O coração se agita só de pensar nele: o vestido de noiva. É claro que isso não é regra, mas a maioria esmagadora das mulheres sonha com essa peça tão importante num casamento. Justamente por ser um sonho e por carregar tantas expectativas, você deve se atentar para não cometer os erros que a Altar vai falar hoje. Sendo assim, papel e caneta na mão para não se esquecer de nenhum desses tópicos quando for escolher o seu vestido de noiva, ok?

Foto colorida de mulher vestida de noiva.
É preciso tomar cuidado para não cometer alguns erros na hora de escolher o vestido de noiva.

Deixar que a ansiedade se sobreponha à racionalidade

A maioria das noivas, assim que começam os preparativos, sonha, suspira e anseia pelo vestido de noiva. Tanto que, por vezes, com mais de um ano de antecedência, começam a experimentar as peças. Todavia, não é uma boa ideia “correr” para a primeira loja de noivas que aparecer pelo caminho. O mais importante dos motivos que justifica a racionalidade é: irá se passar meses e é provável que você se pergunte se fez a escolha certa ou não.

Controle o seu coração e procure a primeira loja, a primeira marcação para se envolver com os vestidos de noiva, uns seis meses antes do casamento. É preciso esperar o tempo certo para fazer a escolha certa.

Deixar que outras pessoas influenciem a sua decisão

A mãe, as irmãs, a sogra, as cunhadas, as primas, as melhores amigas… enfim! Ter a opinião de alguém além da nossa própria consciência pode ser extremamente útil. Não quer dizer que essa opinião (ou outra qualquer) seja pertinente, ok? Ou é a mãe que imaginava outro tipo de vestido ou a sogra que gostava de algo que não fosse tão atrevido, por exemplo. O vestido é para você.

Isto não é frieza, é puro realismo! Se pretende ter alguém por perto que se emocione junto com você, seja criteriosa na escolha e imponha limites às pretensões de quem a acompanha.

Foto colorida de noivos na festa de casamento. O noivo beija a testa da mulher.
A escolha certa do vestido de noiva envolve não deixar o seu estilo de lado.

Não respeitar o seu próprio estilo

Se no dia a dia você é, habitualmente, uma mulher comedida, simples e minimalista, porque deixar de ser no seu dia de casamento?

Se há traços que a definem, porque renovar por completo todos eles e a forma como os outros a veem e conhecem? Porque dar a si mesma a possibilidade de um dia, muitos anos mais tarde, ao olhar para as memórias do seu casamento, não se reconhecer e não se rever na sua imagem?. Se aceite e não queira ser mais ou menos do que realmente é!

Esquecer o orçamento na hora de comprar

Suponhamos que você tenha encontrado “o” vestido dos seus sonhos. Tem certeza de que ele encaixa no seu orçamento? Ou simplesmente está tão emocionada, mas ainda assim não sabe se poderá levar a compra adiante? É preciso ter bom senso nessa situação, não se esqueça!

Assim, defina no início do seu atendimento que tem um valor-limite que não pretende ultrapassar. Não queremos te desiludir, mas apesar de ser o vestido de uma vida, é um vestido que usará apenas uma vez. Vale a pena se endividar e se colocar numa situação financeira desconfortável? Pense sobre.

Perder a noção de que um vestido faz parte do todo

Foto colorida de mulher vestida de noiva. Ela está sentada e segura um par de sapatos.
É importante que o vestido escolhido não ofusque o brilho da noiva.

Rendas, pedraria, aquele decote, aquela cauda e aquelas costas de espartilho… Diante de todas as características do seu vestido, sobrará ”palco” para um belíssimo par de sapatos? Ou para aqueles pares de brincos maravilhosos? Não. Nem sequer sobrará espaço para você! Sabe aquela velha máxima “o menos é mais”? Bem, aplica-se aqui! Você é a noiva e tudo bem, nós admitimos: deve estar deslumbrante, mas também deve brilhar por si!

Em síntese, o importante é lembrar que você é a atração principal, é o seu dia. De modo que seu vestido de noiva precisa acompanhar isso, sendo necessário pensar bem antes de escolher.

Mais do que isso, também é necessário um par de alianças para te acompanhar nesse dia especial e pela vida toda. Então, confira o catálogo da Altar.

Deixe nos comentários qual outro erro é comum ao escolher o vestido!

Deixe uma resposta