Depois de escolher seu vestido de noiva, chega o momento de decidir se vai usar um véu ou não, para complementar o visual. Por isso, eu havia feito um artigo  te explicando quais tipos de véu existem. Contudo, um tipo que eu não comentei, por ser levemente diferente, é a mantilha. Se você quer descobrir o que é uma mantilha, sua história e como usar, continue a leitura deste texto.

Noiva olhando para cima, ela usa uma mantilha e vestido de noiva com alças rendadas.

É necessário conhecer alternativas diferentes para ver qual se encaixa melhor com sua personalidade e com seu casamento. (Reprodução/Pinterest)

A origem da mantilha

Primeiramente, entenda o conceito de mantilha. Ela é uma manta que cobre o topo da cabeça e desce em cascata cobrindo a lateral do rosto e os ombros. Normalmente, feita de renda, mas às vezes você pode encontrá-la de seda.

Sua origem tem raízes no catolicismo, particularmente na Espanha. Mas também, aparece na cultura italiana e na cutura latina de forma geral. Porém, qualquer pessoa de qualquer cultura e religião pode usar a mantilha. A razão pela qual se iniciou com as mulheres católicas, é porque lembra a que Maria de Nazaré é representada usando. Desse modo, elas usavam para ir à missa.

Tradicionalmente, os véus (ou mantilhas) pretos eram usados pelas mulheres casadas ou viúvas. Já, os véus brancos eram usados por garotas jovens ou solteiras. Em relação a como as mantilhas passaram a ser usadas em casamentos, é porque muitas Igrejas Católicas exigiam que as noivas cobrissem seus ombros, então elas poderiam optar por um vestido de manga longa ou usar a mantilha.

Noiva loira usando véu longo segurando-o.

Sua história é antiga, mas continua conquistando o coração das noivas nos dias atuais. (Reprodução/Pinterest)

Qual a diferença para o véu?

Tanto o véu quanto a mantilha são usados há muitos séculos. Seja para casamentos ou outras finalidades. A grande diferença consiste no véu ser feito de um tecido fino e leve, como o tule. Usualmente, liso, com poucos detalhes o adornando. Enquanto isso, a mantilha é o oposto. Ela é uma manta pesada, por ser feita de renda e bordada artesanalmente.

Assim como o véu, ela pode ser de vários tamanhos. Desde aqueles imensos que se arrastam pelo chão, conhecidos como catedral, bem como, um mediano, como o capela ou o ponta de dedo e até mesmo na altura do ombro.

Noiva segurando flor perto do nariz

Resumindo, o que diferencia as duas é o tecido. (Reprodução/Pexels)

Como usar uma mantilha?

A mantilha costuma ser presa no topo da cabeça para não ficar escorregando ou pesar demais na hora de usar. Mais especificamente, a altura certa é três dedos para baixo do meio da cabeça. Ela pode ser presa com uma presilha que seja da cor do seu cabelo, caso você queira algo discreto. Como também, pode prendê-la com uma grinalda, ou seja, enfeites de cabelo. Os mais comuns nesse caso são tiaras ou coroas.

Só lembre-se de testar antes, quando estiver ainda se arrumando,  se mexendo para ver se ela vai se soltar ou sair do lugar. Pois, assim você terá tempo para arrumar e prender mais forte. E poderá se sentar, levantar e andar tranquila sabendo que não irá cair.

– Penteado

Sobre qual penteado escolher, a mantilha consegue ser bem versátil. A qual fica muito bem com o cabelo solto em ondas, criando um efeito dramático. Além disso, tem a opção de usar com um coque baixo, dessa forma, a mantilha passa suavemente pelo rosto. Contudo, é melhor tomar cuidado com coques altos, visto que eles criam um volume em cima e isso não valorizará nem o coque, nem a mantilha. Portanto, converse com seu cabeleireiro antes e mostre qual véu pretende usar no casamento para ele ter condições de te oferecer opções de penteados mais adequados.

– Vestido

Por fim, como a mantilha é toda bordada, é preciso prestar um pouco de atenção ao escolher o vestido de casamento. Por exemplo, se o vestido também for rendado, os dois precisam ter o mesmo padrão de renda para não destoar.

Noiva olhando para o buquê em suas mãos. Ela usa mantilha e tiara branca.

As mantilhas tem esse ar romântico e é possível usá-las com diferentes penteados. (Reprodução/Pinterest)

Agora que você sabe o que é uma mantilha e como se usa ela, me conta nos comentários se você prefere ela ou um véu comum. Não se esqueça de conferir as alianças da Altar para tornar o dia do seu casamento mais especial ainda.