Este texto tem dicas que podem ajudar diferentes pessoas. Tanto quem acabou de entrar no mercado de trabalho, quanto quem já está a muito tempo, mas está tentando melhorar ou tentando uma promoção. Também quem é chefe ou quem está criando o próprio negócio e quer passar credibilidade para os clientes. Se você for uma dessas pessoas, confira estes 11 hábitos que te fazem parecer mais profissional.

Mulher de cabelo curto e óculos falando no telefone enquanto está de home office.

Lembrando que hábitos levam tempo, são coisas que você constrói dia após dia. (Reprodução/Pexels)

1- Organização

Primeiramente, ser organizada beneficia você mesma, visto que te dá mais tempo para fazer o que precisa, não acumula nada, consegue encontrar o que precisa facilmente. Assim, ser organizada inclui saber o que precisa estar fazendo naquele momento, saber o que priorizar e o que delegar, quais e-mails e mensagem precisa responder. Mas também, manter a mesa do escritório arrumada, com os documentos mais importantes em um local de fácil acesso.

Para facilitar, anote tudo que precisa fazer em um único lugar. Pois, segundo o curso on-line da PUC RS, chamado “Produtividade, Gestão do tempo e propósito”, quando você está querendo se planejar para ser mais produtiva, colocar as tarefas em locais diferentes, como uma parte no celular, outra na agenda, outro em um papel, te faz dispersar.

Em suma, quando observarem que você mantém sua mesa limpa e arrumada, que você não entrega nada fora do prazo, que sabe delegar quando não consegue fazer tudo, te verão como alguém que é profissional. Que você leva a sério o que está fazendo.

2- Pontualidade

Imprevistos sempre acontecem, mas nesse caso é sobre impontualidade constante. Ser pontual te faz parecer mais profissional, porque mostra que você está interessada e comprometida com o trabalho e que honra seus compromissos. Afinal, se vai se encontrar com um cliente, ele precisou parar o tempo dele para isso.

Mulher olhando para tela do computador. O braço dela está apoiado na mesa e ela usa um smartwatch,

Ser organizada, fazer o que precisa fazer no tempo certo te ajudará na questão da pontualidade. Já que você para de deixar tudo para última hora. (Reprodução/Pexels)

3 – Não ficar checando o celular

Quando você estiver conversando com um cliente ou com outras pessoas da empresa, não cheque seu celular constantemente. Se está participando de uma reunião guarde o celular, pois nesse momento ele não é sua prioridade. A prioridade é o que o outro tem a dizer.

4- Constante aprendizado

Em todas as áreas, sempre há novas tendências, novas maneiras de fazer algo. Quando você se mantém atualizada, te deixa mais criativa, já que está recebendo referências diferentes do usual. Desse modo, conseguirá dar mais sugestões, arranjar diferentes soluções e as pessoas perceberão o quão comprometida está.

Ademais, com o aprendizado poderá criar mais conteúdo de qualidade e resolver melhor os problemas dos seus clientes. Bem como, demonstrar saber do que está falando.

Para se manter atualizada, leia blogs, revistas e livros da sua área, siga páginas no Instagram, procure por podcasts e compareça a eventos e seminários do seu campo.

Mulher estudando. Ela está anotando algo no caderno enquanto tem uma mão no notebook.

Ler ou assistir sobre por pelo menos 5 minutos todos os dias, irá te ajudar a aprender coisas novas e se inteirar. (Reprodução/Pexels)

5- Comunicação

Seja com os colegas de trabalho ou com os clientes, você precisará conversar. E quando o fizer, lembre-se de manter o respeito e falar de forma clara. Use uma linguagem que todos entendam. Outro ponto, é comunicar de modo eficaz com todos, se precisa que façam algo ou que te ajudem em algo, seja consisa e não deixe as informações confusas.

6- Linguagem

Este tópico está diretamente relacionado com o anterior. Porque para se comunicar bem, é necessário melhorar sua linguagem. Não estou falando de falar de modo rebuscado. Mas, ao enviar e-mail ou criar conteúdo para as redes sociais, usar uma linguagem clara e corrigir os erros de português. Inclusive, há sites que fazem isso por você. Exemplo disso, o Language Tool.

Mulher falando em frente a um pequeno público dentro de uma biblioteca.

Falar bem passa a imagem de alguém profissional. (Reprodução/Pexels)

7- Praticar escuta ativa

Enquanto os dois hábitos anteriores se referiam a falar bem, este é sobre escutar bem. Quando estiver em uma conversa com alguém, preste muito atenção no que a pessoa está dizendo, até porque, saber comunicar não é só falar, mas ouvir.

Para fazer uma escuta ativa, faça perguntas para mostrar seu interesse e estimular mais o raciocínio do outro. Depois, se tem algum ponto que você não entendeu totalmente, pergunte sobre.

Além disso, quando você escuta com atenção e depois faz anotações, pode conseguir informações muito importantes do seu cliente. Para conquistá-lo mais, entregar algo de maior qualidade e que combina com ele e com o que ele quer. O que o faz sentir compreendido e farão vocês construirem um relacionamento mais duradouro. Ou seja, vai lembrar de você como alguém que se importa e que ele pode voltar para resolver os problemas.

8- Cumprir o que prometer

Quando se é profissional, as pessoas sabem que podem contar com você. Porém, para chegar nesse ponto, é essencial mostrar nas pequenas e grandes coisas que você cumpre o que promete. Seja enviar o e-mail com alguma informação que te pediram ou quando não puder ir a algum lugar avisar com antecedência.

Equipe de trabalho com as mãos no centro juntas.

Isso fará as pessoas confiarem em você. Pois, saberão que você cumpre suas responsabilidades e não as deixarão na mão. O que pode até melhorar o relacionamento da equipe. (Reprodução/Pexels)

9- Confiança

É necessário construir sua auto-confiança. Assim, você mostra que sabe o que está fazendo, que sabe no que é boa. Além de não ter medo de expressar suas opiniões, tomar a frente do que é preciso, como desafios e responsabilidades.

10- Feedback

Trata-se tanto de saber dar feedback, como saber receber ele. Seja você a chefe ou a empregada, esteja preparada para receber feedbacks negativos. Ouça os com atenção, pois, quando se sabe as falhas, sabe onde se pode melhorar. Pode não ser fácil receber críticas, mas elas são necessárias (críticas construtivas, no caso).

11- Vestimenta

Por último, o modo como você se veste afetará na primeira impressão das pessoas, posto que é a forma que você mostra sua identidade para o mundo. Em uma das máterias aqui do blog, chamada “Looks para trabalhar”, expliquei mais profundamente o motivo disso e dei dicas de roupas você pode usar para demonstrar seu profissionalismo. Alguns exemplos são: tecidos estruturados, modelagens retas, escolha das cores conscientemente, etc.

Três mulheres andando pelo corredor da empresa

Nunca é tarde para uma mudança de visual. O que não significa que você precisa mudar seu estilo. Mas sim, se adaptar. Por exemplo, se gosta de peças coloridas, é só aprender a combinar elas de modo mais harmônico. (Reprodução/Pexels)

Categorizado em: