Para ter seu casamento dos sonhos, é preciso entender certas coisas, pesquisar bastante, ver referências e deixar agendado as datas. No entanto, existem muitos erros cometidos ao planejar um casamento que complica a vida dos noivos. Confira abaixo, e evite repetir estes padrões na sua cerimônia

Casal lendo livro sorrindo.
Ao planejar o casamento é muito importante escolher a aliança certa. Por isso, confira o catálogo da Altar Alianças e depois personalize-a do modo que preferir. (Reprodução/Pexels)

Erros no planejamento do casamento

Não definir um orçamento

Antes de tudo, de decidir qualquer detalhe do casamento, o mais importante é definir o orçamento. Pode não ser a parte mais empolgante, mas ela será um guia para todos os próximos passos do seu planejamento, como o local, o que colocar de decoração, quantidade de convidados, até mesmo o buffet e as flores.

Desse modo, o casal precisa colocar no papel tudo que podem investir, além do que os familiares e os amigos podem ajudar. A partir disso, fazer uma pesquisa breve no mercado para ter noção do preço. Desde as maiores coisas, como traje dos noivos e local, assim como, as menores despesas, seja funcionários, transporte, etc.

Isso ajuda a entender quanto mais tempo precisam para juntar o dinheiro necessário para o casamento ou o que precisam cortar para ficar dentro do orçamento.

Fazer tudo em cima da hora

Outro ponto, é deixar definido o que precisa ser feito, porém não estabelecer prazos para até quando podem ser feitos. Pois, isso leva a problemas  posteriormente, visto que algumas partes precisam ser feitas com mais antecedência. Por exemplo: agendar no civil, conseguir a papelada, comprar as passagens da lua de mel, entre outros.

Ademais, quanto melhor estiver dividida as tarefas entre você, seu noivo e um assessor, é mais garantia de organização e menos estresse no dia do casamento e nos dias próximos a ele. Porque facilita resolver imprevistos, por ter mais tempo.

Mulher loira comendo pão de forma enquanto lê
Deixar tudo resolvido antes te faz gastar menos dinheiro, por ter seguido um plano e não precisar comprar coisas mais caras em cima da hora. Se busca mais dicas para economizar no casamento, clique aqui, para ler a matéria que fizemos sobre,  (Reprodução/Pexels)

Não ler os contratos

O dia do seu casamento precisa ser especial e como você imaginava. Para garantir que saia de acordo, não se esqueça de ler os contratos. Ou até mesmo checar com um advogado se tem alguma cláusula que te prejudica. O que pode evitar problemas e/ou decepções.

Assim, cheque as condições do fotógrafo sobre direitos autorais e qual resultado ele está comprometendo a entregar, veja com o local que o casamento será realizado o que pode ou não ser feito lá, se tem horário de fechar, etc.

Definir uma data antes de escolher o lugar

Em seguida, um erro comum ao planejar o casamento é escolher a data primeiro e só depois se preocupar com o lugar do casamento. Visto que locais de eventos costumam deixar as datas agendado mesmo com um ano de antecedência.

Então, escolha mais ou menos a época que quer casar, melhor escolher duas datas pois se uma não der certo você já pergunta sobre a outra, e procurar os lugares com as datas em mente.

Local do casamento com mesas e cadeiras
Para isso você também precisa decidir se fará a cerimônia na sua cidade ou se será em outra para avisar com antecedência aos convidados. (Reprodução/Unsplash)

Não fazer planos para “imprevistos”

Por fim, todos sabemos que imprevistos acontecem, justamente por serem inesperados. Contudo, existem algumas questões que na verdade são possíveis, mas a maioria dos noivos se desatentam. Exemplo disso: a chuva. Se um casal quer casar ao ar livre (campo, praia, quintal) precisa estar preparado para a possibilidade de chover e ter que mudar as pessoas de lugar. Nesse caso, o que pode fazer é ter tendas como parte da decoração ou a recepção do casamento dentro de uma sala, dessa maneira já tem onde as pessoas irem.

Essas foram dicas para planejar o casamento de forma mais certeiro. Me conta nos comentários qual conselho é seu preferido e qual você tem para dar para outra noiva.

Categorizado em: