As alianças são usadas para celebrar a união de casais no mundo estão cercadas de história e tradição. Mas, você sabe qual é o significado da aliança de casamento e por que ela é, geralmente, de ouro?

Uma vez que a aliança é um objeto circular, os antigos povos entendiam que a joia significava uma união infinita entre duas partes. De certa maneira, essa ideia permanece até hoje e, a peça se tornou um símbolo do elo material e espiritual entre duas pessoas.

Para que você compreenda melhor como as alianças de casamento chegaram até nós e porque elas são fabricadas em ouro, siga com a gente.

História e tradição da aliança de casamento

Pelo menos desde a Antiguidade os humanos já usavam as alianças como símbolo para união. Os egípcios, por exemplo, acreditavam que o círculo era a imortalidade do amor e símbolo da vida eterna. Afinal, não havia começo nem fim.

Depois, quando os gregos de Alexandre, O Grande, dominaram o Egito, essa ideia se manteve. Em suma, os gregos perpetuaram as crenças dos povos mais antigos e, ainda, introduziram o uso de alianças para simbolizar a união entre casais.

Quando os romanos chegaram, mantiveram a mesma ideia e o significado da aliança de casamento ganhou força.

Muitas das ideias sobre o uso das alianças e sua simbologia atual no Ocidente são destes tempos antigos.

Só para ilustrar, todos esses povos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda havia uma veia que ia direto para o coração.

Por isso, a tradição fala que as alianças de casamento são usadas no dedo anelar da mão esquerda.

Por fim, com os católicos, a aliança se tornou um símbolo de fidelidade e posse do marido sobre a esposa. No entanto, nos últimos tempos essa ideia está se atualizando, como vamos mostrar agora:

Qual o significado da aliança de casamento?

Os diferentes povos e culturas do nosso mundo moderno conservam seu próprio significado para as alianças de casamento.

Hoje em dia as alianças representam a mútua posse entre os casados. Além disso, é o símbolo de compromisso que os dois assumem.

Independente disso, em síntese, as alianças são o símbolo de uma relação que deve ser pautada em:

● Amor

● Cumplicidade

● Fidelidade

● Amizade

● Respeito

● Confiança

● União

Ou seja, é o elo espiritual que duas pessoas assumem e também o elo material ou lembrança física desse compromisso.

Por isso, quando escolher as alianças de seu casamento, sempre opte por modelos com os quais o casal se identifica.

Dessa forma, para não errar na escolha, minha sugestão é sempre procurar por modelos personalizados, especiais e que sejam atemporais.

O que diz a Bíblia sobre o significado da aliança de casamento?

Sem dúvida, muitas histórias que conhecemos na Bíblia têm como plano de fundo a união e aliança. Em síntese, a aliança representa um pacto que Deus faz com os homens.

Por exemplo: a aliança entre Deus e Noé para dar fim ao dilúvio; entre Deus e Abraão com a promessa do filho tão sonhado; entre Deus e Moisés para que os judeus saíssem da escravidão.

Além desses, há muitos exemplos de como Deus se uniu aos homem e formou pactos ao longo de sua história.

Nesse sentido, o casamento se tornou a sacralização da união entre duas pessoas e a aliança é entendida como o símbolo dessa união.

Sempre lembrando que, para o catolicismo, a aliança entre duas pessoas significa amar, honrar, respeitar e cuidar.

Mesmo que você não acredite nas palavras da religião, hoje em dia é difícil separar o casamento dessas palavras que se perpetuam.

Por que usamos alianças de ouro?

Antigamente, quando a maioria dos casamentos era fruto de um pacto entre famílias, a troca de alianças significava que o contrato estava selado.

Além disso, em geral, era a família da noiva que arcava com a despesa das joias pois elas também simbolizavam o dote da moça.

Felizmente, a maioria das ideias dessa época já não são mais praticadas e, hoje em dia, casamos com quem desejamos e porque queremos.

Por conta disso, o ouro tem sido o metal mais usado para a confecção de alianças. Afinal, é um material durável, que não desgasta nem desbota com o tempo.

E, portanto, o material ideal para simbolizar a união e resiliência de uma data tão especial quanto o casamento.

Foto em preto e branco da mão de um casal usando alianças

Assim sendo, mesmo que o significado da aliança de casamento tenha mudado um pouco ao longo do tempo, nada melhor do que contar com peças exclusivas para este momento tão especial.

Por isso, minha sugestão é que você conheça as alianças da Altar. Temos um catálogo completo e variado de alianças, mas também personalizamos os detalhes que você quiser.

Por fim, se quer conhecer mais da história do universo do casamento, fique ligado em nosso blog. Sugerimos o post: Buquê de Noiva – Tipos e Ideias.