As alianças são um símbolo de união entre o casal, de modo que não são compradas ao acaso. Existe uma pesquisa e a comparação de vários anéis de casamento para chegar ao elegido, que ficará por todo o relacionamento. Desse modo, este artigo reúne todos os aspectos de uma aliança de casamento (noivado ou namoro também), para você saber como escolher de forma certeira.

Mulher com aliança apoiando as mãos no marido

De forma completa e objetiva, aprenda sobre os vários aspectos de uma aliança e o que cada uma afeta na hora de usá-la. (Reprodução Unsplash)

1- Qualidade

Para começar, o básico de uma aliança é sua qualidade. Afinal, ela precisa ser durável. Todos que compram uma aliança o fazem com intenção de passar a vida juntos. Então, ela precisa ser resistente, não amassar, nem descascar, nem dar alergia e continuar linda durante os anos. Para isso, confira os materiais com que seu par será fabricado. O ideal é que seja com metais nobres, isto é ouro ou prata.

Então, qual é a quantidade necessária de metal?

Bom, cada país tem seu padrão para o Ouro. Nos Estados Unidos, o mais comum é o Ouro 14K, ou seja, com 14 partes de ouro em 24, resultando 58,8% de ouro puro. Porém, na visão brasileira isso é muito pouco, visto que acreditamos que boa parte da peça precisa ser feita de ouro para ser valiosa, sendo o padrão aqui o Ouro 18K, com 75% de ouro puro. O suficiente para ser valiosa, ao mesmo tempo não ficar maleável demais (o ouro totalmente puro não tem como ser usado, pois amassa fácil).

Desse modo, cheque na descrição do produto se a peça é 18K (também chamado de Ouro 750). Além disso, a empresa precisa ser confiável, para ter certeza que ela está realmente te entregando com essa quantidade de ouro. A Altar Alianças te garante que independente dos testes que você fizer, encontrará 18K em nossas alianças, por isso, entregamos um certificado de autenticidade para garantir seus direitos como cliente.

Em relação a Prata, existem duas porcentagens comuns no Brasil. A Prata 925, que tem 92,5% de prata e 7,5% de outros metais. E a Prata 950, que tem 95% de prata pura e 5% de outros metais, sendo ela que usamos na Altar, por ser mais valiosa.

Par de alianças côncavas de ouro amarelo com coração de zircônia

O Kilate é representado pela letra K. Foi definido que 24K é um ouro totalmente puro, ou seja, 24K= 100%. A partir dele que faz a contagem do ouro 14K, 16K, 18K. (Reprodução/Altar alianças)

2- Cores

Para entender como a cor das alianças funciona, depende do assunto anterior. Então, se 75% é ouro puro, os outros 25% são outros metais, e são eles que determinam a cor ao serem misturados com o ouro.

  • Ouro amarelo = Ouro puro (75%) + Prata (12,5%) + Cobre (12,5%). A cor tradicional das alianças, sendo a mais pedidas dos casais.
  • Ouro rosé = Ouro puro (75%) + Cobre (22,5%) + Prata (2,75%). Após virar tendência, o rosé entrou no mercado e conquistou o coração das românticas que gostaram da delicadeza da cor.
  • Ouro branco = Ouro puro (75%) + Paládio (25%). Para quem gosta da cor prateada, mas quer algo com mais qualidade do que a prata, acabam escolhendo ouro branco.

Pode-se colocar na mesma aliança mais de uma cor. Por exemplo, esta aliança da Altar abaixo é de prata com detalhe em ouro amarelo. Mas poderia ser com ouro rosé ou branco também.

Par de alianças retas bicolores de prata e faixa de ouro amarelo com brilhante de zircônia

Se está indecisa sobre qual cor escolher, dê uma olhada nos nossos artigos, temos sobre: ouro rosé; prata x ouro branco. (Reprodução/Altar Alianças)

3- Espessura

A espessura é a “altura” da aliança, que fica na lateral da joia. Dado que, quantos mais gramas de metais são adicionados, mais espessura a aliança ganha.

No que isso interfere? Na resistência dela, bem como, se sua aliança tiver pedras, com uma espessura muito fina a pedra ao ser colocada vai furar a chapa. Muitas empresas estão fazendo alianças de espessuras extremamente finas para vender mais barato. Então atente-se. Recomendamos sempre acima de 1mm.

A espessura depende da largura, do peso e do tamanho das pedras, se tiver (quanto maior o tamanho da pedra, mais espessa a aliança).

Ademais, uma espessura acima de 1mm deixa a aliança mais confortável na hora de usar. Sendo necessário um equilíbrio, nem muito fina, nem muito grossa para não incomodar (opte entre 1,2mm e 1,7mm).

Par de alianças ouro 18k com zircônias e detalhe escovado cruzado

Se for comprar uma aliança personalizada, confirme a espessura com o(a) vendedor(a), aqui te damos toda a assistência para você não precisar se preocupar em como escolher a aliança de casamento. (Reprodução/Altar Alianças)

4- Largura

A largura é a medida da distância horizontal da aliança. Ou seja, se ela é fina, média ou grossa. Para escolher, é preciso saber o que você e seu noivo gostam. No entanto, se não tem costume de usar anéis, dê uma pesquisada em fotos na internet e em outras pessoas usando. Assim como, experimente nas joalherias.

Em resumo:

  • Alianças finas (2 mm a 4.0 mm): delicado e discreto, indicado para quem não gosta de chamar atenção e/o tem mãos pequenas.
  • Médias (4.5mm a 6.0mm): versáteis, por estarem no meio são um boa aposta para quem está indeciso, além de ficarem boas com pedras.
  • Alianças grossas (6.5mm a 9mm ):  para quem curte peças maiores e chamativas, ademais, elas são mais resistentes e indicadas para quem tem dedos longos.
Par de alianças retas de ouro amarelo com bordas em baixo relevo e brilhante de zircônia

Quanto maior largura e espessura, maior o preço da aliança, visto que será necessário mais ouro para produzir. (Reprodução/Altar Alianças)

5- Conforto

Em seguida, vem um fator importante, o nível de conforto da sua aliança. Considerando que você vai usar ela durante todo o dia (ou a maior parte dele), precisa ser algo que não te incomode. Assim, considere a espessura, como dito anteriormente, para não ser fina demais. Mas também, olhe a seção conforto ao comprar, pois existem três classificações.

Lembrando que o conforto se refere a parte de dentro da aliança, então, mesmo que ela seja redonda por fora, não quer dizer que por dentro também é.

Sendo assim, a primeira é a “reta” ou “tradicional”. Seu interior é plano, precisando de menos ouro para fabricar. Dessa forma, seu preço é mais baixo e são encontradas facilmente.

Apesar que todas alianças são produzidas para melhor desempenho e satisfação do cliente, a aliança anatômica é a que tem o maior conforto, justamente por pensar na anatomia do dedo. Ela tem formato arredondado. Para fazer isso, é necessário mais ouro, tendo o preço mais elevado que as outras.

Por último, tem a semi anatômicas, que são um meio termo entre as duas anteriores, ela já é mais confortável e consegue ter um preço mais acessível.

Par de alianças ouro rosé 18k com interior ouro branco

Em nosso site, deixamos para o cliente escolher qual prefere na hora da compra, visto que qualquer modelo pode ser mudado. (Reprodução/Altar Alianças)

6- Formato externo

Após ver o conforto interno da aliança, chega o momento de decidir o formato externo. Sendo a parte de fora, que você realmente vê e gosta da aliança.

Logo, existem 3 tipos de formato: reto, meia cana e côncavo. Para iniciar, o reto é este da imagem abaixo, como o próprio nome diz, ele é plano. Depois, vem o meia cana, que é redondo, trazendo mais fluidez para peça. Por fim, o côncavo, ela tem uma curva que faz o seu meio ser mais fundo, sendo inovadora.

Guia completo: o que devo olhar ao escolher uma aliança? - alianca-altar-modelo26-ouro-branco-0-1-1

7- Acabamentos

Outro ponto que você se atenta para escolher a aliança perfeita, é o acabamento. Em outras palavras, qual aparência de textura terá sua aliança. Depende muito do gosto pessoal de vocês dois nesta parte.

O acabamento mais usado é o polido, que deixa um aspecto brilhante e refletor. Além dele, existe o fosco, o diamantado, o martelado, o jateado, o recartilhado e a diamantadeira.

Par de alianças de casamento em ouro 18k com acabamento escovado na vertical cravejado de zircônias

Para ver a diferença com imagens de cada acabamento, confira nosso artigo clicando aqui. Por exemplo, nesta imagem a aliança da esquerda tem acabamento fosco e a borda polida. (Reprodução/Altar Alianças)

Espero que você tenha aprendido como escolher sua aliança de casamento (ou namoro). Não esqueça de deixar seu comentário com dúvidas e sugestões para o que devemos abordar.

Me conta como seria sua aliança ideal! E lembre que na Altar Alianças, você encontra preços acessíveis, modelos incríveis e pode pedir a personalização se precisar.