A troca de anéis como um símbolo tradicional de casamento remonta aos tempos antigos. Como uma prática moderna, ela levanta muitas questões sobre anéis de noivado versus de casamento. Qual é a diferença entre eles? Se você quiser usar os dois, eles precisam ser do mesmo estilo e usados ​​juntos?

Foto de mulher segurando vestido com a mão. Ela está usando dois anéis: um de casamento e outro de noivado.

A troca de anéis é tradição que remonta aos tempos antigos. (Reprodução/Pexels)

Qual é a diferença?

Um anel de noivado é mais frequentemente dado em proposta de casamento ou logo depois que um casal decidiu se comprometer. Normalmente, essa peça apresenta uma pedra dominante, mas essa não é uma regra universal, ok?

Do outro lado da questão, uma aliança de casamento, geralmente, é trocada na cerimônia como o símbolo oficial da união de um casal, e costuma haver uma diferença significativa de preço entre as peças de noivado e as de casamento.

Como você deve usar seus anéis de noivado e de casamento?

Tradicionalmente, e na maioria das culturas, o anel de noivado e a aliança de casamento são usados ​​juntos no mesmo dedo, o anelar. É o quarto dedo da sua mão esquerda, bem ao lado do seu mindinho. A aliança de casamento é colocada primeiro para que fique mais perto do seu coração, com a aliança de noivado colocada em seguida.

Acredita-se que a troca de anéis como símbolos de amor tenha se originado no Egito. Eles acreditavam que a veia do quarto dedo corria diretamente para o coração, fortalecendo a promessa de amor e compromisso. Os romanos adotaram essa tradição, espalhando a prática por toda a Europa, tornando-se assim a base da tradição brasileira.

Foto de casal trocando alianças.

A aliança de casamento, tradicionalmente é colocada durante a cerimônia. (Reprodução/Pexels)

Como a maioria das pessoas prefere usar esses dois anéis juntos, algumas marcas estão criando ”combos” que ornam entre si para facilitar o processo de escolha. Isso garante que os anéis se encaixem perfeitamente no dedo, um ao lado do outro, sem esfregar desnecessariamente ou mesmo arranhar o metal por conta das pedras.

O que deve entrar na escolha de um anel de compromisso?

Quando se trata de tempo, você deve se preocupar com uma boa margem de tempo para que as alianças de casamento sejam produzidas, sobretudo se as peças forem personalizadas ou exclusivas. Dessa forma, quaisquer problemas que surjam podem ser corrigidos sem que fique estressada por conta de todos os outros detalhes da cerimônia que ainda faltam para organizar.

Assim, mais e mais casais estão escolhendo e até mesmo projetando anéis de noivado juntos; um cenário que normalmente era reservado apenas para alianças de casamento. Portanto, escolher alianças de casamento pode ser sua segunda experiência na escolha de anéis juntos, o que exigirá algumas considerações diferentes.

Os casais têm muitas opções quando se trata de alianças de casamento. Alguns optam por combinar suas alianças (umas com as outras), independentemente do estilo do anel de noivado. Outros casais, por sua vez, podem preferir que seus gostos individuais sejam representados na peça. Honrar a preferência pessoal é muito importante aqui, e você tem muitas opções de metal, pedras e elementos de design para tornar algo verdadeiramente único e pessoal – ainda mais se resolver criar as suas alianças pelo personalizador da Altar, né?

Foto de casal trocando as alianças durante cerimônia de casamento

Escolher o anel de noivado pensando nas alianças de casamento é uma boa estratégia para garantir que tudo fique em harmonia. (Reprodução/Pexels)

Seja qual for a sua escolha, não há respostas certas ou erradas quando se trata de escolher, projetar e usar anéis de noivado e de casamento. O céu é o limite quando se trata de ideias e opções, e trabalhar com um joalheiro e artesão habilidoso ajudará a garantir que você está fazendo um ótimo investimento. Acima de tudo, porém, certifique-se de escolher um anel ou uma combinação de anéis que representem um símbolo de amor e de sua união, algo que terá significado por toda a vida.