A cerimônia de casamento tem que ser feita de acordo com os seus sonhos, não com as expectativas dos outros. Então, se você busca por algo diferente, precisa conhecer sobre os casamentos temáticos. Basicamente, como o nome sugere, é quando a cerimônia e a festa seguem um tema em específico. O qual é mostrado na decoração, no traje dos noivos e dos convidados. Anteriormente, havia explicado como fazer um casamento inspirado em contos de fada, mas hoje, será sobre como fazer um casamento vintage e o que o compõe.

Fusca azul claro como transporte dos noivos no casamento. Há um grande buquê no banco de trás.

Todos os elementos irão compor um casamento temático. Como exemplo, nesse caso do vintage, a entrada e saída dos noivos em carros antigos é um deles. (Reprodução/Pexels)

O que é um casamento vintage (ou retrô)?

O casamento vintage  busca inspiração nos anos de 1920 a 1970. Cada década tem caractéristicas  distintas, apesar que você pode escolher misturar elementos de décadas diferentes, é melhor que você enfatize mais uma.

Por exemplo, se você for se basear nos anos 20, que é um dos mais populares dentre os casamentos retrôs, utilizara elementos glamurosos. Visto que foi uma época de ascenção econômica nos Estados Unidos. Então, na hora de se vestir, a noiva usa pérolas, penas e headbands, enquanto o noivo veste suspensório e gravata borboleta.

Enquanto, se optar pelos anos 50, que também é famoso, sua decoração será completamente diferente, muito mais focada no rock, pois foi a época que o Elvis Presley estava em alta. Esse é o momento dos vestidos de bolinhas que ficam na altura do tornozelo.

Foto de uma câmera fotográfica vintage de madeira. Na parede de fundo tem flores de lavanda e plantas.

Ao escolher a década é necessário pesquisar bem sobre ela. (Reprodução/Cumbria)

Como organizar um?

Os exemplos dados aqui serão em sua maioria focados na década de 20 e 30. Posto que, futuramente farei um artigo exclusivo de casamento rock n’ roll, cos anos 1950. Desse modo, fique ligada nas postagens.

Paleta de cores

Existem várias cores possíveis que você pode usar em um casamento vintage. Exemplo disso são: cores pastéis, como azul e rosa pastel; dourado e branco; preto e branco; preto, verde esmeralda e branco, entre outros.

Convite

Ao elaborar convite, escolha atributos que identifiquem que seu casamento será diferenciado, ou seja, temático. Como a fonte, que pode imitar a datilografia (feita por máquinas de escrever) ou algo que pareça manuscrito. Ademais, lembre-se de colocar no convite que é preciso seguir o dress code e ir à carater.

Elementos antigos

Se você escolher esse tema porque é apaixonada por outras épocas, capaz que tem algum objeto antigo em casa. Bem como, pode perguntar se alguém da família tem e até mesmo procurar em brechós. Posto que, ficarão ótimos para usar na decoração. Seja relógios, molduras, espelhos, abajures, caixas, máquina de escrever, livros, etc.

Cadeiras dos convidados

Seguindo a lógica do tópico anterior, dê um olhada em brechós, mas também em lojas que vendam mobília retrô/vintage. Aproveitando a utlização desses dois termos para explicar, vintage é algo realmente antigo sendo reutilizado, já o retrô é inspirado na época, mas feito nos dias atuais.

Músicas

Para compor a playlist do casamento, nada melhor do que as músicas da década em questão. Lembre-se de misturar músicas nacionais e internacionais. E para complementar, fica interessante colocar um player que seja da época de enfeite. Se o casamento representar a década de 20 ou 30, coloca um gramofone, se for dos anos 40 para frente, uma vitrola com disco de vinil.

Qual o traje da noiva?

Sobre que vestido usar, vai depender de qual década você está baseando o seu casamento. Pois, cada uma tem características específicas. Mas, em geral, rendas e pérolas são apostas certeiras. Ademais, o penteado e a maquiagem também tem que combinar, na foto abaixo você pode observar a presença de batom vermelho e coque baixo.

Para você se inspirar, assista o filme O Grande Gatsby, que se passa na década de 20, nele você verá vários figurinos icônicos e também elementos característicos para colocar na decoração.

Em relação a qual véu combina mais com a ocasião, tem o voillete. Ele era usado bastante pelas mulheres entre 1910 e 1940. Além disso, ele tem o formato de uma rede e é sempre curto (acima do queixo). Outra opção, é usar um chápeu que tenha essa pegada retrô. Contudo, se você não dispensar um véu longo para o casamento, conheça o juliet caps, do início do século XX, no nosso artigo sobre tipos de véu de noiva.

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor sobre os casamentos vintage e a ver se é o ideal ou não para seu casamento. Qualquer dúvida ou opinião deixe nos comentários para podermos conversar! Até breve.