Segundo a Bíblia, livro sagrado do cristianismo, aliança é um acordo entre pessoas. Diferente do que costumamos acreditar, o uso de um símbolo físico, como é o caso dos anéis, não surgiu aqui.

Mas calma, vamos explicar tudo direitinho sobre o que a Bíblia diz sobre a aliança de casamento!

Casal de alianças cruzando os dedos em forma de juramento.
Casal de alianças cruzando os dedos em forma de juramento.

Se você leu o nosso último post, já sabe que a ideia de infinidade, fidelidade e união foi agregado aos anéis pelos egípcios, por volta de 2.800 a.C, de acordo com arquivos históricos encontrados.

A partir deles, a tradição começou. Pois, como o anel é um círculo sem fim, representaria a união eterna.

Isso quer dizer que essa tradição não surgiu a partir do cristianismo e, tampouco, da bíblia. No entanto, encontramos inúmeras passagens acerca de aliança.

Assim, o uso do anel de casamento pode carregar um significado mais especial ainda para quem é da religião.

10 Versículos que a Bíblia diz Sobre a Aliança de Casamento

A seguir, seguem 10 Versículos sobre alianças de casamento:

Gênesis – Capítulo 9: A primeira menção à palavra.

E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele: eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.
Gênesis 9:8-9

A primeira vez que aparece a palavra aliança, se refere a um acordo de preservar a vida na Terra.

Então, formando uma aliança entre Deus e todos os seres vivos.  Para firmar isso, é utilizado um sinal, nesse caso, foi o arco-íris.

É interessante ver como desde aqui já vem a ideia de que aliança é um compromisso que se estende pela eternidade.

Bíblia aberta e ao lado uma xícara, está em frente a um lago  - o que diz a bíblia sobre a aliança de casamento?
A Bíblia, como a fundação da fé, orienta o casamento, definindo-o como uma união sagrada consolidada pelo amor, respeito e compromisso mútuo.

Êxodo – Capítulo 34

“Faço com você uma aliança”, disse o Senhor. “Diante de todo o seu povo farei maravilhas jamais realizadas na presença de nenhum outro povo do mundo. O povo no meio do qual você habita verá a obra maravilhosa que eu, o Senhor, farei.
Êxodo 34:10

Este versículo se refere a um pacto de Deus e os Israelitas. Segundo o site Versículos Comentados, “Deus promete expulsar os habitantes de Canaã de sua parte; os israelitas, por sua vez, deveriam fazer o que é ordenado no 12º e seguintes versículos.”

Desse modo, a palavra aliança aqui representa um combinado em que as duas partes precisam seguir.

Várias pessoas com a bíblia aberta
As escrituras bíblicas destacam a importância do casamento como uma aliança divina, onde dois tornam-se uma só carne, refletindo a unidade e a complementaridade projetada por Deus.

Hebreus – Capítulo 9

Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
Hebreus 9:15

Novamente, a palavra aliança aparece no sentido de tratado, um acordo entre duas partes. Dessa vez, aparece no Novo Testamento.

A referência à ‘nova aliança’ destaca a importância da renovação e da promessa eterna.

Cristo é apresentado como o mediador dessa aliança, simbolizando a ligação especial entre o divino e o humano.

Sua morte, representada como um resgate pelas transgressões, destaca a preciosidade e o sacrifício envolvidos na busca por uma conexão mais profunda e duradoura.

Casal segurando juntos uma bíblia
A Bíblia ressalta que o casamento é uma instituição divinamente ordenada, projetada para refletir o relacionamento entre Cristo e Sua igreja, fundamentando-o na fé, amor e fidelidade.

Coríntios – Capítulo 3

Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
2 Coríntios 3:6

No caso, a Antiga Aliança, seria a formada com Moisés. Já aqui, uma Nova Aliança é feita, seria a estabelecida no Novo Testamento com Jesus, de não apenas ler as escrituras, mas realmente buscar a conexão com o Espírito.

Casal lendo bíblia que está aberta
A Bíblia destaca a importância da liderança amorosa do marido e do respeito da esposa, criando um equilíbrio que reflete a ordem divina estabelecida para o casamento.

1 Samuel – Capítulo 20

Assim Jônatas fez uma aliança com a família de Davi, dizendo: “Que o Senhor chame os inimigos de Davi para prestar contas”. E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento de amizade, pois era seu amigo leal.
1 Samuel 20:16-17

Nessas passagens acima encontramos algo em comum… você sabe dizer o que é? Bem, em nenhuma delas há a menção de um anel.

Em todos esses casos, a aliança diz respeito à um compromisso fundado, não ao uso de um acessório.

É claro que, após a incorporação da tradição egípcia, a aliança passou ter um significado completar, mas à princípio não foi assim.

Homem e mulher sentados lendo a bíblia
O casamento, à luz da Bíblia, é visto como uma jornada espiritual conjunta, onde o crescimento mútuo na fé e o apoio espiritual fortalecem a relação matrimonial.

Continuando a lista de versículos que reforçam o quão poderosa e verdadeira é essa aliança entre o casal.

Gênesis – Capítulo 2

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24

A partir daqui veremos a visão da bíblia sobre o casamento. Então, nesse trecho mostra que ao se casar a pessoa passa a pertencer a uma nova família.

Este trecho ressalta a importância da união matrimonial, indicando que, ao se casar, o homem deixa para trás sua ligação parental para se unir à sua esposa.

A expressão ‘e serão ambos uma carne’ simboliza a unidade e a intimidade profunda que o casamento proporciona.

Esse conceito transcende a mera união física, refletindo a ideia de uma parceria indivisível, onde duas pessoas se tornam uma só entidade.

Mulher sentada no chão lendo a bíblia
Os votos matrimoniais, inspirados pela Bíblia, tornam-se compromissos solenes, onde a fidelidade, a compaixão e a comunhão espiritual são enraizadas nos princípios divinos.

1 Coríntios – Capítulo 7

“A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.” 1 Coríntios 7:4

De acordo com o site Apologeta, essa parte mostra que: “A unidade do corpo em que o casamento coloca marido e mulher explica isso. Um complementa o outro. Nenhum sem o outro realiza o ideal perfeito do ser humano.”

Bíblia aberta com alianças em cima
A Bíblia é a fonte de inspiração e orientação para os casais, oferecendo princípios que transcendem as circunstâncias, tornando o casamento um reflexo da aliança eterna com Deus.

Mateus – Capítulo 19

”De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus juntou não separe o homem.” Mateus 19:6

Aqui vemos a ideia de um amor eterno. Isto é, após os votos de casamento perante a igreja (e principalmente a Deus) o casal se torna um e não pode ser separado novamente.

Se pensarmos bem, isso volta a ideia da aliança, um compromisso que precisa ser cumprido dos dois lados.

Homem lendo a bíblia e passando a folha
A Bíblia diz sobre a aliança de casamento que é mais do que um contrato humano; é um pacto divinamente ordenado, selado pelo amor, respeito e fidelidade mútua.

Efésios – Capítulo 5

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. ” Efésios 5:25

Parte de um casamento saudável e próspero é amar integralmente e respeitando o outro.

Nesse versículo da bíblia é dito que deveria amar sua mulher como Cristo amou a igreja, ou seja, profundamente.

Pessoa lendo a bíblia em cima da mesa
A aliança de casamento, conforme a Bíblia, é um testemunho do compromisso inabalável, onde a fidelidade é uma expressão do amor que Deus nos ensina.

Provérbios – Capítulo 31

“O coração do seu marido está nela confiado. ” Provérbios 31:11

Por fim, é notável a semelhança entre esses últimos versículos que se referem a importância do casamento. E em como é algo sagrado.

Mulher ganhando beijo no rosto. - o que a bíblia diz sobre a aliança de casamento?

Qual o significado bíblico de aliança?

Em síntese, a palavra aliança na bíblia se refere ao pacto entre Deus e os homens. Ou seja, a união, o compromisso, os acordos feitos.

Desse modo, podemos ver a semelhança com o anel de casamento, visto que também é um acordo entre duas partes.

Noivos de mãos dadas, ela está usando o anel de noivado
A Bíblia diz que a aliança de casamento é fundamentada na Palavra de Deus, sendo um contrato sagrado que exige amor, perdão e comprometimento diário.

Conclusão

Hoje, dentro da ótica cristã, sabe-se que o uso da aliança (compromisso + objeto) é também uma união com Deus. Além dessas, há várias outras passagens que remetem à essa interpretação.

De qualquer forma, e independente da religião, a aliança, como o próprio nome sugere, é um aliar-se. Nesse caso, aliar-se à outra pessoa.

Portanto, é imensamente importante. Pois, o uso de alianças faz parte da história, cultura e, atualmente, da religião.

É uma peça material, no entanto, representa o comprometimento entre duas que fizeram votos de amar e respeitar-se.

Com isso em mente, saiba que ao adquirir suas alianças procure por lojas de qualidade, por ser um acessório tão valioso que vai te acompanhar muitos anos.

Nesse sentido, conheça a Altar Alianças, que estamos ansiosos por te atender! Nos chame no WhatsApp ou direct do Instagram.