O casamento é recheado de elementos significativos, signos clássicos do matrimônio, como o vestido de noiva, o buquê de flores e as alianças.

Mas quando incluímos nessa conta os personagens simbólicos essenciais para o casamento, vamos além dos noivos, alcançando os país do casal e os padrinhos e madrinhas.

Estamos esquecendo de alguém? Claro, as daminhas de honra.

Para a maioria das pessoas, provavelmente um dos momentos mais fofos do casamento é a entrada das daminhas de honra. Mas, qual é a função delas no casamento?

Quem pode exercer esse papel? Essas e outras dúvidas a Altar Alianças vai tirar ao longo deste artigo, vamos lá?

O que são as damas de honra?

dama de honra
Casamento.bis

Damas de honra são as pessoas, no caso crianças do sexo feminino, que levam as alianças ao altar durante a cerimônia de casamento.

Quem pode ser daminha de honra? Homem pode?

dama de honra
iStock

Na maioria das vezes, as damas de honra são crianças que tem algum tipo de vínculo com o casal.

Apesar disso, saiba que elas são sempre meninas. Ou seja, não é comum, nem faz parte da tradição homens.

Mas existem duas variações. A primeira Ou você pode optar pelo mais tradicional é fazer um casalzinho com a daminha e o pajem, simbolizando a pureza do casamento e também a família que se inicia com aquele casamento.

Em outros casos, nos casamentos mais modernos, algumas noiva revertem a tradição e optam por amigas já adultas para levar as alianças até o altar.

1 – Dama de honra adulta

As damas de honra adultas entram sozinhas na igreja. No casamento tradicional, elas entram depois dos casais de padrinhos e antes da noiva, assim como as daminhas.

Além disso, você pode escolher qualquer mulher para entrar, não necessariamente precisa ser jovem. Você pode chamar até mesmo sua mãe ou avó para levar as alianças até o altar.

O importante é que ela tenha um vínculo muito forte com você e que seja muito especial para completar esse momento que ficará na memória para sempre.

Clicar para conhecer os modelos da Altar Clicar para conhecer os modelos da Altar

2 – Dama de honra criança

Apesar da dama de honra tradicionalmente ser criança, existe um limite de idade para isso. Uma criança muito pequena pode ficar assustada com a situação, chorar, desistir de entrar ou dormir momentos antes de entrar na igreja.

Por isso, escolha uma menina acima dos 3 anos de idade. Além disso, que tenha uma personalidade despojada. Uma garota tímida pode se sentir acuada e não gostar da situação.

Para deixar esse momento mais leve, escolha mais de uma menina para entrar e marque encontros para ensaiarem a entrada e se conhecerem. Dessa maneira, no dia do casamento, elas estarão muito mais à vontade.

Madrinha ou dama de honra: qual a diferença?

dama de honra
Bem Sentir

Algumas pessoas tendem a confundir a dama de honra e as madrinhas em um casamento, quando se trata de uma cerimônia onde as damas de honra são mulheres adultas.

Existem algumas características que as diferenciam. A primeira delas é que as madrinhas entram acompanhadas, enquanto as damas de honra entram sozinhas.

Além disso, as damas de honra entram com um buquê de flores. Isso mesmo, não é apenas a noiva que entra com um buquê de flores, as damas de honra também.

Já as roupas das damas de honra são sempre idênticas, enquanto os vestidos das madrinhas tem variações dentro do estilo escolhido.

Existe numero máximo de daminhas de honra?

dama de honra
Buffet Tulipas

O número de damas de honra presentes do seu casamento depende da quantidade de convidados que o seu casamento irá ter.

A conta é simples: para cada 50 convidados, deve-se ter uma dama de honra.

Clicar para ser atendido pela Altar Clicar para ser atendido pela Altar

Um casamento pequeno, de 50 convidados, necessita apensas de uma daminha de honra. Em contraste, um casamento com 300 convidados, deve-se ter pelo menos 6 damas de honra.

A função da dama de honra é carregar as alianças, porém caso tenha mais de uma em seu casamento, você não precisa deixar as outras sem função ou sem carregar nada nas mãos.

Elas também podem entrar com buquês de flores ou uma cesta com pétalas, jogando-as pelo chão. Dessa maneira, o caminho da noiva ficará muito mais especial.

Como fazer os convites para elas?

daminhas de honra
ICasei

O convite para a dama de honra é mais próximo ao convite dos padrinhos e madrinhas, sendo um pouco mais luxuoso e específico.

Além disso, muitas vezes ele vem acompanhado de um presentinho, uma vez que é um convite especial.

Clicar para chamar especialista Clicar para chamar especialista

Esse convite, assim como os outros, pode ser encomendado por uma empresa especializada.

E o vestido das damas de honra?

dama de honra
Casamentos

Independente se elas são crianças ou adultas, os vestidos das damas de honra normalmente são iguais. Diferente das madrinhas tradicionais que escolhem o vestido, ou às vezes tem apenas uma cor a seguir.

Os vestidos das damas de honra seguem as seguintes regras:

  • Vestido branco somente para daminhas crianças. As damas adultas usam outra cor para não entrar em conflito com o vestido de noiva, que geralmente é branco. De acordo com a etiqueta, a noiva deve ser a única com essa cor para ser o destaque;
  • Todas devem concordar com o modelo e cor, afinal quem vai usar e a dona do casamento precisam estar de acordo e satisfeitas com o que vai ficar em evidência no casamento;
  • Tanto as crianças como as adultas devem provar os vestidos com antecedência e ir sempre na prova para os ajustes.

Ideias de músicas para a entrada das daminhas de honra!

Enfim, selecionamos várias músicas que podem ser tocadas na hora da entrada da dama de honra.

Quero falar com a Altar

Para facilitar, basta clicar na música que quiser da lista abaixo, que irá direto para o vídeo da mesma:

1 – Minueto – Bach

2 – All I have is to dream – Everly Brothers

3 – Beauty and the beast – Celine Dion

4 – Tan Tan – Léo Fressato

5 – Can you feel the love tonight – Elton John

6 – Runnin’ on sunshine – Jesus Jackson

7 – Hallelujah, I love her so – Ray Charles

8 – Bola de meia, bola de gude – Milton Nascimento

9 – The sound of music – Julie Andrews

10 – Só tinha de ser com você – Tom Jobim

Você gostou dessa matéria sobre as daminhas de honra? Então você também vai gostar dessa: Como saber se é o momento certo para casar?

Fontes: Buffet Tulipas, Emannuelle Junqueira e As Lembrancinhas de Casamento.

Deixe uma resposta