Se você estava pensando em como fazer um casamento mais intimista, que dê para conversar com todos os convidados igualmente, que tal dar uma olhada no mini wedding? É o tipo de cerimônia de casamento que o número de convidados vai de 10 a 100. Sendo eles, os familiares e amigos próximos. Desse modo, evita aglomerações neste tempo de pandemia e ainda economiza muito.

Casal posando para foto de casamento na praia.

Conheça mais sobre esse modelo de casamento e como fazer um. (Reprodução/Pexels)

Vantagens de fazer um Mini Wedding

Como dito anteriormente, com um Mini Casamento você pode ter maior contato com todos os convidados. Pode conversar com cada um, fazer jogos com eles, etc. O que tornará esse momento mais especial ainda para vocês.

Além disso, tem a vantagem de economizar bastante. Visto que, com menos convidados, pode contratar um local menor, gastar menos com buffet, funcionários, fotógrafos e fornecedores em geral. E então, usar o dinheiro para a lua de mel ou investir na casa nova.

Outro ponto, é que dependendo de como imaginam a festa, tem a opção de vocês dois mesmos ajudarem na organização dela. Por exemplo, fazendo convites personalizados e escolhendo os detalhes para enfeitar o local. Afinal, quanto mais envolvidos estiverem, mais vão se lembrar de como foi e será uma linda recordação.

Mulher montando um buquê, amarrando uma fita rosa em volta dele para juntar.

Vocês terão maior contato na produção do casamento e com os convidados no dia e é isso que torna essa celebração mais intimista, (Reprodução/Pexels)

Como organizar um Mini Wedding

Primeiramente, faça a lista de convidados. No mini wedding são de 10 a 100 convidados. Apesar que também existe o micro wedding, que segue a mesma ideia, só que o número de convidados costuma ser de 10 a 40.  Para fazer a lista, pense nos amigos, familiares e parentes dos dois. Selecionando os que são mais próximos e tem mais convivência até chegar ao número ideal.

Em seguida, faça um pré-convite/save the date, para confirmar quantos vão comparecer. Com o número em mente, procure um local de festa, que pode ser pequeno ou não. Além de que, se não quiser uma festa, pode reservar um restaurante para todos irem depois dos votos.

Então, faça os convites realmente, com o local e data, e deixe claro que não pode levar acompanhantes, a não ser os que já estejam inclusos na lista. Ademais, lembre de especificar o dress code. Visto que o mini wedding é mais aconchegante, pode optar por um esporte fino. Mas, caso queira fazer de modo mais tradicional, pode ser um passeio completo. Para entender mais sobre essas nomenclaturas, leia nosso post sobre dress code clicando aqui.

Noivos se beijando abraçados. Ela está de vestido de casamento, véu, tiara de flores e flores na mão. Enquanto ele veste terno preto.

O mais legal do mini wedding é o toque pessoal que ele tem. (Reprodução/Pexels)

Ideias de decoração para o seu

O Convite:

Você pode optar por mandar fazer, como o usual, e mandar fotos de inspiração para a empresa do que você espera. Ou, fazer você e seu noivo, junto com ajuda de algumas pessoas próximas. Pois, como são poucos convidados, tem como fazer eles personalizados, com mensagens diferentes, por exemplo.

As lembrancinhas:

A mesma ideia segue nas lembrancinhas. Ou se contrata alguém que as faça padronizadas ou pode você mesmo fazer elas personalizadas. Como exemplo, vamos pensar em algumas tias que gostam de plantinhas e outras que não gostam. Para as que gostam, você se inspira na foto abaixo, com suculentas, que podem inclusive enfeitar as mesas do casamento. Já as que não gostam, algumas possibilidades de lembrancinhas são: temperos, taças, enfeites para mesa, abridor de garrafa, etc. Assim, você pode pensar individualmente nos gostos.

O espaço:

A decoração em si do espaço vai depender muito do tema que vocês dois decidirem. Se é tradicional, minimalista, rústico, temático, etc. Contudo, é bom observar que se for um local pequeno, é mais elegante com menos elementos. O que não significa que não ficará agradável e lindo.

O que achou desse modelo de casamento pequeno? Me conta nos comentários! E se está planejando o casamento, vai querer adquirir sua aliança aqui na Altar, porque tem para todos os gostos.