O casamento civil é a celebração que torna a união entre duas pessoas oficiais perante a lei. A cerimônia pode ocorrer no Cartório de Registro Civil – como na maioria das vezes – ou em qualquer outro lugar desejado pelos noivos, desde que seja combinado com o responsável com antecedência.

O casamento civil é feito por um juiz de paz na data e horário previamente agendados. Após a oficialização da união, é emitida a certidão de casamento, documento que vai comprovar a união legal do casal.

Apesar de muito burocrático, o processo é simples e de fácil entendimento.

Ainda assim, pode ser que você precise de ajuda com algumas ideias para o casamento civil, não é mesmo? Pensando nisso, esse artigo vai te ajudar a pensar nas roupas, convidados e comemoração após o casamento civil. Vamos lá?

Confira algumas ideias para casamento civil

Ideias de como se vestir no casamento civil

A primeira dúvida, de muitas pessoas, é como se vestir em um casamento civil. Apesar de um evento oficial, ele não conta com uma lista estrita de regras de vestimenta. Apesar disso, cabe o bom senso na hora de se vestir para uma cerimônia tão tradicional. Quer conferir algumas ideias?

1 – Como a noiva deve se vestir no casamento civil

Como a cerimônia de casamento civil não é na igreja, e também é muito mais oficial e reservada, a vestimenta da noiva é muito mais contida.

Apesar disso, a roupa da noiva precisa ser a cara dela, deixando-a a vontade para aquele momento.

Manter a tradição da cor branca é interessante para o casamento civil. Apesar disso, a noiva pode escolher a cor que quiser para essa ocasião.

A noiva também pode optar pelo vestido, mas não o véu longo e nem um vestido de noiva tradicional.

Se a noiva optar pelo vestido mais contido da cor branca, vale ter o buquê.

2 – Como o noivo deve se vestir no casamento civil

O casamento civil é um evento formal, exigindo do noivo roupas leves, discretas e tradicionais. Ele também precisa fugir de trajes exagerados e chamativos na cerimônia.

Deve-se usar camisa social lisa. Apesar de ser permitido cores sóbrias, como os modelos em azul-marinho, preto ou cinza, a melhor escolha para a camisa social é o branco.

O terno entra na composição para trazer elegância. Se o casamento for pela manhã, use  tonalidades claras, como o bege ou cinza. Já à tarde, os tons escuros devem ser priorizados.

Na hora de escolher a gravata, fuja dos modelos muito estampados ou com tonalidades chamativas. Opte por versões texturizadas e trabalhadas na mesma tonalidade.

Por fim, sapato social bem lustrado e calça social sóbria irão terminar de compor a roupa do noivo.

[selos]

Ideias de quem e como chamar para o casamento civil

Certamente, os noivos querem o máximo de pessoas possíveis no casamento civil. Mas nem sempre isso é possível devido as limitações, sejam de espaço ou financeiras. Por isso é necessário montar uma lista de convidados.

3 – Quem os noivos devem convidar

Os noivos devem convidar a família imediata, como mães, pais, irmãos, irmãs e filhos de outros casamentos. Eles também devem convidar os amigos mais íntimos e de longa data.

4 – Os noivos não precisam convidar todos

A família estendida (avós, tios, primos, sobrinhos) pode ser convidada se você quiser, mas não existe obrigação.

Você não precisa convidar todos os seus colegas de trabalho. Caso for chamar, dê preferência aos mais próximos, que fazem parte de seus círculos de convívio profissional e informal.

Também não é necessário chamar colegas da faculdade, escola, curso. Para saber se convidar ou não uma pessoa desse convívio, use a regra de proximidade.

Os amigos dos seus pais e os vizinhos também não precisam entrar na lista de convidados se eles não tem nenhuma proximidade com vocês.

5 – Os noivos não precisam convidar

Nenhum dos “Ex”, com exceções, precisam ser convidados, como: ex-namorado(a), ex-noivo(a), ex-marido(mulher), a não ser que não haja realmente nenhuma objeção do(a) atual. Ex-colegas de trabalho, faculdade e escola também não entram na lista.

Não convidem profissionais que apenas prestam serviços para vocês e pessoas que vocês conhecem, mas que não convivem cotidianamente e que não deverão estar presentes na sua vida de casados.

Também não chame amigos virtuais, que vocês só tem contato via redes sociais como Twitter Facebook, Twitter, Linked-in, etc.

Por fim, não convide ninguém por obrigação. Apesar de o casamento ser considerado uma convenção social ou religiosa, o momento é do casal, faz parte da história de vocês.

Ideias do que fazer depois do casamento civil

Finalmente você casou, e agora é só comemorar. Mas para a comemoração do casamento civil, pede-se minimalismo. Ou seja, uma festa intima, com no máximo 20 convidados. Sobretudo, quantos menos convidados, maior será a qualidade do seu evento.

A comemoração do casamento civil pode ser feita em casa, mas o momento pede algo mais especial. Temos três ideias para você.

6 – Restaurante

A festa no restaurante pode ser por adesão ou por conta dos noivos.

Talvez você não saiba, mas a festa por adesão é quando cada convidado arca com suas próprias despesas no restaurante. Muitos locais possuem um valor fixo por pessoa para casamentos por adesão, portanto, avise o valor assim que fizer o convite para a comemoração.

7 – Salão

Se você optar pelo salão, escolha um que já vem quase pronto, necessitando de pouca decoração.

Salões de condomínio são boas opções para realizar esse tipo de comemoração, mas é preciso caprichar nos detalhes.

8 – Viagem

A viagem pode ser a dois, como a maioria dos casais prefere ou com a família e os padrinhos. Viajar, seja a dois ou com a família, exige planejamento. Não deixe para última hora!

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Guia Definitivo sobre Daminhas de Honra

Fontes: Central de Certidões, Salve a Noiva, Zero Hora, Guia de Casamento e Aceito Sim.

Categorizado em: