Para quem ainda desconhece, os votos de casamento é aquele momento em que um se declara para o outro durante a cerimônia. Muitas vezes, no entanto, temos dificuldade de por em palavras tudo aquilo que sentimos por quem está ao nosso lado. Por isso, o artigo de hoje é sobre o que escrever nos votos de casamento.

Foto colorida de por do sol na praia, com casal dançando na areia.
Alguns trechos de obras literárias podem servir de inspiração na hora de se declarar para a pessoa amada.

Felizmente, somos afortunados por contar com um imenso reportório da literatura, a qual costuma a ter como um dos temas prediletos o amor e os sentimentos dos apaixonados. Hoje, a Altar fez um compilado com algumas dessas declarações.

Nesse artigo, você verá fragmentos nos quais a personagem não está, necessariamente, pedindo alguém em casamento. No entanto, num contexto isolado, poderá usá-los como inspiração para escrever seus votos de casamento, assim como declarações para preceder o “aceita se casar comigo?”.

1. Te admiro e te amo

Se quer pegar de surpresa a sua noiva, citar a escritora inglesa Jane Austen, sem dúvida, vai derreter o coração dela. O trecho de Orgulho e Preconceito foi retirado do momento em que a protagonista do romance é pedida em casamento.

”Em vão venho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e a ama ardentemente.”

Foto colorida de noivos segurando buquê de flores. A imagem foca nas mãos e no buquê.
Os votos de casamento são promessas e declarações que os noivos trocam, geralmente, durante a cerimônia.

2. Uma canção, um sussurro, um sonho

Outro livro que nos trouxe suspiros e que chegou ao cinema como Diário de Uma Paixão, de Nicholas Sparks, traz consigo uma frase impactante e perfeita para o momento.

”Quando conseguiu vencer o nó que tinha em sua garganta, ele sussurrou: – Você é a resposta de todas as minhas orações. Você é uma canção, um sonho, um sussurro e não sei como consegui viver sem você durante tanto tempo. (…) Sempre te amei e sempre vou te amar.”

3. Louco por você

Extraído de uma carta escrita por Honore de Balzac, encontramos esta declaração que expressa, com doçura, um coração repleto de amor.

”Estou louco por você tanto quanto se pode ser louco: eu não sou capaz de juntar duas ideias sem que você esteja no meio delas. Eu não posso mais pensar em nada além de você. Ao invés de mim, minha imaginação me leva a você. Eu te aperto, te beijo, te acaricio mil das carícias mais amorosas (…).”

4. Assemelha-se a rochas

Se a sua cara metade é o seu complemento perfeito, se são unidos e estão juntos em muitos sentidos, este trecho de O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, é para vocês.

”O meu amor por Heathcliff é como os rochedos que nos sustentam: podem não ser um deleite para os olhos, mas são imprescindíveis (…). Ele está sempre, sempre em meu pensamento. Não por prazer, mas como parte de mim mesma.”

Foto colorida de casal em frente à torre eiffel, em paris. O noivo está debruçando a mulher sobre seus braços es e beijando seu pescoço. Ambos estão vestindo trajes de noivos.
Se declarar diante de quem amamos é uma excelente maneira de demonstrar o que sentimos.

5. Esforço e dedicação

Outro trecho emocionante de Nicholas Sparks em Diário de Uma Paixão, é o que vamos te mostrar a seguir. O escritor afirma que para tudo deve haver esforço e dedicação, mesmo quando o assunto é relacionamento.

”E daí que não será fácil. Vai ser muito difícil e teremos que trabalhar nisso todos os dias. Mas eu quero fazer isso… porque eu quero você. Eu quero você para sempre.”

6. Sempre sua, sempre minha, sempre nosso

É fato que a sua cara metade vai adorar ler ou ouvir esta declaração de Vinicius de Moraes da sua boca.

”(…) a tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida. E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto, e em minha voz a tua voz.”

Seja para pedir em casamento, saber o que escrever nos votos de casamento ou para oferecer suspiros à sua alma gêmea, esperamos ter de dado uma boa fonte de inspiração!