Segundo a Bíblia, livro sagrado do cristianismo, aliança é um acordo entre pessoas. Diferente do que costumamos acreditar, o uso de um símbolo físico, como é o caso dos anéis, não surgiu aqui.

Mas calma, vamos explicar tudo direitinho sobre o que a Bíblia diz sobre a aliança de casamento!

Casal de alianças cruzando os dedos em forma de juramento.
Casal de alianças cruzando os dedos em forma de juramento.

Se você leu o nosso último post, já sabe que a ideia de infinidade, fidelidade e união foi agregado aos anéis pelos egípcios, por volta de 2.800 a.C, de acordo com arquivos históricos encontrados.

A partir deles, a tradição começou. Pois, como o anel é um círculo sem fim, representaria a união eterna.

Isso quer dizer que essa tradição não surgiu a partir do cristianismo e, tampouco, da bíblia. No entanto, encontramos inúmeras passagens acerca de aliança.

Assim, o uso do anel de casamento pode carregar um significado mais especial ainda para quem é da religião.

Clicar para conhecer os modelos da Altar Clicar para conhecer os modelos da Altar

A seguir, seguem 10 Versículos sobre alianças de casamento:

Gênesis – Capítulo 9: A primeira menção à palavra.

E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele: eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.
Gênesis 9:8-9

A primeira vez que aparece a palavra aliança, se refere a um acordo de preservar a vida na Terra. Então, formando uma aliança entre Deus e todos os seres vivos.  Para firmar isso, é utilizado um sinal, nesse caso, foi o arco-íris. É interessante ver como desde aqui já vem a ideia de que aliança é um compromisso que se estende pela eternidade.

Êxodo – Capítulo 34

“Faço com você uma aliança”, disse o Senhor. “Diante de todo o seu povo farei maravilhas jamais realizadas na presença de nenhum outro povo do mundo. O povo no meio do qual você habita verá a obra maravilhosa que eu, o Senhor, farei.
Êxodo 34:10

Este versículo se refere a um pacto de Deus e os Israelitas. Segundo o site Versículos Comentados, “Deus promete expulsar os habitantes de Canaã de sua parte; os israelitas, por sua vez, deveriam fazer o que é ordenado no 12º e seguintes versículos.” Desse modo, a palavra aliança aqui representa um combinado em que as duas partes precisam seguir.

Hebreus – Capítulo 9

Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
Hebreus 9:15

Novamente, a palavra aliança aparece no sentido de tratado, um acordo entre duas partes. Dessa vez, aparece no Novo Testamento.

Coríntios – Capítulo 3

Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
2 Coríntios 3:6

No caso, a Antiga Aliança, seria a formada com Moisés. Já aqui, uma Nova Aliança é feita, seria a estabelecida no Novo Testamento com Jesus, de não apenas ler as escrituras, mas realmente buscar a conexão com o Espírito.

1 Samuel – Capítulo 20

Assim Jônatas fez uma aliança com a família de Davi, dizendo: “Que o Senhor chame os inimigos de Davi para prestar contas”. E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento de amizade, pois era seu amigo leal.
1 Samuel 20:16-17

Nessas passagens acima encontramos algo em comum… você sabe dizer o que é? Bem, em nenhuma delas há a menção de um anel. Em todos esses casos, a aliança diz respeito à um compromisso fundado, não ao uso de um acessório. É claro que, após a incorporação da tradição egípcia, a aliança passou ter um significado completar, mas à princípio não foi assim.

homem e mulher sentados lendo a bíblia

Continuando a lista de versículos que reforçam o quão poderosa e verdadeira é essa aliança entre o casal.

Gênesis – Capítulo 2

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24

A partir daqui veremos a visão da bíblia sobre o casamento. Então, nesse trecho mostra que ao se casar a pessoa passa a pertencer a uma nova família.

1 Coríntios – Capítulo 7

“A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.” 1 Coríntios 7:4

De acordo com o site Apologeta, essa parte mostra que: “A unidade do corpo em que o casamento coloca marido e mulher explica isso. Um complementa o outro. Nenhum sem o outro realiza o ideal perfeito do ser humano.”

Mateus – Capítulo 19

”De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus juntou não separe o homem.” Mateus 19:6

Aqui vemos a ideia de um amor eterno. Isto é, após os votos de casamento perante a igreja (e principalmente a Deus) o casal se torna um e não pode ser separado novamente. Se pensarmos bem, isso volta a ideia da aliança, um compromisso que precisa ser cumprido dos dois lados.

Efésios – Capítulo 5

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. ” Efésios 5:25

Parte de um casamento saudável e próspero é amar integralmente e respeitando o outro. Nesse versículo da bíblia é dito que deveria amar sua mulher como Cristo amou a igreja, ou seja, profundamente.

Provérbios – Capítulo 31

“O coração do seu marido está nela confiado. ” Provérbios 31:11

Por fim, é notável a semelhança entre esses últimos versículos que se referem a importância do casamento. E em como é algo sagrado.

Mulher ganhando beijo no rosto.

Qual o significado bíblico de aliança?

Em síntese, a palavra aliança na bíblia se refere ao pacto entre Deus e os homens. Ou seja, a união, o compromisso, os acordos feitos. Desse modo, podemos ver a semelhança com o anel de casamento, visto que também é um acordo entre duas partes.

Conclusão

Hoje, dentro da ótica cristã, sabe-se que o uso da aliança (compromisso + objeto) é também uma união com Deus. Além dessas, há várias outras passagens que remetem à essa interpretação.

De qualquer forma, e independente da religião, a aliança, como o próprio nome sugere, é um aliar-se. Nesse caso, aliar-se à outra pessoa.

Portanto, é imensamente importante. Pois, o uso de alianças faz parte da história, cultura e, atualmente, da religião.

É uma peça material, no entanto representa o comprometimento entre duas que fizeram votos de amar e respeitar-se.

Com isso em mente, saiba que ao adquirir suas alianças procure por lojas de qualidade, por ser um acessório tão valioso que vai te acompanhar muitos anos.

Nesse sentido, conheça a Altar Alianças, que estamos ansiosos por te atender! Nos chame no WhatsApp ou direct do Instagram.

Clicar para chamar especialista Clicar para chamar especialista
Quero escolher minha aliança

Comentários (1)

Deixe uma resposta