O casamento passou por várias ressignificações e mudanças através dos séculos. Por isso, ele carrega diversas simbologias que são interessantes de se desvendar. Uma delas, é o vestido de noiva ser branco. Algo que se tornou muito natural na nossa sociedade. Contudo, não é porque algo é tradição que é uma regra. Afinal, esse não é o sonho de todo mundo. Se não for o seu, lembre-se que o dia do seu casamento precisa ser totalmente a sua cara e te deixar confortável. Razão pela qual vou te mostrar outras 5 cores para vestido de noiva, de modo que você possa se inspirar.

Noivos juntos em frente a um rio. Ela está de vestido rosa e buquê na mão, ele está de terno preto.
Usar um vestido colorido ou com um tom levemente diferente não te faz menos noiva ou feminina. Já é muito comum as noivas buscarem outras cores. (Reprodução/Pexels)

Por que as noivas casam de branco?

Antigamente, o casamento era como uma aliança comercial entre as famílias. O pai da noiva pagava um dote e ela passava a ser “propriedade” do novo marido. Para demonstrar que realmente tinham dinheiro e que essa parceria seria uma vantagem, as noivas precisavam parecer luxuosas. Assim, os vestidos eram cheios de detalhes e a cor deles não importava realmente.

Foi só durante a Idade Média que esse conceito começou a mudar, não é de se estranhar que a maioria dos contos de fadas aconteçam nessa época. Isso por causa da Rainha Vitória, que se casou por amor. Em seu casamento, ela escolheu usar branco e seus súditos adotaram o costume de forma a homenageá-la.

Depois, começaram a ver a cor branca como símbolo de pureza e inocência da noiva, ideia que não se mantém nos dias da atuais. Se quiser ver mais detalhes dessa história e de outros prováveis lugares em que essa tradição surgiu, leia uma matéria do nosso blog explicando, clicando aqui.

Noivos correndo juntos e rindo. Ela está segurando os vestidos nas mãos e ele segura o paletó.
Atualmente, o motivo que as noivas usam branco é o costume em si e também por ser uma cor fácil de combinar com os acessórios e decoração. (Reprodução/Pexels)

5 cores de vestido de casamento para se inspirar

Agora, a parte que realmente importa: quais cores você pode usar no seu casamento? A resposta é qualquer uma, pois é seu dia e esses costumes que existiam faziam sentido em outras épocas, hoje existe liberdade para escolher a que mais combina com você. Mas, umas inspirações sempre caem bem, então se liga nas cores abaixo.

1- Lilás

Em primeiro lugar, temos a cor lilás, que remete a espiritualidade, personalidade, mistério e transformação. Dependendo do modelo do vestido, ficará mais delicado ou mais impactante. Seja como for, ficará graciosa e deixará todos encantados.

2- Pale Pink

Em seguida, um rosa pálido, para quem quer apostar num visual muito romântico. Pode ser completamente rosa como na foto da capa desse post. Como também, pode misturar com detalhes brancos e fazer um degradê, como na imagem abaixo.

3- Champanhe

Se você não quer usar branco, mas ainda quer uma cor discreta, existem algumas alternativas. Por exemplo, o off-white, o nude, o cinza e o champanhe. Quis trazer este destaque para a cor champanhe, visto que parece muito refinada e combina com todas noivas.

4- Azul Empoeirado

Se você acompanha o blog, viu sobre a cor azul empoeirado no artigo de paleta de cores para o casamento. Isso porque é um tom muito bonito, mas incomum de se ver nas festas. Ele é muito suave e marcante ao mesmo tempo. Para procurar mais inspirações dele, seu nome em inglês é “dusty blue”.

5- Verde menta

Por último, o verde menta, que é diferente do que estamos acostumadas a ver. No entanto, isso não significa que seja ele seja menos incrível ou apropriado para ocasião. Ademais, parecerá que você saiu de uma conto de fadas, posto que essa é cor do vestido da Tiana de “A Princesa e o Sapo”.

Independente da época ou das tendências, o que realmente importa é que você se sinta feliz e linda no seu grande dia. Espero que essas 5 ideias de cores para vestido de noiva tenha te ajudado. Não esquece de me contar nos comentários o que você achou. Bem como, se usaria alguma delas ou se tem outra cor em mente.

Deixe uma resposta