A aliança de casamento perfeita é o símbolo que eternizará a união e o amor, e faz parte de um dos momentos mais importantes da sua vida: o casamento. Pensando nisso, elaboramos uma dica, para te ajudar nesse momento marcante em suas vidas, com oito itens que você deverá levar em consideração na hora de escolher a aliança de casamento perfeita. Então, continue a leitura.

Conjunto de aliança, anel de noivado e meia aliança na cor prata
Veja onde comprar alianças boas e baratas, clicando aqui. (Reprodução/Unsplash)

Determinar o orçamento para a aliança de casamento perfeita

O orçamento é o ponto de partida de todas as decisões de casamento. Veja abaixo os fatores que interferem no preço da aliança de casamento perfeita

O material escolhido para a elaboração da peça.

Tudo muda de acordo com os minerais que irão adornar o anel, como os diamantes, tradição de muitas alianças e anéis de noivado.

Design da joia

O design do anel também é um fator determinante de preço, pois existem diferentes formas, acabamento e estilos com diferentes valores.

Por isso muitos joalheiros investem em projetos únicos com matérias, texturas e estilos inovadores.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Altar Alianças (@usealtar)

Saiba o Teor do Ouro da sua aliança de casamento perfeita

Um dos tipos mais utilizados para a confecção de joias é o ouro 18k, ou seja, ouro com teor de 75% de pureza. Composto por 75% de ouro puro+25% de outras ligas metálicas.

Esses 25% determinam qual será a coloração do ouro: amarelo, branco ou rosé. Assim esse tipo de composição, garante mais qualidade e durabilidade para a joia.

Por isso, ao comprar um par de alianças perfeita é se certificar se o metal utilizado é outo 18k. Cabe salientar que essa joia com teor abaixo de 14k não é considerada uma peça em ouro.

Escolha um estilo para a aliança de casamento perfeita

Há várias opções de estilo de anel de casamento, ele varia conforme o estilo dos noivos, Veja abaixo alguns estilos e modelos para cada par de aliança de casamento perfeita.

Tradicional

As alianças tradicionais são atemporais, pois são modelos básicos, clássicos e discretos e nunca saem de moda.

Não apresentam detalhes, mas se pode escolher o acabamento liso ou fosco, com linhas retas ou não, além disso, o ouro pode ser amarelo ou rosé.

As alianças tradicionais não são abauladas, diferente da anatômica, ou seja, não tem a parte arredondada internamente.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Altar Alianças (@usealtar)

Brilhosa

As alianças com brilhos, são aquelas que tem pedras. É possível encontrar modelos com diamantes ou brilhantes, em pequenos detalhes ou que ocupem toda aliança. Para os homens, o modelo pode ter linhas, cor e acabamentos iguais.

Moderna

As noivas que curtem um modelo mais moderno, buscam por exclusividade e personalização. Alguns casais buscam por modelos que representem melhor o seu estilo de vida e que tenham um design mais ousado.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Altar Alianças (@usealtar)

Personalizada

As alianças personalizadas são aquelas que tem palavras gravadas ou qualquer outro significado, o que torna o modelo único e o símbolo da união dos casais.

Por exemplo: pode ter uma data marcante, o nome do casal, uma palavra significativa.

O anel de casamento pode apresentar ao invés de palavras ou frases, ou pode ser composta por relevos ou formas diferentes. Afinal, nem toda aliança precisa ter cara de aliança!

Prateada

Na tradição, a aliança prateada é utilizada só no começo do namoro, quando se assume um compromisso.

No entanto, mesmo que o dourado seja a cor mais utilizada para casamentos, há aqueles que optam ou alianças prateadas ou de ouro branco.

Uma alternativa para substituir o dourado é cravejar pedras ou diamantes.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Altar Alianças (@usealtar)

Dicas para escolher a aliança de casamento perfeita

Para escolher a aliança de casamento perfeita é preciso se atentar a alguns detalhes, não deixe para a última hora, pois o fabricante demora pelo menos um mês e meio para a fabricação e elaboração das joias.

Por isso recomenda-se que você procure o fabricante, com pelo menos 3 meses de antecedência, para que seja possível fazer uma correção da peça. Veja nos tópicos abaixo:

Escolha a Cor do ouro das suas alianças

Para escolher a cor do ouro das alianças, deve-se considerar qual a manutenção a jóia exigirá.

Anéis em ouro branco 18K exigem que se tenha uma frequência na manutenção do acabamento. Isso acontece porque o anel em outo branco recebe um banho de ródio.

No entanto, se você busca evitar a ocorrência frequente da manutenção, você pode optar pelo ouro rosé 18 k.

Design da aliança

Qual seria o modelo ideal para a sua aliança de casamento: formato mais anatômico, côncavo ou cilíndrico? Qual a largura você prefere? Uma aliança mais lisa ou cravejada.

Mas antes de escolher, faça uma pesquisa dos modelos e quais mais te agradam. Veja também os valores de cada par.

É fundamental que você conheça os valores e entenda sobre o aspecto visual da peça, que está de acordo com o orçamento.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Altar Alianças (@usealtar)

Conforto Interno e Acabamento externo das alianças

A aliança é aquela joia que usamos diariamente e raramente as tiramos do dedo, correto? Portanto, o conforto é uma das principais características que você deve levar em conta na hora de efetuar sua compra.

A aliança anatômica ou boleada é aquela que possui um formato interno mais arredondado. Dessa forma, a área de contato entre a joia e o dedo é menor, evitando que a joia fique apertada e prendendo a circulação.

Se estiver dentro das possibilidades de vocês, não hesitem em optar por uma aliança anatômica. Ela irá trazer um conforto extra no uso diário da joia.

Outro ponto a se observar também é a espessura da sua joia. A nossa dica é que você opte por uma aliança com espessura acima de 1mm! Isso vai garantir mais resistência a sua aliança.

Acabamento externo das alianças

Para escolher o acabamento das suas alianças há pelo menos três tipos a serem considerados:

  • Fosco
  • Diamantado
  • Polido

Por isso, avalie as vantagens de cada um, considerando o seu gosto e estilo. Nele pode incluir os nomes dos noivos, uma frase especial, um apelido carinho, o importante é ser criativo e surpreender na mensagem.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Altar Alianças (@usealtar)

Escolha uma empresa com tradição

Para escolher a aliança perfeita, que seja símbolo de uma união, é fundamental escolher uma joalheria de confiança e idônea. A empresa precisa oferecer garantia, qualidade dos matérias utilizados e também suporte caso seja necessário fazer algum ajuste na peça.

Por isso, pesquise informações sobre a empresa, consulte os depoimentos dos clientes nas redes sociais.

Compre a sua aliança de casamento perfeita com antecedência

Comprar as alianças de casamento não deve ser uma compra impulsiva. Mas deve ser planejada com calma. Portanto, pense que elas serão produzidas exclusivamente para você.

Outro fator importante é levar em conta o prazo de fabricação e o prazo de envio, caso seja adquirida online.

Enfim, considere um prazo de pelo menos três meses da data de casamento, lembrando que em caso de gravações ou alguns detalhes extras, pode levar até um mês.

Conclusão

Enfim, as alianças estão presentes em momentos de alegria e amor, as opções são infinitas, o que demanda atenção na hora de escolher a aliança de casamento perfeita.

E aí! Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais.