A cerimônia de casamento é vista como um evento formal. Por isso, quando somos convidadas para ir em um, pensamos muito bem nas roupas, no cabelo e na maquiagem. Contudo, se ao preparar seu casamento, você quer dar um toque de diversão e descontração, que tal optar por um tema tropical? Se você não sabe o que é um casamento tropical e nem como fazer a decoração dele, continue lendo este artigo, que vou te contar tudo.

Mesa de comida do casamento. De fundo tem várias árvores. Na mesa tem muitas frutas e a torta do casamento.

Existem diversos formatos possíveis para se elaborar um casamento tropical. (Reprodução/Pinterest)

O que é um casamento tropical?

Antes de mais nada, o clima tropical pertence a países que têm parte do território localizado entre os trópicos de capricórnio e câncer. Como o Brasil, a Venezuela, a Bolívia, o Porto Rico, etc. O qual é caracterizado por temperaturas altas o ano inteiro e uma grande biodiversidade. Desse modo, um casamento tropical é inspirado pelas culturas desses países. Para nós é mais fácil, pois fazemos parte dela.

Em síntese, é representado por cores vibrantes, como o vermelho, o rosa e o laranja, que criam um ambiente alegre. Bem como, a presença de elementos da natureza, exemplo disso, são as folhas, as flores, os frutos e os móveis de madeira e bambu. Assim, em sua maioria a cerimônia é feita ao ar livre. Porém, isso não é uma regra, podendo ser feita em ambientes fechados também.

Além disso, outros elementos que podem ajudar a criar um clima tropical é escolher um dress code mais despojado dos seus convidados e elaborar uma playlist com músicas bem animadas, cheia de hits do reggaeton, funk, samba e forró.

Como decorar um casamento tropical

Na cerimônia

1- Altar

Se você pretende fazer o casamento dentro de uma igreja ou de um salão, precisará trazer os elementos tropicais para dentro. Um modo de fazer isso, é decorar o altar com flores coloridas. Mas, se for fazer em um local aberto, seja uma praia, uma fazenda ou um campo, a natureza fará a maior parte por ti. No caso, você complementa a decoração, como fizeram na foto abaixo, usando um arco de madeira enfeitado, o que deixou o altar simples e encantador.

2- Corredor

Em seguida, tem o corredor, local em que os noivos e o resto do cortejo passam para chegar até o altar. Em geral, as opções são: deixar esse espaço completamente livre ou colocar um tapete ou, já que o tema permite, colocar folhas de árvore no chão.

3- Assentos

Como foi dito no post sobre casamento na praia, quando se prepara um casamento ao ar livre, a decoração tem que estar preparada para o vento. Dessa maneira, se for colocar enfeites e capas nas cadeiras, o ideal é que estejam bem presas. Enquanto isso, se for em um local fechado não precisará se preocupar com essa questão. Entretanto, ficará mais elegante com detalhes menores, já que estará em um lugar mais apertado.

Na hora da refeição

4- Mesa do bolo

Particulamente, minha parte preferida da festa: os doces. Aqui é uma oportunidade para investir no coloridos, defina uma paleta e abuse dela. Tanto nos docinhos, quanto na torta.

5- Mesa principal

Para mesa principal, será necessário montar um cardápio que tenha a cara do verão. Ou seja, com comidas leves, com frutos do mar e com opções frias como saladas. Mais do que isso, certifique-se de ter bebidas refrescantes, como caipirinha, batida de frutas, refrigerante e pink lemonade.

6- Mesas dos convidados

Nas mesas dos convidados você consiguirá mostrar elementos tropicais. Pelos arranjos, cores (da paleta do casamento), guardapanos e panos de mesa, que podem ter figuras de palmeiras e flores.

Como fica o traje da noiva?

Outro ponto, é que ao escolher o traje da noiva para combinar com a temática, o recomendável é que o vestido seja de tecido leve. Ademais, se estiver em uma praia ou um campo aberto que vente muito, prefira não usar véu, ou usar um mais curto. Por fim, um buquê que fica bastante harmônico com a ocasião é o chamado “desconstruído”, igual o da foto abaixo, que é formado por uma mistura de flores e folhagens.

Por hoje, fico por aqui. Então, me conta nos comentários o que achou e se pretende fazer um casamento tropical. E caso esteja procurando pelas alianças mais lindas, dê uma conferida no catalógo da Altar.