Paz, tranquilidade, diversão e romance. Essas são algumas palavras que vem a mente ao pensar em uma praia. Por isso,  é um lugar tão escolhido para realizar casamentos. Para os casais de espirito livre essa é uma aposta certa.  Além disso, combina com uma cerimônia mais tradicional, bem como uma minimalista ou rústica. Seja como for, venha ver se este é o tipo de casamento ideal para você. Além de ter uma inspiração com exemplos de decoração, cardápios e outros, caso decida fazer seu casamento na praia.

Noivos casando na praia, atrás tem vários convidados sentados.

Pode ser em alguma praia do Brasil ou no exterior. (Reprodução/Unsplash)

O que precisa para ter um casamento na praia?

Primeiramente, para decidir a data consulte a previsão do tempo do local e escolha uma época em que não esteja chovendo. Depois, o horário em que a cerimônia vai ocorrer, o que aconselho que seja próximo do pôr do sol, para não ter necessidade dos convidados usarem óculos de sol ou se queimarem.

Em seguida, é necessário pensar na burocracia para se casar na praia. Afinal, é um espaço público, mas não é permitido fazer eventos sem autorização. Portanto, é preciso ver na prefeitura da cidade em que será o casamento, o que tem que ser feito, se tem alguma taxa ou algo do tipo. Normalmente, eles querem saber exatamente qual lugar da praia que será, quando será, a quantidade de pessoas (não só convidados, mas os fotógrafos, garçons, etc) e quantas horas irá durar. É bom começar esse processo cedo, de 6 meses a 1 ano antes, porque você não sabe quanto tempo levará para conseguir a autorização.

Ademais, mesmo com o local reservado, as pessoas ainda poderão circular na praia. Só não podem andar nos limites do evento em si. Dessa forma, é importante contratar seguranças e assessoria, para não ocorrer nenhum problema.

Mais do que isso, confira a infraestrutura para o casamento ocorrer. Por exemplo, se será coberto ou não, se tem como montar equipamentos de som, tanto para a festa quanto para falar os votos, caso o vento e as ondas estejam barulhentas. Como também, se tem acessibilidade para convidados com algum tipo de deficiência ou dificuldade de mobilidade (se tem algum parente que anda de andador, muleta ou cadeira de rodas, ele/a conseguirá chegar lá?).

Por fim, uma dica é contratar um planejador de casamentos que cuidará disso tudo para você

Orla da praia com tenda aberta branca e coração no chão feito de folhas.

Parece muito trabalhoso, mas, com tudo ajustado, seu casamento será inesquecível. (Reprodução/Pexels)

Lembre-se dos seus convidados

Casar na praia é uma experiência incrível. Contudo, é preciso pensar na conveniência dos convidados. Ou seja, se todos vão poder comparecer e se ficará confortável para eles.

Primeiro, em relação ao lugar. Será em uma praia da sua cidade ou estado? Se não quiser ou não tiver, é dentro do Brasil? Ou é em outro país? Dependendo da distância, nem todos poderão ir. Assim, ao fazer sua lista de convidados, ligue ou mande mensagem confirmando quem poderá ou não ir. Até porque, os que vão, precisarão comprar as passagens e reservar hotéis, então precisam saber com antecedência.

Segundo, sobre o dress code. Deixe especificado no convite que o casamento será na praia e portanto é melhor usar roupas leves e não ir de salto. Inclusive, uma ideia bem legal, é deixar na recepção da festa um espaço para deixarem os sapatos. Bem como, pode entregar repelentes, se perceber que o local tem mosquitos.

Pense no que vai vestir

Outro ponto a se pensar é a sua vestimenta. Pois, há vários fatores que podem atrapalhar em um local aberto assim, como a areia, o vento e o calor. Detalhes que no momento você não vai querer ficar preocupada. Desse modo, na hora de escolher o vestido de noiva,  prefira um que não seja tão longo, para não ficar se arrastando na areia, nem tão pesado por causa do calor.

Bem como, é preferível que você não use um véu, visto que se estiver com vento, irá ficar te atrapalhando. Caso goste muito de véu, procure pelos pequenos. Ademais, não tem como andar de salto fino na areia. Por isso, se você gostar muito de saltos, encontre um que seja grosso, estilo plataforma. Mas se não for uma exigência sua, pode ser sandálias rasteirinhas, sapatilhas ou até mesmo descalço, como na foto abaixo que ela está usando só um acessório para ficar bonito.

Decoração para o casamento

Geralmente, em um casamento na praia não é preciso tanta preocupação com a decoração. Dado que o lugar em si já é uma vista e tanto por si só. Porém, sempre tem como dar uma complementada. Para combinar com o local, use palmeiras, flores, pérolas, conchas, enfeites em formato de estrela do mar, etc.

Além disso, a decoração tem que estar preparada para o vento. Exemplo disso, nas cadeiras, pode colocar enfeites presos nelas ou se for colocar capa, ela tem que ficar bem amarrada.

Cardápio para o casamento

Há a opção de comemorar em um restaurante. Entretanto, se quiser servir os pratos no mesmo local da cerimônia ou outro lugar aberto, leve em consideração que o clima provavelmente estará quente e o cardápio precisa acompanhar essa proposta. Dessa maneira, precisam ser receitas que não derretam fácil. Por exemplo, a torta do casamento. Assim, pergunte para o confeiteiro que for fazer a sua qual massa e cobertura duram mais no calor.

Algumas ideias de comida, seriam peixes, frutos do mar (lembrando que têm quem é alérgico e quem não come) e saladas. Para a sobremesa, pudim, manjar e frutas. De bebida, água, sucos, batidas, caipirinha e água de coco.

Espero que tenha trazido a inspiração que você precisava para fazer um casamento na praia. Me conta nos comentários o que achou e lembre-se que aqui na Altar tem várias opções de alianças para você e seu parceiro.