Devido a pandemia da Covid-19, em que é essencial evitar aglomerações, o número do trabalho remoto, ou seja, em casa, cresceu bastante. Segundo a empresa de consultoria BTA, o “home office se tornou o padrão para ao menos 43% das empresas brasileiras”. Além disso, também houveram muitas demissões, fazendo com que muitas pessoas trabalhassem com internet.

Outro ponto, é que esse modelo de trabalho não irá se encerrar assim que a pandemia acabar. Como se diz, não voltaremos ao que éramos antes, mas sim, a um “novo normal”. Portanto, há uma estimativa de que o home office cresça 30% no Brasil pós-pandemia.

Sendo assim, quem está vivenciando esse cenário, precisou se adaptar a trabalhar em casa. Por isso, o tema de hoje é como ser mais produtiva em home office. Ao mesmo tempo, como não trabalhar em excesso. Criando então, um equilíbrio.

Mesa com caderno, caneta, tablet, plantinhas
Alguns estão vivendo essa realidade há um tempo, outros começaram agora. De qualquer forma, sempre existem uma forma de melhorar. (Reprodução/Pexels)

Dicas para o home office:

Equipamentos Adequados

Algo a ser pensado é nas diferenças entre trabalhar em um escritório e trabalhar em casa. Pois, o usual é que a casa não esteja bem equipada para situações envolvendo trabalho. Então, aos poucos, de acordo com que você possa financeiramente, vá comprando coisas que facilitem seu trabalho e o deixe mais confortável também. Como, uma cadeira ergométrica, para evitar dores ao ficar sentada várias horas seguidas.  Se você trabalha pelo celular, tudo bem. Porém, um notebook ou computador pode ser mais útil ao longo prazo. Bem como, uma internet melhor.

Ilustração explicando a postura correta para se sentar em frente ao computador.
Além de equipamentos para trabalhar, lembre de prestar atenção na postura, para não causa dores, nem desconforto. (Reprodução/Segurança do Trabalho)

Organize o local

Primeiramente, decida o local em que vai trabalhar em casa. Quando pensamos em um lar, pensamos em conforto, no entanto, nessa situação não é uma boa ideia trabalhar da cama ou do sofá. Pois, fica difícil distinguir qual a hora do lazer e qual é a do trabalho. O ideal é “imitar” um cotidiano de uma empresa. Assim, sempre mantenha sua mesa de trabalho organizada, com o que você usa em fácil acesso, seja os arquivos, lápis, caneta, post-it, entre outros.

Em relação ao lugar em si para trabalhar, algumas pessoas tem espaço para fazer um escritório em casa, se esse for o seu caso, faço o melhor proveito dele. Caso não seja, veja as opções (quarto, sala, cozinha, etc,) e qual dessas é possível colocar a mesa, com o computador/notebook. Quando descobrir, pense na iluminação, para não forçar as vistas. O melhor é que fique perto de uma janela, para ter mais luz natural. Se não for possível, pode ser através das lâmpadas (e abajur/luminária). Preferia as com luzes brancas, pois elas te deixam em um estado de alerta, diferentes das amarelas, que são as mais comuns nas casa e foram feitas para deixar o ambiente mais confortável.

Planeje uma rotina

Antes de começar a trabalhar, planeje o que pretende fazer durante o dia. Seja em uma agenda, no celular ou no computador. Coloque quais as metas e o que precisa terminar. Mas também, coloque quantas horas vai trabalhar no dia, quando vai fazer pausas e quanto tempo elas vão durar.

No começo pode ser estranho se regrar dentro de casa. Contudo, com o tempo, isso cria uma rotina e você consegue ser mais produtiva, focar mais e não precisar ficar até de madrugada terminando algo.

Planner aberto com várias canetas perto.
Cada pessoa tem um modo de organização diferente. Tente alguns até encontrar o que funciona para você. (Reprodução/Pexels)

Intervalos

Dentro do planejamento, os intervalos têm que estar determinados, visto que são essenciais. Afinal, depois de um longo tempo trabalhando, ficamos cansadas e perdemos um pouco do foco. Além de não ser muito saudável ficar sem pausas, tanto mentalmente, quanto fisiologicamente. Então, quando chegar o seu intervalo, saia de onde está, faça um alongamento, coma e tenha seu momento de lazer, seja mexendo no celular, conversando com a família, vendo um pouquinho de TV…

Sobre quanto tempo tem que durar essa pausa, decida a mesma quantidade para todos os dias (ainda seguindo a ideia de rotina). O tempo que funciona para um, não funciona para outro. Entretanto, se quer um padrão conhecido existe a técnica Pomodoro, que serve para estudo e trabalho. Basicamente, são 25 minutos trabalhando e 5 descansando. Após duas horas, tire de 15 à 30 minutos de descanso.

Faça acordos com os outros moradores

Se você mora sozinha, isso não é um problema. Mas, se mora com mais pessoas, converse com cada um sobre como você vai precisar de ficar sozinha durante o trabalho, bem como silêncio. Sei que na prática é muito mais complicado, principalmente com crianças em casa.

Mulheres conversando, estão sentadas em um sofá.
Inclusive, se você mora com seu parceiro, tem uma matéria sobre como manter o relacionamento saudável no home office, acredito que pode te ajudar mais. Para ler, clique aqui. (Reprodução/Pexels)

Tente evitar distrações

Em casa, é muito mais fácil se distrair. Afinal, tem sua cama, sua televisão, seu celular, etc. Por isso, é necessário encontrar modos de evitá-los. Por exemplo, os celulares atuais tem uma forma de silenciar determinados aplicativos, exemplo disso, no meu celular está como “Modo sem distrações”, não chega nenhuma notificação de WhatsApp, Instagram, etc., quando ele está ligado. Caso você use o celular para o serviço e não possa deixar nesse modo, pois precisa conversar com clientes, uma opção é durante o tempo em que estiver trabalhando deixar os grupos e as amizades da sua vida pessoal silenciadas. Outra alternativa, é ter um número só para o trabalho.

Mais do que isso, há barulhos externos, como conversas e construção, que faz perder o foco. Nesse caso, pode colocar fones de ouvido e ouvir músicas que acalmem (como clássicas, sons da natureza, etc).

Descanse

Por último, descanse. Parece irônico em que um artigo sobre produtividade esteja te aconselhando a parar. Só que, você não vai conseguir ser produtiva se estiver exausta, não vai conseguir se concentrar o suficiente. Bem como, não é bom para sua saúde. Portanto, durma bem.

Nessa parte, não estou falando sobre os intervalos, mas para além deles. O momento quando o trabalho acaba.  Em que você vai se divertir, sair, caminhar, clarear a mente. Além de se conectar com seus amigos, sua família (se precavendo da covid).

Cuide também da sua saúde, comendo nas horas certas e bebendo muita água. Para estar com energia.

Mulher dormindo.
Ser produtivo é importante, mas descansar e focar em si mesma também é. (Reprodução/Pexels)

O texto termina aqui, mas as ideias não precisam acabar. Me conta nos comentários se você tem alguma dica para ajudar no home office!

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