Quando pensamos em casamento, não há nada mais clássico que alianças de ouro. Durante séculos, elas adornaram (e ainda adornam) os dedos anelares de noivos como um símbolo de amor e promessa eterna. Sendo uma escolha atemporal, as clássicas alianças de ouro jamais sairão de moda.

Foto de casal trocando alianças.
As alianças de ouro amarelo são as mais clássicas. (Reprodução/Pexels)

A troca de anéis tem sido tradição há anos. Todavia, as alianças de ouro (indiscutivelmente o estilo mais popular da história do homem) encontraram seu lugar na era vitoriana, entre 1830 a 1899. Nesse período, a produção de joias aumentou consideravelmente, e usar uma porcentagem menor de ouro – 9 ou 10 quilates, o tornou mais acessível para as massas. Assim, alianças de casamento e anéis de noivado tornaram-se o status quo em uma cerimônia de união entre duas pessoas.

Porque escolher o ouro

Como um vestido preto, o ouro combina com qualquer coisa e é incrivelmente versátil. Desse modo, quase todas as pedras preciosas ficam ótimas combinadas com uma clássica faixa de ouro. Confira algumas dicas da Altar para escolher bem a suas alianças de ouro!

Foto preto e branco de noiva segurando buquê.
O ouro amarelo é o vestido preto das joias: combina com qualquer coisa e jamais sairá de moda. (Reprodução/Pexels)
  • Que tipo de ouro devo escolher? O ouro amarelo 18K é mais rico em cores e considerado de qualidade mais fina, pois tem uma porcentagem maior do metal. Enquanto isso, ouro 20K, 22K e 24K são mais macios, se dobram e se moldam ao dedo, então recomendamos escolher entre 14K ou 18K para um anel de uso diário, visando maior resistência e durabilidade, ok?
  • Devo comprar uma aliança de ouro maciço? O ouro maciço é a chave para uma peça que durará literalmente a vida toda. Portanto, ao procurar uma aliança de ouro, certifique-se de que seja maciço.
  • Quanto custa um anel de ouro maciço de 14K? Depende. Uma aliança de ouro maciço de qualidade 14K aumentará de preço dependendo da largura e do tamanho, sendo preciso pesquisar bastante. Muitos sites de joias, como a Altar, oferecem anéis de ouro clássicas a preços extremamente acessíveis. Você já conferiu o nosso site?

O que mais você precisa saber na hora de escolher

  • As alianças de ouro são neutras, em termos de gênero? As alianças de ouro clássicas são unissex e podem ser usadas de várias maneiras, bem como redimensionadas para caber em um tamanho menor se você se apaixonar por um anel masculino. Sua versatilidade também permite que você crie um conjunto de casamento que se adapte ao seu estilo pessoal e permite que você brinque com as tendências – ou crie novas.
  • Quais estilos de anel de noivado combinam melhor com alianças de ouro? Como marca, estamos percebendo uma tendência atual de alianças de casamento de ouro mais largas combinadas com anéis de noivado de estilo tradicional. Para facilitar a visualização disso, pense em uma aliança masculina clássica de 5 mm combinada com um solitário de diamante tradicional. Há algo inesperado e único nisso, concorda?

Como cuidar das alianças de ouro

O ouro, como um metal durável e que não mancha, torna-se uma ótima opção para qualquer estilo de vida. Assim, sua aliança poderá ser usada o dia todo, todos os dias, embora recomende remover todos os anéis de pedras preciosas antes de fazer exercícios, jardinagem e coisas do gênero, ok? Ela pode ser limpa mergulhando-a em uma mistura de detergente e água morna, um ótimo conselho para quem não quer se preocupar com manutenções recorrentes.

Foto de casal. A mulher está segurando um buquê de flores e eles usam alianças de ouro amarelo.
As alianças de ouro são clássicas e se tornaram popular na Era Vitoriana. (Reprodução/Pexels)

Se você decidiu que uma aliança de ouro clássica é para você e está pronto para investir em uma peça que terá e amará para sempre, acesse o personalizador da Altar e crie a sua!