Ao falar sobre casamento, existem muitos termos para aprender em relação a cerimônia, a festa, aos noivos, etc. Entre eles, o aparador de alianças, que é comum em países europeus, mas ainda não tem sua fama por aqui. Portanto, confira no texto abaixo para que ele serve ou quando usar ele, para decidir se quer ou precisa de um.

Mulher mostrando suas alianças
Para saber mais curiosidades sobre alianças, leia outros posts do nosso blog. (Reprodução/Pexels)

O que é?

O aparador é um anel usado junto a sua aliança (de namoro, noivado ou casamento). Seu objetivo inicial era segurar (aparar) a aliança de cair do dedo, quando estivesse larga. Porém, com o passar do tempo acabou se tornando uma questão estética também.

Primeiro, pensando na função de firmar a joia no seu dedo. Pode ser porque você perdeu peso ou porque a aliança que está usando é de família e não encaixa perfeitamente, então se coloca o aparador depois de colocar a aliança, para segurá-la e protegê-la de cair. Desse modo, o aparador precisa ser um pouco mais apertado.

Segundo, sobre a beleza do aparador ser um grande complemento para ressaltar aliança. Porque há casais que compram já junto com a aliança ou como presente de bodas de casamento, para “renovar” as alianças sem realmente trocá-las, isto é, apenas acrescentando mais uma.

Além disso, existem outras maneiras de usar. Por exemplo, usar dois aparadores (uma antes e um depois da aliança). Em relação a sua aparência, depende do seu gosto pessoal. No entanto, se quer uma dica básica, é tentar equilibrar com sua aliança original. Ou seja, se sua aliança tem detalhes e pedras, procure por um aparador mais simples e liso. Mas, se sua aliança é lisa, procure por aparadores que chamem mais atenção, como na imagem abaixo, em que a aliança é do meio e os aparadores são os dois outros anéis complementando com brilho.

Quais tipos de aparador existem?

Meia aliança

Se você busca um aparador delicado, deveria considerar a meia aliança. Ela é fina e tem metade do anel cravejado de pedras (seja diamantes ou zircônias). Sendo que você pode usar apenas um, dois ou vários, dependendo do quanto quer ousar.

Anel solitário

A aliança solitária já é comum em noivados, contudo você pode escolher ela como aparador da sua aliança, ficando visualmente incrível. Ela é caracterizada por ter uma pedra central e portanto traz atenção para si, sendo necessário um equilíbrio com a aliança.

Onde adquirir?

Entre as várias opções de site e lojas físicas que você pode adquirir um aparador de alianças, te recomendo encomendar na Altar Alianças. Pode ser pelo Whatsapp ou Instagram.

Afinal, nosso principal foco é a personalização de alianças, assim, estamos acostumados a criar peças únicas.

E presentar um aparador como bodas de casamento ou junto com aliança no pedido, precisa ser uma experiência única.

Espero que o artigo tenha te ajudado a entender melhor o que é um aparador de alianças. Me conta nos comentários o que achou e se tem alguma dúvida. Até breve.