

Bom, todos os relacionamentos românticos passam por altos e baixos. Bem como, todos eles, certamente exigem trabalho, compromisso e uma vontade de se adaptar e mudar com (e pelo) seu parceiro. No entanto, quer o seu relacionamento esteja apenas começando ou vocês estejam juntos há anos, existem passos que você pode dar para construir um relacionamento saudável. Assim, mesmo que você tenha vivido muitos relacionamentos fracassados ​​no passado, você pode encontrar maneiras de permanecer conectado, encontrar satisfação e desfrutar de uma felicidade duradoura.

O que torna um relacionamento saudável?

Cada relacionamento é único e as pessoas se unem por muitos motivos diferentes. Parte do que define um relacionamento saudável é compartilhar um objetivo comum. E isso é algo que você só saberá conversando profunda e honestamente com seu parceiro. Todavia, existem também algumas características que a maioria dos relacionamentos saudáveis ​​têm em comum. Conhecer esses princípios básicos pode ajudar a manter a sua relação significativa, gratificante e estimulante, sejam quais forem as metas para as quais você está trabalhando ou os desafios que enfrentam juntos.

Vocês mantêm uma conexão emocional significativa

Cada um de vocês faz o outro se sentir amado e emocionalmente realizado. Há uma diferença entre ser amado e se sentir amado. Quando você se sente amado, você se sente aceito e valorizado por seu parceiro, como se alguém realmente entendesse você. Alguns relacionamentos ficam presos na coexistência pacífica, mas sem os parceiros se relacionando emocionalmente. Embora a união possa parecer estável na superfície, a falta de envolvimento contínuo e conexão emocional serve apenas para aumentar a distância entre duas pessoas.

Você não tem medo de discordâncias (respeitosas)

Alguns casais conversam baixinho, enquanto outros podem levantar a voz e discordar veementemente. A chave para um relacionamento forte, porém, é não ter medo de conflitos . Você precisa se sentir seguro para expressar coisas que o incomodam sem medo de retaliação. Além disso, deve ser capaz de resolver conflitos sem humilhação, degradação ou insistir em estar certo.

Você mantém relacionamentos e interesses externos vivos

Apesar dos filmes românticos mostrarem isso, ninguém pode atender a todas as suas necessidades. Na verdade, esperar muito de seu parceiro pode colocar uma pressão prejudicial sobre o seu relacionamento. Para estimular e enriquecer sua relação, é importante manter sua própria identidade fora dela, preservar conexões com a família e amigos e manter seus hobbies e interesses.

Você se comunica aberta e honestamente

Uma boa comunicação é parte fundamental de qualquer relacionamento. Quando ambas as pessoas sabem o que querem do relacionamento e se sentem à vontade para expressar suas necessidades, medos e desejos, isso pode aumentar a confiança e fortalecer o vínculo entre vocês.

Apaixonar-se vs. permanecer apaixonado

Foto de casal se abraçando
O tempo que passam juntos deve ter qualidade. (Reprodução/Pexels)

Para a maioria das pessoas, se apaixonar parece simplesmente acontecer. É permanecer apaixonado – ou preservar a experiência de “se apaixonar” – que requer compromisso e trabalho. Dadas as recompensas, porém, vale a pena o esforço. Um relacionamento romântico seguro e saudável pode servir como uma fonte contínua de apoio e felicidade em sua vida, nos momentos bons e ruins, fortalecendo todos os aspectos do seu bem-estar.

Todavia, muitos casais se concentram em seu relacionamento apenas quando há problemas específicos e inevitáveis ​​a serem superados. Afinal, depois que os problemas são resolvidos,  eles voltam a atenção para a carreira, para os filhos ou para outros interesses. Contudo, se relacionar com alguém exige atenção e compromisso contínuo para que o amor floresça. Portanto, enquanto a saúde do seu relacionamento for importante para você, isso exigirá sua atenção e esforço.

As dicas a seguir vão te ajudar a preservar a experiência de se apaixonar e a manter seu relacionamento romântico saudável, confira!

Passem tempo juntos

Vocês se apaixonam olhando e ouvindo um ao outro. Se você mantiver isso da mesma maneira, poderá sustentar a experiência de se apaixonar por muito tempo. Você, provavelmente, tem boas lembranças do começo do namoro, não é verdade? Tudo parecia novo e empolgante, e você provavelmente passava horas apenas conversando ou inventando coisas novas para experimentar. No entanto, com o passar do tempo, as demandas de trabalho, família, outras obrigações e a necessidade que todos temos de um tempo para nós mesmos podem tornar mais difícil encontrar um tempo juntos.

Façam isso regularmente

Desse modo, não importa o quão ocupado você esteja, reserve alguns minutos todos os dias para deixar seus dispositivos eletrônicos de lado, pare de pensar em outras coisas e realmente foque e conecte-se com seu parceiro.

Encontre algo que gostem de fazer juntos, seja um hobby compartilhado, aula de dança, caminhada diária ou sentar-se tomando uma xícara de café pela manhã. Experimentem algo novo. Fazer coisas novas juntos pode ser uma maneira divertida de conectar e manter as coisas interessantes. Pode ser tão simples quanto experimentar um novo restaurante ou fazer uma viagem de um dia para um lugar onde você nunca esteve antes.

Esteja preparado para altos e baixos

Foto de casal se abraçando e beijando
Além disso, o diálogo também é muito importante. (Reprodução/Pexels)

É importante reconhecer que existem altos e baixos em todo relacionamento. Você nem sempre estará na mesma página. Às vezes, um dos parceiros pode estar lutando com um problema que o estressa, como a morte de um parente próximo. Bem como, outros eventos, como perda de emprego ou graves problemas de saúde, podem afetar ambos os parceiros e dificultar o relacionamento um com o outro. Você pode ter ideias diferentes sobre como administrar as finanças ou como criar os filhos.

Ademais, pessoas diferentes lidam com o estresse de maneiras diferentes, e os mal-entendidos podem rapidamente se transformar em frustração e raiva. Assim sendo, não descarte seus problemas em seu parceiro. O estresse da vida pode nos deixar de temperamento explosivo. Se você está lidando com muito estresse , pode parecer mais fácil desabafar com seu parceiro e até mesmo se sentir mais seguro para atacá-lo. Desse modo, lutar assim pode inicialmente parecer uma liberação, mas aos poucos envenena seu relacionamento. Encontre outras maneiras mais saudáveis ​​de controlar o estresse, a raiva e a frustração.

Não force soluções

Além do mais, tentar forçar uma solução pode causar ainda mais problemas. Cada pessoa resolve os problemas à sua maneira. Lembre-se de que você é uma equipe. Continuar a avançar juntos pode ajudá-lo a superar os pontos difíceis.

Portanto, reveja os primeiros estágios de seu relacionamento. Ou seja, compartilhe os momentos que os uniram, examine o ponto em que você começou a se separar e decida como podem trabalhar juntos para reacender essa experiência de apaixonar-se.

Esteja aberto para mudanças. A mudança é inevitável na vida e acontecerá quer você vá com ela ou lute contra ela. Assim, a flexibilidade é essencial para se adaptar às mudanças que sempre ocorrem em qualquer relacionamento e permite que vocês cresçam juntos nos bons e nos maus momentos.

Se precisar de ajuda externa para seu relacionamento, procurem juntos . Às vezes, os problemas em um relacionamento podem parecer muito complexos ou opressores para vocês lidarem como casal. Assim, a terapia de casal ou conversar com um amigo de confiança ou figura religiosa pode ajudar.

Já leu o nosso artigo sobre como ter um relacionamento melhor? Ele está repleto de ótimas dicas, viu?

Deixe uma resposta